Saiba o que levar em consideração na inspeção veicular

A realização de uma inspeção veicular é, ao mesmo tempo, um requisito legal e uma preocupação com a segurança de condutores, passageiros e pedestres. Por esse motivo, órgãos como o Departamento de Trânsito (Detran) adotam um procedimento chamado de Inspeção Técnica Veicular (ITV).

Essa é uma das formas desenvolvidas para fiscalizar os automóveis que circulam pelas nossas estradas e incentivar a realização de manutenções preventivas e corretivas. Até mesmo o aspecto ambiental é levado em consideração quando a instituição verifica a emissão de gases poluentes em veículos de grande porte.

Portanto, é fundamental conhecer a legislação que rege o assunto. Continue com a leitura deste conteúdo e esclareça as suas dúvidas sobre:

  • Como funciona a inspeção veicular do Detran.
  • Qual é a diferença entre uma inspeção e uma vistoria.
  • Quais são os principais itens avaliados.

Como funciona a inspeção veicular do Detran?

As normas de inspeção seguem as normas determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Cada um tem competências distintas. Sendo assim, o Contran regula os equipamentos obrigatórios e itens de segurança. Já o Conama é responsável por fiscalizar a emissão de gases poluentes e níveis de ruído.

Ao adquirir um automóvel, principalmente no caso de carros seminovos, é necessário transferir a propriedade e realizar a inspeção. Esse é um dos requisitos para obter o licenciamento anual.

Esse é um procedimento que busca aprimorar a segurança de todos os usuários de vias públicas. Ao mesmo tempo, incentiva os proprietários a adotarem cuidados preventivos para garantir que todos os itens estejam em bom estado, tanto em caso de fiscalização como inspeções periódicas.

Qual é a diferença entre uma inspeção e uma vistoria?

Muitas vezes, os dois termos são utilizados como sinônimos; porém, existe uma distinção importante. A inspeção utiliza equipamentos eletrônicos para realizar testes e inclui uma etapa de inspeção visual dos componentes externos, como marca, modelo, anos e cor, que são comparados com a documentação apresentada.

Já a vistoria verifica o estado de conservação do automóvel, itens de identificação, numeração dos vidros e etiquetas que comprovam a sua originalidade de acordo com os documentos.

Quais são os principais itens avaliados?

Como esse é um processo obrigatório para checar a capacidade dos veículos de circularem em vias públicas, trata-se de uma das obrigações do Detran que estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso quer dizer que caso o veículo seja reprovado na inspeção, não será possível conceder o licenciamento.

Em primeiro lugar, é preciso destacar que a forma como a inspeção é conduzida pode variar de acordo com o porte do veículo, ou seja, caminhões, ônibus e veículos de passeio. Já os automóveis destinados à condução de escolares e motocicletas estão sujeitos a regras ainda mais rígidas, o que inclui a realização de inspeções semestrais.

Desse modo, os principais itens verificados são:

  • sistemas de iluminação e sinalização;
  • espelhos retrovisores;
  • tacógrafo;
  • estado de conservação dos pneus e rodas;
  • cinto de segurança;
  • emissão de poluente e ruído; e
  • sistema de freios.

Além disso, existem as exceções que determinam a isenção por três anos a partir do primeiro ano de licenciamento, como no caso de veículos novos com capacidade de até sete passageiros, desde que mantenham as características de fábrica e que não tenham se envolvido em acidentes. Por fim, é fundamental compreender a importância e a obrigatoriedade de manter a inspeção veicular, que vai além de aspectos visuais, para manter a sua segurança.

Se você achou as informações deste post relevantes, que tal compartilhá-lo nas redes sociais? Ajude a disseminar esse conhecimento!

ebook_prevenção_de_fraudesPowered by Rock Convert

DATE: abr 9, 2020
AUTOR: Maylan Moreno
Histórico Veicular, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *