HomeHistórico Veicular

Veja um passo a passo de como obter CNH digital!

Veja um passo a passo de como obter CNH digital!

Tempo de Leitura: 2 minutos

Dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação, atualmente, é um ato penalizado com uma infração leve e multa de R$ 88,38, seguida de retenção do carro até apresentação do documento. Para a alegria dos mais esquecidos e também de quem trabalha com administração de frotas e motoristas, um grande avanço tecnológico foi recentemente implantado no Brasil para mudar essa realidade.

Muitos ainda não sabem nem mesmo como obter CNH digital, mas essa já é uma realidade disponível em todo o território nacional. Com a promessa de trazer muito mais mobilidade, praticidade e comodidade por meio de um aplicativo online, o documento digital é uma grande conquista para os motoristas do país.

Com a leitura deste texto, você vai saber:

  • O que é a CNH Digital e quais as vantagens de obter esse documento.
  • O passo a passo para obter a CNH Digital.

O que é a CNH Digital e quais as vantagens de obter esse documento?

A CNH digital, também conhecida como CNH-e, é um grande avanço tecnológico trazido pelo governo federal aos motoristas brasileiros. Trata-se de um documento digital acessado via aplicativo que possibilita o acesso às mesmas informações do documento físico por parte dos agentes de trânsito. A novidade foi testada ao longo do ano de 2018 em alguns estados selecionados e agora já está validada em todo o território nacional.

Uma das grandes vantagens de aderir a essa tecnologia é que a CNH-e disponibiliza todas as informações sobre o motorista e o carro, evitando dores de cabeça a quem sai de casa sem o documento. A conexão à internet só é exigida durante o primeiro acesso, o que significa que você pode fazer isso do conforto da sua casa e, então, estará apto a acessá-la também no modo offline.

Qual o passo a passo para obter a CNH Digital?

Esse serviço está disponível para todos os documentos emitidos a partir de maio de 2017, em que a CNH de papel conta com um QR Code impresso em seu verso. Se você ainda tem a versão antiga, é preciso emitir uma segunda via ou esperar o vencimento do seu documento para atualização.

Confira a seguir os demais passos necessários de como obter a CNH digital.

Fazer o cadastro

O primeiro passo é realizar um cadastro no site do Denatran. Nele, o motorista apresenta seus principais dados, além de realizar uma ativação do cadastro via e-mail.

Realizar a autenticação

Para confirmar a sua identidade durante a solicitação da CNH digital, é preciso fazer uma visita ao Detran responsável pela emissão da versão física do documento. Quem já tem o certificado digital pode fazer essa etapa online.

É válido ressaltar que essa parte do processo é de responsabilidade estadual, o que significa que alguns departamentos de trânsito podem cobrar por ela e outros não.

Baixar o aplicativo

O aplicativo desenvolvido pela Serpro, empresa de tecnologia da informação associada ao Governo Federal, pode ser adquirido gratuitamente na App Store e no Google Play, lojas compatíveis com os principais sistemas operacionais atualmente no mercado. Tenha atenção a possíveis aplicativos falsos e siga as orientações na tela para ativar sua conta.

Agora que você já sabe como obter CNH Digital, não perca mais tempo para utilizar desse direito. Ainda que o documento possa ser acessado offline, lembre-se que, caso o motorista esteja sem bateria e não consiga apresentar o documento, será responsabilizado com uma infração.

Gostou das informações deste texto? Esperamos que elas tenham sido úteis. Aproveite para compartilhá-las em suas redes sociais para que mais pessoas possam usufruir desse benefício. Até a próxima!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0