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3 indicadores de desempenho essenciais para seu time de vendas

3 indicadores de desempenho essenciais para seu time de vendas

Tempo de Leitura: 2 minutos

Aquilo que não pode ser medido também não pode ser controlado. Essa máxima, embora aparentemente simples, resguarda uma postura altamente focada em resultados. E você deve aplicá-la no seu time de vendas.

Gestores que apostam em indicadores de desempenho, monitorando a performance de seus processos e de sua equipe, têm mais segurança para tomar decisões estratégias e desenvolver o negócio. Quer entender isso melhor? Então, não deixe de ler este post!

Veremos, aqui, um pouco mais sobre a importância de contar com bons indicadores de desempenho, além de explicarmos alguns dos mais relevantes deles para o time de vendas:

  • Ciclo de vendas.
  • CAC.
  • Ticket médio.

Preparado? Então, boa leitura!

Por que é importante medir os indicadores de desempenho?

Os resultados da empresa dependem diretamente da sinergia de seus processos. Ou seja, para que ela possa crescer e se sustentar em um mercado altamente competitivo, é imprescindível que suas rotinas funcionem a contento, assegurando a saúde da organização.

Pois essa é justamente a função dos indicadores de desempenho. Ao monitorar, via dados, a performance da equipe na execução das atividades, o gestor ganha mais segurança e agilidade para avaliar cenários e tomar decisões.

Não seria equivocado dizer, portanto, que a qualidade e a efetividade das métricas de desempenho estão diretamente associadas à velocidade com que a empresa consegue se desenvolver. Afinal, as informações operacionais são a base que sustentará todo o desenvolvimento posterior.

Quais são os principais indicadores de desempenho para a equipe de vendas?

Ao time comercial, as métricas de performance são essenciais para garantir a eficiência e a lucratividade das negociações. Por isso, é essencial que os gestores se dediquem a construir e monitorar indicadores que respaldem sua atividade. Vejamos, então, os principais deles:

1. Ciclo de vendas

O ciclo de vendas diz respeito ao tempo dispendido em todo processo de negociação — da captação do contato à efetivação do negócio. Trata-se, de forma geral, de uma métrica empregada para ponderar, em média, o grau de maturação de cada abordagem.

Se o ciclo de vendas é de 3 meses, por exemplo, é preciso organizar o departamento (e suas prospecções) para que não haja lacunas de faturamento, garantindo a saúde financeira da empresa.

2. CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

O CAC é um indicador cada vez mais relevante para a equipe Comercial. Essa métrica avalia o investimento necessário para converter um cliente, abrangendo todas as ações efetivadas no processo de negociação.

O CAC envolve, por exemplo, o orçamento de marketing, o custo de visitas in loco e as margens de negociação (tais como descontos). Assim, ao dispor desse indicador o líder tem mais segurança para traçar planos estratégicos, reduzir gastos e maximizar resultados.

3. Ticket médio

O ticket médio é, em essência, a média do que é gasto pelo cliente a cada nova compra. Para obtê-lo, basta dividir o faturamento total pelo número de consumidores — de acordo com o período preestabelecido.

Esse indicador permite que a equipe de vendas visualize a efetividade de suas abordagens e, assim, consiga estruturar um plano de ações voltado a potencializar as vendas por cliente.

Diante disso, como vemos, vale reforçar que os indicadores de desempenho são fundamentais para munir o gestor de dados transparentes, possibilitando a tomada de decisões mais acertadas. O resultado? Mais saúde e crescimento à empresa!

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Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

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