HomeHistórico Veicular

O que conferir em uma manutenção preventiva de veículos? Saiba aqui

O que conferir em uma manutenção preventiva de veículos? Saiba aqui

Tempo de Leitura: 2 minutos

Em uma frota que está em constante operação, é fundamental implementar um plano de manutenção preventiva para prolongar a sua vida útil. Além disso, esse é um fator que amplia a competitividade para as empresas que atuam com a comercialização de veículos usados.

Portanto, sempre que um novo carro é adicionado ao estoque, a primeira responsabilidade da equipe é encaminhá-lo para o setor de oficina para uma inspeção detalhada. Com isso, é possível evitar defeitos no futuro e evitar que o desgaste das peças cause maiores problemas para os clientes.

Se você tem interesse em saber como esse processo funciona na prática, prossiga com a leitura deste conteúdo e aprenda:

  • quais componentes devem ser verificados;
  • quais são os benefícios da manutenção preventiva.

Quais componentes devem ser verificados?

Com esse tipo de verificação, é possível identificar possíveis falhas nos sistemas do veículo ou avarias nas peças e componentes. O fato de o problema ser percebido com antecedência garante o seu melhor funcionamento.

Pneus

Os pneus são um dos principais itens que devem ser checados devido à sua importância para a segurança na direção. Por isso, deve-se verificar:

  • a pressão interna;
  • a calibragem dos pneus; 
  • o alinhamento e balanceamento.

A durabilidade do pneu também deve passar por avaliação de acordo com o índice treadwear ou o nível de desgaste do equipamento. A realização de rodízio entre os quatro pneus e o step também deve ser adotada com frequência para manter o conjunto equilibrado para a direção.

Suspensão

Quando falamos de carros usados, uma das peças que mais apresenta necessidade de reparos é a suspensão. A principal causa desse problema reside na condição das vias brasileiras devido a buracos e estradas de terra irregulares. Por isso, os amortecedores e as molas devem ser verificados e substituídos conforme a necessidade para melhorar o conforto do condutor.

Sistema de freio

Esse é um item de segurança que nunca deve ser deixado de lado, portanto busque substituir as pastilhas, os discos e as lonas de freio para que o seu acionamento ocorra corretamente. O fluido de freio, por exemplo, deve ser trocado dentro de um período que varia entre seis meses e um ano, de acordo a utilização.

Sistema de iluminação

As luzes do veículo são essenciais tanto para sinalizar manobras no trânsito como para trafegar durante a noite, na chuva ou na neblina. Por isso, a sua conservação também tem fator econômico, pois evita multas por trafegar com as luzes defeituosas.

Quais são os benefícios da manutenção preventiva?

Sob o ponto de vista de uma agência de veículos, a principal vantagem dessa prática é a proteção do preço de venda em decorrência da desvalorização do bem. Em outras palavras, um carro em bom estado de conservação mantém o seu valor por mais tempo. Como resultado, a empresa obtém uma margem de lucro maior com essa negociação.

A qualidade dos produtos vendidos é considerada um diferencial competitivo em todos os ramos de atuação, e em uma concessionária não é diferente. É importante que a marca seja reconhecida como referência em produtos com procedência garantida para conquistar espaço no mercado.

Por fim, o objetivo da manutenção preventiva é propiciar um trânsito cada vez mais seguro para todos. A sua empresa também pode contribuir para preservar a vida de pedestres e motoristas.

Você quer ter acesso a mais informações sobre o cotidiano de uma agência de veículos? Então, está na hora de assinar a nossa newsletter para ter nosso conteúdo sempre atualizado.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 1
  • comment-avatar
    Maylan Moreno 3 anos atrás

    Obrigado Claudio.
    Fique a vontade para compartilhar.
    Se tiver alguma dúvida, estamos aqui!