HomeHistórico Veicular

Manutenção veicular: qual é a sua importância e seus diferentes tipos?

Manutenção veicular: qual é a sua importância e seus diferentes tipos?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Fazer a manutenção veicular é um dos procedimentos básicos para a longevidade do seu veículo. A falta dela pode ocasionar problemas muito graves não só no automóvel, como também na vida do motorista, afinal, ao realizá-la periodicamente, evita-se acidentes.

Pensando na sua importância, separamos informações essenciais sobre esse procedimento. Neste post, você lerá sobre:

  • Tipos de manutenção preventiva.
  • Quais são os motivos para fazer manutenção.
  • Onde é mais barato.

Entenda!

Quais são os tipos de manutenção veicular?

Em um contexto geral, a manutenção veicular tem como principal propósito evitar possíveis falhas ou problemas que possam aparecer ao longo da vida útil do veículo. Dessa forma, o motorista consegue reduzir o custo de um conserto geral no seu automóvel.

Entretanto, destacamos que, para conseguir realmente economizar, é necessário fazer uma boa pesquisa. Por exemplo, uma manutenção feita em uma concessionária costuma ser 25% mais cara do que a realizada com um mecânico. Por isso, é importante analisar bastante não só o custo, mas também se o local oferece um trabalho de qualidade.

Agora, vamos conhecer quais são os tipos de manutenção. Confira!

Manutenção corretiva

Esse é o tipo de manutenção feito quando alguma parte do automóvel quebra ou sofre falha, impedindo-o de rodar normalmente. Nesse caso, a peça deve ser trocada ou consertada.

Manutenção preventiva

Como o nome já diz, essa manutenção tem como objetivo evitar um possível problema. Dessa forma, é feito um planejamento antes de realizar o procedimento, tendo como base a CTMF (Curva de Tempo Médio para Falha), que possibilita identificar quais problemas aparecerão.

A manutenção preventiva, normalmente, é mais utilizada em empresas que têm grandes frotas e precisam se precaver para não afetar a sua produção. No entanto, os veículos tendem a ficar parados durante o processo.

Manutenção preditiva

Nessa categoria, o monitoramento tende a ser regular e abrange as condições tanto mecânicas quanto de performance do veículo. Na preditiva, são utilizados instrumentos específicos, como:

  • câmeras termográficas;
  • ultrassons;
  • inspeções visuais, entre outros.

Tudo para identificar problemas antes que eles apareçam. Ela, assim como a anterior, é mais utilizada para empreendimentos que têm uma frota grande de veículos — com a diferença que os eles não ficam parados por muito tempo.

Por que a manutenção veicular é importante?

Freios

Um dos grandes benefícios da manutenção veicular é a possibilidade de verificar partes fundamentais do carro. Definitivamente, os freios são uma das peças mais importantes para a segurança do motorista.

A manutenção veicular verifica o estado geral da peça, como as pastilhas e o fluido do freio, evitando que o disco se danifique e o tempo de frenagem seja alto.

Pneus

O pneu é outro componente importantíssimo para um carro, contribuindo para sua estabilidade e garantindo aderência ao solo. Problemas com essa peça podem afetar, inclusive, o funcionamento dos freios, aumentando o risco de acidentes.

Ao fazer a manutenção, o motorista consegue cuidar de questões importantes, como o alinhamento, balanceamento e calibragem, que são fundamentais para impedir a deterioração precoce do pneu.

Troca de óleo

Um bom motivo para realizar a manutenção preditiva é a possibilidade de troca de óleo periódica. Como sabemos, o óleo é o responsável pela lubrificação de certos componentes do carro, assegurando o bom funcionamento deles.

É importante saber que tanto o óleo lubrificante quanto o filtro de óleo necessitam ser trocados de acordo com as determinações do fabricante. Graças à manutenção, essa atividade pode ser feita sem problemas.

Agora que você sabe da importância da manutenção veicular e quais os tipos existentes no mercado, que tal continuar aprendendo e dar uma olhada em nosso texto sobre a vistoria para veículos? Acesse já!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0