Aquilo que não pode ser medido também não pode ser controlado. Essa máxima, embora aparentemente simples, resguarda uma postura altamente focada em resultados. E você deve aplicá-la no seu time de vendas.
Gestores que apostam em indicadores de desempenho, monitorando a performance de seus processos e de sua equipe, têm mais segurança para tomar decisões estratégias e desenvolver o negócio. Quer entender isso melhor? Então, não deixe de ler este post!
Veremos, aqui, um pouco mais sobre a importância de contar com bons indicadores de desempenho, além de explicarmos alguns dos mais relevantes deles para o time de vendas:
- Ciclo de vendas.
- CAC.
- Ticket médio.
Preparado? Então, boa leitura!
Por que é importante medir os indicadores de desempenho?
Os resultados da empresa dependem diretamente da sinergia de seus processos. Ou seja, para que ela possa crescer e se sustentar em um mercado altamente competitivo, é imprescindível que suas rotinas funcionem a contento, assegurando a saúde da organização.
Pois essa é justamente a função dos indicadores de desempenho. Ao monitorar, via dados, a performance da equipe na execução das atividades, o gestor ganha mais segurança e agilidade para avaliar cenários e tomar decisões.
Não seria equivocado dizer, portanto, que a qualidade e a efetividade das métricas de desempenho estão diretamente associadas à velocidade com que a empresa consegue se desenvolver. Afinal, as informações operacionais são a base que sustentará todo o desenvolvimento posterior.
Quais são os principais indicadores de desempenho para a equipe de vendas?
Ao time comercial, as métricas de performance são essenciais para garantir a eficiência e a lucratividade das negociações. Por isso, é essencial que os gestores se dediquem a construir e monitorar indicadores que respaldem sua atividade. Vejamos, então, os principais deles:
1. Ciclo de vendas
O ciclo de vendas diz respeito ao tempo dispendido em todo processo de negociação — da captação do contato à efetivação do negócio. Trata-se, de forma geral, de uma métrica empregada para ponderar, em média, o grau de maturação de cada abordagem.
Se o ciclo de vendas é de 3 meses, por exemplo, é preciso organizar o departamento (e suas prospecções) para que não haja lacunas de faturamento, garantindo a saúde financeira da empresa.
2. CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
O CAC é um indicador cada vez mais relevante para a equipe Comercial. Essa métrica avalia o investimento necessário para converter um cliente, abrangendo todas as ações efetivadas no processo de negociação.
O CAC envolve, por exemplo, o orçamento de marketing, o custo de visitas in loco e as margens de negociação (tais como descontos). Assim, ao dispor desse indicador o líder tem mais segurança para traçar planos estratégicos, reduzir gastos e maximizar resultados.
3. Ticket médio
O ticket médio é, em essência, a média do que é gasto pelo cliente a cada nova compra. Para obtê-lo, basta dividir o faturamento total pelo número de consumidores — de acordo com o período preestabelecido.
Esse indicador permite que a equipe de vendas visualize a efetividade de suas abordagens e, assim, consiga estruturar um plano de ações voltado a potencializar as vendas por cliente.
Diante disso, como vemos, vale reforçar que os indicadores de desempenho são fundamentais para munir o gestor de dados transparentes, possibilitando a tomada de decisões mais acertadas. O resultado? Mais saúde e crescimento à empresa!
Então, gostou do post? Deseja continuar recebendo atualizações semelhantes? Siga nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das nossas próximas novidades!
COMENTÁRIOS