HomeHistórico Veicular

Rastreador de placa de carro: como é possível localizar o veículo?

Rastreador de placa de carro: como é possível localizar o veículo?

Tempo de Leitura: 4 minutos

A cada um minuto um roubo ou furto de carro acontece no Brasil. Dados alarmantes, mas que refletem o quanto é necessário o investimento em segurança para quem se locomove pelas ruas deste país, principalmente de carro. Existem muitas opções para aumentar a segurança do motorista, desde a utilização de alarmes até a obtenção de um seguro.

Porém, investir em um rastreador de placa de carro pode ser uma ótima alternativa não só para encontrar o veículo, mas também para se proteger contra possíveis sequestros e outras situações perigosas.

A seguir, vamos apresentar as principais informações sobre esse tipo de ferramenta. Neste texto, você vai descobrir:

  • Como funciona um rastreador.
  • Por que é importante localizar um veículo pela placa.
  • Como é possível encontrar um carro. 

Confira!

Como funciona um rastreador de carro?

Rastreadores são equipamentos para a geolocalização de um veículo. Esses aparelhos, ao serem instalados, podem mostrar onde o carro está. Existem dois tipos de rastreadores: os que utilizam a radiofrequência e os que são integrados a um GPS. Vamos entender como cada um deles funciona.

Radiofrequência

Os rastreadores com radiofrequência emitem sinais triangulares que são sintonizados por grandes antenas de recepção. Uma das principais características desse tipo de aparelho é que ele tem uma grande cobertura de área. O veículo que utiliza esse tipo de rastreador pode ser encontrado até mesmo em locais fechados. Essa é uma ferramenta quase imune a interferências e ideal para quem vive em grandes cidades.

GPS

Os rastreadores integrados a um GPS utilizam um sistema interligado com uma rede de 24 satélites. O aparelho precisa captar o sinal de pelo menos 4 deles para ser detectado. O rastreador manda os sinais para os satélites, que os enviam para os receptores. A localização é enviada por meio de coordenadas e os receptores a transmitem para as centrais. Como não tem um alcance tão potente, essa opção é melhor para quem transita em áreas de cobertura regional.

Quais são as vantagens de utilizar um rastreador?

Vamos conferir os principais benefícios de instalar um rastreador em um veículo. Entenda!

Evita roubos

Obviamente, um dos primeiros motivos para utilizar um rastreador é a possibilidade de localizar o veículo em caso de roubo. Realmente, é uma tecnologia bastante eficiente para encontrar um carro parado ou em movimento. Ele aumenta, e muito, as possibilidades de recuperação.

Permite mais segurança

Além da questão do roubo, o rastreador também pode ajudar em caso de sequestro, facilitando a localização da vítima e agilizando ainda mais o resgate. Alguns sistemas permitem a instalação de um botão de pânico que, ao ser acionado, entra em contato diretamente com a central para que ela faça a comunicação da ocorrência à polícia.

Outros contam com um recurso chamado “cerca eletrônica”, que propõe um limite no qual o veículo pode circular. Assim que ele é ultrapassado, o usuário é comunicado por meio do celular ou e-mail.

Possibilita um seguro mais barato

Outra vantagem que o rastreador garante é a possibilidade de baratear o seguro. Com frequência, a seguradora entende que o fato de o veículo contar com esse equipamento faz com que ele corra menos riscos, já que o aparelho facilita a localização em caso de roubo. Portanto, a mensalidade tende a ficar mais barata.

Ajuda no controle de cargas

O Brasil registrou 22 mil roubos de cargas em 2018, demonstrando a falta de segurança nesse tipo de transporte. Para empresários que utilizam uma frota de veículos, ter instalados rastreadores é a melhor forma de prevenir esse tipo de situação. Afinal, além de facilitar o controle de entregas e encomendas, o aparelho mostra se o motorista está realizando o trajeto correto. 

Impede o funcionamento do carro

Em casos especificamente de furtos ou roubos, existem alguns rastreadores capazes de bloquear o motor do automóvel. Sendo assim, quando o carro é roubado e a central é comunicada, o dispositivo corta a conexão da ignição do motor. Dessa forma, é mais fácil localizar o veículo e recuperá-lo rapidamente.

Por que é importante identificar o veículo pela placa?

Localizar o carro pela placa é uma outra maneira de investir na segurança do motorista. Essa é uma medida importante por vários motivos. Inicialmente, é possível saber as principais informações sobre um veículo, ajudando a conhecer a procedência do automóvel suspeito, por exemplo.

Também, para quem está interessado em comprar um veículo usado, ela é fundamental para fazer uma aquisição segura e que não trará problemas posteriores. Afinal, é possível ter acesso a diferentes dados pela placa e descobrir quem é o dono do carro, se o automóvel já foi roubado, se há alguma irregularidade nos registros etc.

Como consultar a localização de um veículo pela placa?

Existem duas maneiras de localizar um carro pela placa. A primeira é por meio do Detran, a segunda é pela contratação do serviço com uma empresa especializada. Pelo Detran, apesar de a consulta ser gratuita, existem algumas limitações nas informações disponibilizadas. É possível acessar os dados do carro tanto pelo RENAVAM quanto pela sua placa.

Ao decidir analisar o número da placa, o interessado só precisa ir ao site do Detran, na área de consulta ao veículo. Ali, deve procurar pela opção “Base Estadual”. Ao digitar o número da placa, é possível saber a marca, o modelo, o ano de fabricação, o chassi, o RENAVAM e o nome do dono do veículo.

Agora, se a intenção é saber o CPF, o RG ou o endereço do proprietário, o Detran não concede essas informações. O interessado precisará contratar o serviço à parte com a empresa especializada.

Como funcionam os serviços de verificação veicular?

Além do Detran, uma outra maneira de procurar informações sobre o carro é pela contratação de um serviço de verificação veicular. Esse tipo de empresa oferece uma análise completa, capaz de fornecer muitos dados sobre a procedência do automóvel.

Na avaliação, é possível saber se o carro foi leiloado, passou por sinistro, quantas vezes precisou ir ao mecânico, se é roubado, quem é o proprietário, entre outras informações. Esse é um serviço fundamental para quem quer realmente conhecer o histórico veicular do automóvel.

Como vimos, utilizar o rastreador de veículos e fazer a localização por placa são importantes medidas para garantir a segurança não só do automóvel, mas também de quem o dirige, evitando possíveis roubos ou até mesmo sequestros. Por isso, não deixe de investir nessas soluções.

Gostou do nosso texto sobre rastreador de placa de carro? Tem alguma sugestão ou dúvida? Então, não se esqueça de deixar seu comentário!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 53
  • comment-avatar
    Elaine 4 anos atrás

    Bom texto

  • comment-avatar
    CIRINEU Pereira mourao 4 anos atrás

    Bom dia, vendi um carro financiado em Janeiro, a pessoa, não pagou, as parcelas de Janeiro até junho, não acertou o documento, me passou 4 cheques, pré datados, somente pagou um, e passou o carro para outro, dizendo que trocou por um terreno, não sei se é verdade, o fato é que estamos tentando pegar o carro de volta, mas não estamos conseguindo, tem como localizar o carro, e será que temos que fazer boletim de ocorrência, alegando descumprimento do acordo.

  • comment-avatar
    Vera Rosangela Borges Guimarães 4 anos atrás

    Gostaria de rastrear os trajetos de meu carro que alugo para a UBER. Como posso fazer isto?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Vera, como vai?
      Nesse caso instalando um rastreador com aplicativo.

  • comment-avatar
    Paulo César da costa santos 4 anos atrás

    Eu gostaria de rastrea um carro pelo número dá placa sabe onde ele está via satélite

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Paulo. Como vai?
      Nesse caso seria necessário instalar o rastreador no veículo antes de seu desaparecimento.

  • comment-avatar
    Rodrigo 4 anos atrás

    Como localizar o carro pela plca

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Rodrigo, como vai?
      Contratando uma empresa especializada em rastreio automotivo.

  • comment-avatar
    Moisés de Oliveira 4 anos atrás

    Boa tarde gostaria de saber se meu carro já foi a leilão

  • comment-avatar
    Clauda Maria de Sousa 4 anos atrás

    quero rastrear a placa do meu carro

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Clauda, como vai?
      No caso o veículo está em sua posse? Se positivo, deverá contratar o serviço de uma empresa especializada em rastreio automotivo.

  • comment-avatar
    Márcia Cristina calessio sobral 3 anos atrás

    Como localizou meu veículo

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Márcia, como vai?
      Nesse caso seu carro foi furtado/roubado?
      Se positivo, o correto é que ele tivesse o localizador instalado antes do ocorrido.

  • comment-avatar

    Quero saber onde foi parar o carro que vendi e o cara não quer transferir pro nome dele

  • comment-avatar
    Mario rodrigo santos Silva 3 anos atrás

    Eu quero localizar um veículo pela placa

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Mario, tudo bem?
      Nesse caso o veículo não encontra-se em sua posse? Se positivo, não é possível, pois é necessário contratar uma empresa de rastreio automotivo para que isso ocorra.

  • comment-avatar
    Silva maria 3 anos atrás

    Preciso descobrir o endereço do carro..como faço?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno - Rede Cred Auto 1 ano atrás

      Olá Maria, como vai?
      Nesse caso, o rastreador já deveria ter sido instalado no veículo para possibilitar a busca.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno - Rede Cred Auto 1 ano atrás

      Olá Maria, como vai?
      Nesse caso, o rastreador já deveria ter sido instalado no veículo para possibilitar a busca.
      Através de sistemas de consultas esse dado seria muito difícil de se conseguir, devido a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

    • comment-avatar
      Maylan Moreno - Rede Cred Auto 1 ano atrás

      Olá Maria, como vai?
      Nesse caso, o rastreador já deveria ter sido instalado no veículo para possibilitar a busca.
      Através de sistemas de consultas esse dado seria muito difícil de se conseguir, devido a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

  • comment-avatar
    Vera Rosangela Borges Guimarães 3 anos atrás

    Como faço para localizar o carro pela placa enquanto está em movimento ? Carro esta alugado pela UBER.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Vera, tudo bem?
      Nesse caso seria necessário contratar uma empresa especializada em rastreio automotor.

  • comment-avatar
    Sandra 3 anos atrás

    Boa noite, gostaria de ajuda estou procurando um carro que está no meu nome, não tenho como fazer um boletim de ocorrência porque foi um desacordo aí a pessoa parou de pagar e consumiu com o carro mais chegou uma multa em casa preciso entrar esse carro, desde já agradeço pela atenção …

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Sandra, como vai?
      Nesse caso indicamos realizar o bloqueio do veículo de forma judicial.

  • comment-avatar
    Marcelo Jesus Santos 3 anos atrás

    Eu vendi um carro já faz 11 anos e na localizo o veículo pra fazer a transferência

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Marcelo, como vai?
      Nesse caso indicamos realizar o bloqueio do veículo de forma judicial.

  • comment-avatar
    Michele 3 anos atrás

    Quero muito sabe como faço pra manitotal esse carro

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Michele, tudo bem?
      Para monitorar um veículo você deve adquirir um rastreador em uma empresa especializada.

  • comment-avatar
    Adriano dos Santos 3 anos atrás

    Gostei muito e recomendo para mais pessoas usar

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Adriano, tudo bem?
      Ficamos muito felizes!
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • comment-avatar
    Mônica Nunes de Oliveira 3 anos atrás

    Quero rasteameu carro

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Mônica, como vai?
      Para rastrear o seu veículo você deve procurar uma empresa especializada em rastreamento veicular.

  • comment-avatar

    pela as insdruçãos do rastreador parece ser bom

  • comment-avatar

    legal o aplicativo

  • comment-avatar

    Tive meu veiculo furtado enquanto dormia pela manha quando dei falta o sinal do rastreador acusava que estava a meia hora de casa.Eu paguei pelo servico oito meses tenho direito a receber outro veiculo?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Sonia, como vai?
      Nesse caso o ideal seria consultar um advogado para analisar as cláusulas do seu contrato com a empresa rastreadora.

  • comment-avatar
    Francisco Erivaldo Barbosa Cruz 3 anos atrás

    Meu carro foi roubado quero saber como rastrear

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Francisco, como vai?
      Infelizmente um rastreador deve ser instalado no veículo antes da ocorrência para que se possa rastrear.

  • comment-avatar
    Tânia santos da Silva 2 anos atrás

    Quero rastrear meu carro

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Tânia, como vai?
      Para rastrear o veículo indicamos empresas especializadas nessa área, dê preferência para as que oferecem aplicativos para que você possa acompanhar em tempo real.

  • comment-avatar
    Marcos sebastiao De Assunção 2 anos atrás

    Oi bom dia
    Quero encontrar meu carro foi vendido e não reçebi

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Marcos, como vai?
      Nesse caso seria interessante que você entrasse em contato com a polícia.
      Em caso de mais dúvidas, basta entrar em contato.

  • comment-avatar
    Joharmmyson Antônio Pinheiro da Silva 2 anos atrás

    Meu carro foi tomado por assalto a 7 mês e gostaria de saber quais foram os últimos localização deli

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Joharmmyson!
      Sinto muito pelo ocorrido, mas infelizmente o rastreador deveria ter sido instalado no veículo antes do assalto.

  • comment-avatar
    Maria 1 ano atrás

    Deixei meu telefone no Uber e ele não que me devolver

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Maria, tudo bem?
      Nesse caso, a melhor forma é entrar em contato com o motorista pela própria plataforma da uber mesmo.
      No aplicativo toque em "Conta" e "Viagens". Selecione a viagem na qual você perdeu seu telefone. Toque em "Encontrar objeto perdido" e em "Falar com meu motorista sobre um objeto perdido".
      Boa sorte na sua busca!

  • comment-avatar
    Cleiton dos Santos 1 ano atrás

    Bom dia
    Gostaria de localizar meu veículo