HomeHistórico Veicular

O que é recibo em branco e como evitá-lo? Entenda aqui

O que é recibo em branco e como evitá-lo? Entenda aqui

Tempo de Leitura: 2 minutos

O processo de transferência do veículo envolve vários cuidados para evitar constrangimentos e isso inclui problemas como o recibo em branco. Sem os dados, a venda não é efetivamente comunicada e não há respaldo legal.

Afinal, o que é e como evitar isso? É justamente o que vamos contar no texto, explicando a razão pela qual o documento precisa ser preenchido e o que pode acontecer nesses casos. Continuaria a leitura com a gente?

O que é o recibo em branco?

O recibo do veículo também é conhecido como “DUT” (Documento Único de Transferência) ou CRV (Certificado de Registro do Veículo) e é de posse obrigatória — sempre com a recomendação de mantê-lo guardado.

A importância do documento aparece justamente nos momentos de transação. Isso porque precisa ser preenchido pelo proprietário atual e pelo comprador. As firmas ainda são reconhecidas por cartório. O recibo em branco surge justamente quando esse preenchimento não é feito.

Por que é preciso ter o recibo preenchido de compra e venda?

Os dados do CRV são o que oficializa a venda. Em alguns casos, os donos simplesmente perdem o documento (para isso, é possível conseguir a segunda via). O problema é quando o CRV está em mãos, apenas não preenchido.

Sem a comunicação da transação, o carro ainda é, juridicamente, do antigo proprietário. Isso significa que multas, impostos e quaisquer possíveis débitos não estarão endereçados a quem de fato usa o veículo.

Como o recibo do veículo deve ser preenchido?

O preenchimento do recibo não é muito complexo e pode ser feito com facilidade. Basta relacionar informações simples, como valor da venda, nome do comprador, CPF ou CNPJ, endereço residencial, cidade, reconhecimento de firma e assinaturas.

O CRV ainda dispõe de outras informações, como código Renavam, placa, chassi, tipo de veículo, tipo de combustível, marca, modelo, ano, cor, categoria e observações sobre a situação do carro.

O que pode acontecer com as partes envolvidas no caso de um recibo em branco?

O recibo em branco pode ser usado em fraudes e transferências para si próprio. Por isso, caracteriza uma irregularidade, inserindo uma multa de cinco pontos na carteira e uma tarifa de cerca de R$ 200. Lembra de quando citamos que o antigo proprietário ainda lidaria com as dívidas?

Então, reclamar isso pode levar a um longo processo judicial, já que há uma irregularidade no documento. Quem efetivamente usa o carro também passa por problemas. Isso porque pode precisar apresentar a versão irregular do CRV, caso seja solicitado por alguma autoridade.

O recibo em branco provoca problemas para os dois lados envolvidos no negócio. Por isso, dar atenção ao preenchimento dos dados permite que a venda seja oficializada e regularizada dentro da lei.

Não se esqueça de sempre guardar os documentos que você não conhece em locais de fácil acesso. O CRV, por exemplo, é emitido na primeira vez durante o emplacamento. Muitos motoristas não conhecem a natureza do documento e simplesmente o descartam.

O que acha de acha de contar com a parceria de uma empresa que tem experiência em procedência veicular? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!

Rede Cred Auto, Simplesmente Diferente.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 20
  • comment-avatar

    Queria saber,quando o vendedor fala q o recibo tá em Branco tem q preencher na HR?

  • comment-avatar
    Jadilson Araujo vasconcelos 3 anos atrás

    Meu recibo estar preenchido,quando eu for vender,como pego um recibo em branco,para preenche o novo dono??

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Jadilson, como vai?
      Quando o recibo já esta preenchido é necessário realizar a transferência e após feito a transferência é possível gerar um ATPV ou recibo em branco.

  • comment-avatar
    Fernando 3 anos atrás

    Vendi um carro e o recibo esta em branco no meu nome…a pessoa ja passou pra outra e ainda não tive acesso ao recibo…oque fazer

    • comment-avatar

      Olá Fernando, como vai?
      Se você vendeu um carro e assinou o recibo em branco, isso pode ser problemático, pois a pessoa que comprou o carro pode preencher o recibo com informações falsas ou transferir o carro sem sua permissão.
      Nesse caso, o ideal é que você entre em contato com a pessoa que comprou o carro e solicite que ela lhe entregue o recibo preenchido corretamente. Você pode explicar que precisa do recibo para provar que não é mais o proprietário do veículo e evitar possíveis problemas legais.
      Caso a pessoa que comprou o carro não esteja cooperando ou se você não tiver informações sobre ela, você pode procurar ajuda legal para resolver a situação, e também entrar em contato com o departamento de trânsito local para relatar a venda do veículo e obter orientações sobre como proceder nessa situação.

  • comment-avatar
    ivaldo 2 anos atrás

    gostei

  • comment-avatar
    Diego dos Santos 2 anos atrás

    Queria comprar um veículo,porém ele está marcado em recibo em branco,como faço para a transação ser correta?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Diego, como vai?
      O termo “recibo em branco” geralmente é utilizado pelos vendedores afirmando que basta preencher com as assinaturas do comprador e vendedor e pode ser transferido.
      Confira se é isso mesmo, e em caso de mais dúvidas só falar com a gente!

  • comment-avatar
    Priscila 2 anos atrás

    Vendi o veículo, não transferi e não preenchi o recibo. O comprardor passou para uma terceira pessoa.
    Tem o financiamento em meu nome e multas estão chegando a todo tempo.
    Tenho informações do paradeiro do atual proprietario.

    O que devo fazer?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Priscila, tudo bem?
      Nesse caso é necessário procurar um advogado para verificar a possibilidade de bloqueio do veículo!

  • comment-avatar
    cesar n lunardi 2 anos atrás

    Em um certo Site de vendas de diversificados objetos , utensílios . ferramentas (diversos) e em especial VEÍCULOS sempre na maioria exalta "RECIBO em BRANCO " o que não deveria ser aceito pelo SITE visto que se tratando de uma Transferência irregular , face a baixa cultura de pessoas , tal evento deveria ser proibido ou o SITE não deveria aceitar .

  • comment-avatar
    Charles da silva 12 meses atrás

    Tou comprando uma moto éo vendedor tem um recibo em branco tem problema

    • comment-avatar

      Olá Charles, bom dia. Tudo bem com você? É importante você ter ciência dos riscos em comprar um veículo com documentação não preenchida. Os documentos em branco podem ser usados para esconder informações importantes sobre o histórico do veículo, como acidentes ou multas em nome do veículo. Além disso, se a documentação for falsa, você pode enfrentar sérias consequências criminais e perder o valor investido no veículo. É altamente recomendável que você verifique a documentação completa do veículo antes de comprar.

  • comment-avatar
    Kaus Lemos da Costa 9 meses atrás

    Olá.. vendi meu carro sem registrar a venda.. o rapaz que comprou vendeu para amigo e com esse amigo fui no cartório fazer uma procuração no nome dele.. eu tinha perdido o recibo de compra e venda.. e agora achei… O que devo fazer.. pro atual proprietário assumir o carro no nome dele ?

  • comment-avatar

    comprei um carro que esta desalienado orecibo esta em branco em nome da financeira . como eu faço pra transferir pois não foi eu que financiei

    • comment-avatar

      Olá Samuel, tudo bem? Provavelmente será necessário que o antigo proprietário faça a transferência primeiro antes que você consiga transferir para o seu nome. Entre em contato com a financeira e solicite esta informação.

  • comment-avatar
    Douglas 6 meses atrás

    Boa tarde! Estou querendo comprar um carro e o dono diz que o recibo está em branco, que consegue licenciar todo ano mas que não conhece o antigo dono.
    Nesse caso, como fazer para transferir para meu nome?
    Obrigado.

    • comment-avatar

      Olá Douglas, tudo bem? O ideal é sempre comprar carro com documentação em dia. Neste caso, o ideal é que o vendedor procure a pessoa informada no CRLV-e e solicite a transferência antes de você realizar a compra.