HomeHistórico Veicular

Remarcação de chassi: o que é, como funciona e como fazer corretamente?

Remarcação de chassi: o que é, como funciona e como fazer corretamente?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Você já deve ter ouvido falar nas várias formas de identificação de um veículo, não é? CNH, CRV, Renavam e por aí vai. São tantos códigos que fica até difícil lembrar. Mas será que você sabe como o chassi remarcado funciona?

O número de 17 dígitos também é uma forma de identificar o veículo — revelando pontos como origem, modelo e fabricante. Vamos contar isso ao longo do post, explicando do que se trata e quais são as formas de fazer corretamente. Veja só:

O que é a remarcação do chassi?

A remarcação de chassi acontece quando a identificação original é danificada. Isso pode ter relação com oxidação natural, acidente ou até adulteração fraudulenta em casos de furtos e roubos. Em sinistros — quando danos cobertos por seguradoras acontecem — o carro também volta para o mercado esse tipo de mudança.

Por isso, você vai precisar conhecer o histórico do veículo para entender as razões da remarcação. Quando feita de forma ilegal, dificulta a identificação do verdadeiro dono do carro e sua localização.

A remarcação correta só pode ser feita com uma autorização de uma autoridade de trânsito, sempre em locais certificados. Após o procedimento, a empresa ainda precisa enviar uma foto revelando o resultado da remarcação ao Detran.

Como funciona a remarcação de chassi?

O chassi conta com letras e números misturados, se mantendo em várias partes do veículo como motor, assoalho, vidro,etc. Carros com um maior tempo de fabricação sofrem com o efeito da ferrugem e podem precisar passar por remarcação.

Nesses casos, o veículo precisa estar com todos dos débitos em dia. Isso inclui multas, licenciamento e IPVA (a oxidação pode ser minimizada, evitando umidade e tomando cuidado com a maresia). A autorização tem validade de 30 dias e a numeração aparece com a descrição “REM” no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e no próprio chassi, abaixo do numeral.

Qual a desvantagem de um veículo com o chassi remarcado?

O principal ponto negativo ligado ao chassi remarcado é a desvalorização do veículo, chegando a baratear até 30% da Tabela FIPE na hora da revenda — e levando à recusa da venda em alguns momentos. Essa é a razão pela qual os cuidados com a estrutura são tão necessários.

Outro problema comum é na hora do financiamento. Em alguns casos, os valores de entrada cobrados são mais altos e as opções de pagamento menores. Isso porque a procedência do veículo é mais questionada e a transação envolve mais riscos.

Também é comum encontrar carros com chassi remarcado tendo comercializados em leilões. Aqui, é preciso ficar de olho porque o pagamento deve ser feito à vista e o estado do carro nem sempre é bom.

Tem como saber o motivo da remarcação do chassi?

Você pode descobrir se o chassi é original esse tipo de informação por meio de consultas, conflitando as informações do próprio veículo e as fornecidas pelo revendedor. Alguns sites do próprio Detran permitem a consulta de informações usando a numeração.

Não só isso: as fabricantes disponibilizam nos sites a possibilidade de fazer a consulta. Aqui, é possível descobrir o tipo de incidente que o carro pode estar exposto, como incêndios, acidentes e fraudes. Os decodificadores de chassi ainda oferecem uma outra opção tecnológica que traz acesso rápido às informações do veículo.

Lembra de quando citamos as vendas em leilões? Então, verificar se o carro tem origem nesse tipo de comércio ajuda a descobrir as razões da remarcação, como avarias graves e colisões.

Seguro aceita veículo com remarcação do chassi?

De forma geral, a recusa em seguros varia de acordo com as opções da própria seguradora, assim como sua aptidão para riscos. Isso é determinado por órgãos regulamentadores.

Como as seguradoras descobrem isso? Ao entrar em contato com a empresa, você vai precisar levar o carro em uma vistoria prévia. O objetivo é analisar o estado de conservação e vários outros fatores.

É nessa etapa em que é feita uma análise de riscos do carro. Se a seguradora constatar que as chances de novos sinistros são altas, os valores e as condições mudam. É importante diferir da vistoria cautelar, usada para processos de compra e venda do carro.

Como fazer a remarcação corretamente?

O processo de remarcação varia de acordo com as regulamentações do Detran de cada estado. De forma geral, alguns documentos são exigidos, como CRLV, documento de identidade, notas da venda ou comprovantes de compra, requerimento e comprovante de endereço.

Alguns estados cobram taxa de vistoria. Com a autorização em mãos, é preciso ir a alguma oficina credenciada, listadas em boa parte dos sites do próprio Detran. Nesse caso, outros documentos podem ser exigidos de acordo com o tipo de ocorrência e isso serve para comprovar o fato.

Por exemplo: na remarcação por roubo, boletins de ocorrência criminais e laudos são requisitados. Em acidentes, por sua vez, um BOAT (Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito) pode ser suficiente.

Quais cuidados tomar para evitar chassis adulterados?

Nem sempre percebemos quando compramos um carro com chassi adulterado e isso pode trazer várias dores de cabeça. Ainda assim, você pode conflitar as informações se verificar os vários detalhes.

A placa do carro, por exemplo, fornece informações que permitem consultas sobre a procedência e o histórico do veículo. Verificar os furos e os lacres pode ajudar a perceber sinais de fraude. Outro ponto importante é o odômetro, registrando a distância percorrida. Os analógicos podem ser alterados de forma manual, diferentemente dos digitais (esses, deixam registros das fraudes).

Como você viu, a remarcação de chassi pode estar ligada a motivos muito variados. Comprar veículos com essa característica é uma coisa que deve ser feita com um certo cuidado, já que a origem pode estar em problemas graves, como furtos ou acidentes.

Tenha em mente que cada dígito revela uma informação diferente. O primeiro diz respeito ao continente do carro, já o segundo tem relação com o país de origem. O terceiro revela informações sobre a marca e a sequência continua.

O que acha de descobrir informações sobre o carro em parceria com quem tem experiência no assunto? Então, entre em contato com a gente!

Rede Cred Auto, Simplesmente Diferente.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 106
  • comment-avatar
    Marco Soel A.Dias 4 anos atrás

    Tenho um carro antigo. 1995 que precisa de uma restauraçao na parte do assoalho que envolve a chapa onde se localiza o número do chassi. Como devo proceder ? Pois acho que tenho que retirar todo assoalho podre e colocar um novo. Será que vou conseguir remarcá-lo? Abraço amigo até mais.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Marco, como vai?
      Consegue remarcar sim. Essa remarcação depende de autorização prévia das autoridades de trânsito, informe-se no órgão regulador da sua região.

  • comment-avatar
    Eduardo 4 anos atrás

    O número do chassi aparece uma boa parte outra não, necessita total remarcação??

    • comment-avatar
      Maylan Moreno - Rede Cred Auto 1 ano atrás

      Olá Eduardo, tudo bem?
      Se apenas uma parte do número do chassi estiver legível e outra parte estiver ilegível, geralmente é necessário realizar uma remarcação completa do número do chassi para garantir que o veículo possa ser identificado corretamente.
      Recomendamos que procure o órgão responsável do seu município para uma análise personalizada do seu caso.

  • comment-avatar
    Sophonie prochette 4 anos atrás

    Eu quero remarca chassi de meu carro pra fazer transfelencia

  • comment-avatar
    Jorge andre Freitas argolo 4 anos atrás

    Quanto tempo dura em média o processo de remarcação do chassi da lataria por corrosão?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno - Rede Cred Auto 1 ano atrás

      Olá Jorge, como vai?
      O tempo médio necessário para remarcar o chassi de um veículo devido à corrosão da lataria pode variar dependendo de vários fatores, como o grau de corrosão, o modelo do veículo, a disponibilidade de peças de reposição e a capacidade e demanda do profissional que realizará o trabalho.

  • comment-avatar

    Queria saber o número do Detran do Rio de janeiro q remarcar chassi de moto

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Cosme, como vai?
      O número do Detran RJ é (21) 3460-4040.
      Nele você consegue se informar melhor sobre os serviços oferecidos.

  • comment-avatar
    Robson 4 anos atrás

    Meu carro sofreu corrosão por causa da ferrugem!
    Preciso remarcar pra poder arrumar o assoalho.
    Como proceder onde vou primeiro ? E quais os valores cobrados ?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Robson, como vai?
      Você deve ir diretamente ao Detran para solicitar a autorização para remarcação.
      Os valores variam conforme o estado, melhor verificar diretamente no órgão regulamentador da sua região.

  • comment-avatar
    Altair 4 anos atrás

    Na transação de compra e venda com chassi a remarcar , de quem é está responsabilidade? Do vendedor ou comprador ?

  • comment-avatar
    Maylan Moreno 4 anos atrás

    Muito obrigado pela sua audiência!
    Se tiver alguma dúvida que possamos te ajudar, fique a vontade para nos enviar.

  • comment-avatar
    Letícia 3 anos atrás

    Passei por vistoria para transferência de proprietário. Mas o chassi estava com ferrugem e alguns dos números não estavam visíveis. O vistoriador falou pra fazer a remarcação e fez a vistoria de autorização para esse processo de remarcar o chassi.
    Mas a ferrugem era superficial e após uma limpeza os números estão todos visíveis.
    E agora posso marcar outra vistoria e dar continuidade ao processo de transferência de proprietário???

    Pois não tem cabimento fazer uma remarcação e enfrentar toda burocracia, sendo que os números agora estão legíveis.

    • comment-avatar

      Olá Letícia, tudo bem? Você pode realizar nova vistoria. Boa sorte.

      • comment-avatar
        Juliana 6 meses atrás

        Boa noite, Rafael
        Existe uma lei ou entendimento que dá suporte a essa possibilidade de refazer a vistoria e obter aprovação com o chassi não remarcado – apenas restaurado – no caso de já ter sido emitida autorização para remarcação?
        (Supondo que o chassi tenha sido o único ítem para a reprovação)

        • comment-avatar

          Olá Juliana, tudo bem? Toda remarcação/reparo de chassi exige vistoria e emissão de CSV após aprovação do Detran de seu Estado. Sendo assim, cada estado possui suas regras. Em alguns esta vistoria é feita pelo Detran, em outros por oficinas autorizadas. Recomendo que procure esta informação com o Detran de seu estado.

  • comment-avatar
    Bruno Vargas 3 anos atrás

    Qual a medida emmm dos números e letras gravados permitidos pelo Detran para carretinha

  • comment-avatar
    Jean Delfino 3 anos atrás

    Estou vendo uma moto que foi remarcado o chassi do lado oposto do garfo, procurei no site do Detran consultei a placa e o renavam tudo certo, e nos dados apresenta que já foi feita remarcação de chassi assim como o dono falou, essa moto pode ser transferida certinho?

  • comment-avatar
    Josiane 3 anos atrás

    Quantos dias leva para remarcar o chassi?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Josiane, boa tarde! Tudo bem?
      Não temos acesso ao prazo estipulado.
      Indicamos entrar em contato direto com o órgão responsável.

  • comment-avatar
    Juan de Marchi Cataldo 3 anos atrás

    Estou querendo comprar um carro mais a maresia e a falta de cuidado acabaram com o número inteiro do chassi aonde eu faço isso

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Juan, como vai?
      Você precisa solicitar uma autorização para remarcação do chassi no Detran em que o veículo foi registrado e levar para uma empresa remarcadora credenciada.

  • comment-avatar

    Essa remarcação dos chassis, só pode ser feito no estado de origem do veículo?
    Ex. veículo adquirido em leilão em outro estado e o carro foi levado para outro estado.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Lima, como vai?
      A remarcação deve ser realizada na mesma unidade do Detran onde o carro está registrado.

      • comment-avatar
        Eliomar Francisco de Sousa 1 ano atrás

        Boa noite estou pra pegar um carro a qual o chassis está com 2 números apagados.sera que deve pegar este carro?

        • comment-avatar

          Olá Eliomar, tudo bem? É importante verificar se a integridade e legibilidade da numeração do chassi estão de acordo normas estabelecidos no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Minha recomendação é consultar uma oficina de remarcação credenciada para avaliar o caso.

  • comment-avatar
    Antonio 3 anos atrás

    Tenho uma Toyota Bandeirante, ano 91 modelo Jeep!
    Recente notei que o chassis está quebrado na dianteira entre a numeração e o suporte do feixe de molas.
    Gostaria de saber, como proceder quanto a remarcação para poder fazer a devida manutenção!

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Antonio, como vai?
      Para remarcar você deve pedir uma autorização no Detran em que o veículo está registrado e levar para a empresa credenciada em remarcação.

  • comment-avatar
    Raimunda 3 anos atrás

    Tirou minhas dúvidas, obrigada Deus abençoe.

  • comment-avatar

    Do meu carro está sumindo o serial do chassi que fica do lado do conductor no chou mais os outros do motor e do chassi que fica na frente do carro estan normais,precisa estar em dia esse seriao do chou?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno - Rede Cred Auto 1 ano atrás

      Olá José, tudo bem?
      Sim, é importante que o número do chassi esteja legível e em boas condições em todas suas aplicações.
      Na dúvida você pode confirmar com o órgão responsável do seu estado.

  • comment-avatar
    José Carlos da Costa Xavier 3 anos atrás

    Quero saber como recuperar o número que está faltando apenas 2 número s

    • comment-avatar
      Maylan Moreno - Rede Cred Auto 1 ano atrás

      Olá Josá Carlos, tudo bem?
      Se o número do chassi está faltando apenas 2 dígitos, geralmente não é necessário realizar a remarcação do chassi. Porém recomendamos que confirme com o órgão responsável.

  • comment-avatar
    ALEXANDRE ALENCAR DA SILVA 3 anos atrás

    Gostaria de fazer a remarcação do chassi do meu carro de ano 1996
    Gostaria de saber valores.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Alexandre, como vai?
      A melhor alternativa é se informar diretamente na empresa remarcadora cadastrada no Detran. Eles saberam te passar os valores e procedimentos corretos.

  • comment-avatar
    FRANCISCO DANIEL LIMA DA SILVA 3 anos atrás

    Comprei um carro no meu estado e o carro e do rio de janeiro o chassi ta um pouco apagando e não passo na vistoria e não tive suporte no meu detran so diz q tem q ir pro rio pra resolve ai fica mais dificl

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Francisco, como vai?
      A remarcação deve ser feita no Detran em que está cadastrado o veículo.

  • comment-avatar
    juliana 3 anos atrás

    boa noite, eu so posso fazer a remarcação do chassi so no estado de origem ? o meu oxidou , e meu veiculo é de manaus e eu estou em maceio

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Juliana, como vai?
      A remarcação deve ser feita no Detran em que está cadastrado o veículo.

  • comment-avatar
    Wandeley Luz Lobo 3 anos atrás

    Comprei uma kombi 1976 e percebi que não tem o numero do chassis , não sei qual foi a causa que soldaram e acho que por cima do numeo , mas o carro esta em nome da pessoa que me vendeu , e esta tudo em dia , como agir para transferir pro meu nome ?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Wandeley, tudo bem?
      Para realizar a transferência é necessário realizar a remarcação do chassi juntamente ao Detran em que o veiculo é cadastrado.

  • comment-avatar
    Miguel arcanjo Miranda 3 anos atrás

    Tenho jeep willys 1966 o número do chassi é numa plaqueta que fica na parede corta fogo, tá meio inlegivel, a pergunta é, compra outra plaqueta ou manda reabrir, e também têm ter autorização do Detran?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Miguel, como vai?
      Neste caso o indicado é realizar a remarcação do chassi no Detran em que o veículo está cadastrado para regularizar a situação.

  • comment-avatar
    Paulo cirilo de freitas 3 anos atrás

    Em qual lado pode ser remarcado o número do chac do palio 2011

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Paulo, como vai?
      Você consegue essa informação na própria empresa remarcadora autorizada pelo Detran.

  • comment-avatar
    Vagner 3 anos atrás

    Boa noite?
    Comprei um carro de um conhecido a 2 anos na promissória mas agora que ele me entregou o recibo de compra e venda.
    Fui fazer o laudo de transferência mas o rapaz me falou que vai dar negado por suspeita de adulteração,
    Esse carro conta de sinistro no documento.
    O que devo fazer?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Vagner, tudo bem?
      É indicado fazer uma vistoria cautelar para identificar as numerações do veículo para confirmar se existe uma adulteração ou não.

  • comment-avatar
    cristiane de oliveira 3 anos atrás

    eu quero ser um credenciado para remarcar chassis em maraba para, como faço ?oque precisa? contato 94- 99174-0213

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Cristiane, como vai?
      A melhor opção é que você procure os órgãos reguladores do seu estado e se informe diretamente para não haver nenhuma divergência de informações.

  • comment-avatar
    Rayane 3 anos atrás

    Quero comprar um carro Ford fiesta 2002 o dono disse que o carro está com o chassi apagado, mais que ele já pagou todos o Duda e só eu remarcar pra fazer q já tá pago.
    Gostaria de saber se e fácil resolver isso ou e melhor não pegar o carro q vou ter dor de cabeça?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Rayane, como vai?
      Geralmente a remarcação de chassi não é algo tão burocrático.

  • comment-avatar

    Como consigo autorização para remarcar um chassi.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Alcir, tudo bem?
      Basta ir a uma empresa remarcadora credenciada e levar a autorização do Detran do seu estado.

  • comment-avatar
    FRANCISCO DANIEL 3 anos atrás

    Comprei um carro com placa do rio de janeiro moro em outro em fortaleza estou com dificuldade de fazer a remarçao em fortaleza o que faço

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Francisco, como vai?
      Nesse caso o ideal é entrar em contato direto com o órgão regulador do seu estado.

  • comment-avatar
    Marcos 2 anos atrás

    boa tarde ,!
    eu fabriquei uma moto shoppe….
    com moto estacionário de 7cv …
    para rodar na cidade em parques e lugares públicos de lazer .eu tenho que resistirá a moto como ciclomotor ou não prescisa …se precisar como e feito o processo?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Marcos, como vai?
      Neste caso é necessário procurar os órgãos regulamentadores do seu estado para receber as informações precisas.

  • comment-avatar
    Marcio Silva de Oliveira 2 anos atrás

    Moro no Rio de janeiro em Anchieta preciso de uma empresa credenciada pelo Detran para fazer a remarcação do chassi do meu veículo e uma uno way 2011 2012

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Marcio, como vai?
      Nesse caso a melhor solução é entrar em contato com o Detran local para se informar corretamente.

  • comment-avatar
    Alex machado 2 anos atrás

    Oi tive meu carro preso na blitz paguei todos débitos 7.200
    Quando fui tira eles falarão que tinha que remarca o chassis
    Mais antes de eu paga não tinha que remarca assim falava o documento
    Depois que paguei tudo
    Beijos esse problema agora o valor de tudo fica mais caro que o carro se eles tivessem me emitido esse documento antes de eu ter pago
    Não teria pago nada teria comprado outro carro o que posso fazer eu perdi esse dinheiro será

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Alex, como vai?
      Infelizmente se alegarem que não conseguem identificar o veículo, eles podem pedir a remarcação do chassi. Neste caso não há o que ser feito se não deseja remarcar o chassi.

  • comment-avatar
    JOÃO LUIZ DE ASSUNÇÃO 2 anos atrás

    SE A REMARCAÇÃO DE CHASSIS FOR LEGAL, PASSAR PELO DETRAN OU AUTORIZADO PELO DETRAN, , NÃO TEM COMO O VEICULO SER DESVALORIZADO 30%, PORQUE É PASSADO PELA VISTORIA.- PRINCIPALMENTE ALGUNS CARROS DA FIAT COMO FIAT UNO MILE, FIORINO FURGÃO QUE É O MEU CASO, QUE A MARCAÇÃO É NO ASSOALHO ONDE RECEBE UMIDADE, SUJEIRA, POEIRA ETC., É QUASE NORMAL A CORROSÃO COM O TEMPO APAGAR OS NUMEROS. – OBRIGADOP POR ESTA OPORTUNIDADE DE ESCLARECER MINHA OPINIÃO.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá João Luiz, como vai?
      Entendemos, apenas divulgamos como o mercado costuma negociar veículos com a remarcação de chassi, porém pode existir exceções.

  • comment-avatar
    NISOMAR M ALMEIDA 2 anos atrás

    A remarcaçao tem que ser feita na cidade de origem ou pode ser feita em qualquer cidade do estado?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Nisomar! Como vai?
      A remarcação deve ser feita no Detran em que está cadastrado o veículo.

  • comment-avatar
    José Maurício 2 anos atrás

    Tenho uma moto que a numeração está bastante degradada essa informação foi boa para mim resolver meus problemas obrigado!!!!!

  • comment-avatar
    Marisa 2 anos atrás

    Olá
    Preciso trocar o assoalho do meu carro e por isso preciso remarcar o novo?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Marisa, como vai?
      Se for influenciar no chassi, é necessário fazer a remarcação sim.

  • comment-avatar
    Edenilson Sousa Martins 2 anos atrás

    Cada estado tem uma empresa credenciada pelo detran para fazer a remarcação do chassis? Ou podem existir mais de uma no estado?

  • comment-avatar
    ALESSANDRA 2 anos atrás

    Tenho uma dúvida, além do duda de remarcação aqui cobrado no RJ que custa R$346,06 ainda terei que pagar a empresa terceirizada mais algum valor? Desde já agradeço o esclarecimento.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Alessandra, como vai?
      Nesse caso só entrando em contato direto com o órgão responsável. Mas provavelmente sim.

  • comment-avatar
    Gildete nascimento 2 anos atrás

    Eu quero uma ajuda…eu comprei um carro usado, é uma palio 97, o documento esta em nome de terceiros, eu uso o carro mais para trabalho mesmo ! Quando comprei…nao reparei, nem conferir o número do chassi, ja si passou alguns meses, eu mechendo no banco do carro, olhei e vi, que o número do chassi, nao consta, parece que o carro foi roubado, e tiraram o número….como faço pra resolver isso ?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Gildete, tudo bem?
      É indicado fazer uma vistoria cautelar para identificar outras numerações como plaquetas, vidros, numeração de motor e etc.

  • comment-avatar
    Marcio da silva 2 anos atrás

    Muito bom

  • comment-avatar

    Boa Noite!! Eu pedi para mecânico tirar os podres do carro e ele cortou a parte da numeração do chassis. O que eu faço agora?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Ester, como vai?
      Nesse caso é necessário solicitar a remarcação do chassi em uma empresa credenciada ao DETRAN.

  • comment-avatar

    O mecânico foi tirar os podres do meu carro e cortou o número do chassis, o que eu faço agora?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Ester, como vai?
      Nesse caso é necessário solicitar a remarcação do chassi em uma empresa credenciada ao DETRAN.

  • comment-avatar
    Simar José de faria 1 ano atrás

    Boa noite
    Comprei um veículo de sp já com chassis remarcado porém remarcado na torre do amortecedor o número original de fábrica e no assoalho direito dianteiro .como sou de mg o vistoriador só quer fazer a transferência do veículo se fazer uma nova remarcação perto do assoalho ond de era original sendo que está perfeita na torre do amortecedor existe uma lei que me apare para mim mostra ele
    Porq uma vez remarcado e e um veículo 2004 aí se vier dnovo já vou e adulterar o veículo

  • comment-avatar

    O chassi está legível e igual ao documento. porém do lado parte de fora tinha ferrugem e eu fiz a solda . Posso continuar com esse chassi ?

  • comment-avatar
    Genival pereira santos 1 ano atrás

    a numeração do chassi está intacto mais junto tem alguma furos posso corrigir a tocar na numeração?

    • comment-avatar

      Olá Genival, tudo bem? É importante verificar se a correção dos danos não afetará a integridade ou a legibilidade da numeração do chassi. Além disso, se a correção dos danos não viola as normas estabelecidos no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). É recomendável consultar uma oficina de remarcação credenciada para avaliar.

  • comment-avatar
    Divina Silva Faria 1 ano atrás

    Olá meu carro não dá pra ver o número do classi devido a ferrugem o carro e de são Paulo e eu não tenho condições de levar o carro em São Paulo o que devo fazer.o ex dono do carro me falou que não vai correr atrás de nada pra mim segurar o que faço pelo amor de Deus me ajuda .

  • comment-avatar
    Hosana 1 ano atrás

    Bom dia comprei um carro l200 e na vistoria cautelar o número do motor está remarcado o que faço..

  • comment-avatar
    SIDNEY NOVAIS DE ALMEIDA 1 ano atrás

    olá tenho um jeep 1960 e com o passar dos anos e depois de varias manutenções os números do chassi desapareceram devido a ferrugem e reparos feitos.
    Gostaria de saber se tem como remarcar e como faço para fazer o mesmo?
    Desde já agradeço a ajuda

  • comment-avatar
    Jadson Mendes Silva 1 ano atrás

    Tenho carro que ta com chassi comprometido com ferrugem e rachaduras, e quero trocar de monobloco, o que devo fazer primeiro?

    • comment-avatar

      Olá Jadson, bom dia. Tudo bem com você? Primeiramente você deve entrar em contato com o Detran do seu estado, cada estado tem suas regras para o processo, mas de forma geral, você precisa estar com toda documentação do carro em dia e solicita no Detran a autorização para remarcação, com a autorização você vai até a oficina vinculada ao Detran e faz o procedimento. Importante destacar que o documento CRLV do veículo passará a ter a informação de remarcação.

  • comment-avatar

    tem uma moto só que a numeração chassi tá apagado como que eu faço sou do Estado de Mg tenho que ir até a cidade Onde a Mota foi emplacada ou posso fazer a remarcação ou posso fazer aqui em outra cidade aqui Mg

  • comment-avatar

    Meu carro está com o número do motor apagado, apenas os 3 primeiros dígitos, será que o Detran aprova mesmo assim? Ou terei que pagar taxas e mais taxas para enfim tranferir a propriedade do meu novo veículo?

    • comment-avatar

      Olá Lucas, tudo bem? Pode ser que seu veículo não seja aprovado e que você tenha que fazer a remarcação do mesmo e emitir Certificado de Segurança Veicular (CSV). Verifique com o Detran de seu estado como proceder. Boa Sorte 🙂

  • comment-avatar
    MARIO FERNANDO REINKE 9 meses atrás

    Nas carretas deve estar com marcação de chassi nos 2 lados. O LADO DIREITO ESTÁ CERTO.
    O lado esquerdo está sem a numeração.
    Precisa ser feita a remarcação nos dois lados do chassi ou somente no lado esquerdo?