HomeHistórico Veicular

CSV (Certificado de Segurança Veicular): O que é e para que serve?

CSV (Certificado de Segurança Veicular): O que é e para que serve?

O Certificado de Segurança Veicular (CSV), também conhecido como laudo Inmetro, é uma das exigências do Detran para protocolar no documento do veícul

CSV (Certificado de Segurança Veicular): O guia definitivo!
CSV (Certificado de Segurança Veicular): Saiba mais sobre esse documento.
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Certificado de Segurança Veicular (CSV), também conhecido como laudo Inmetro, é uma das exigências do Detran para protocolar no documento do veículo, mudanças realizadas pelo proprietário. Sua emissão depende da aprovação na inspeção de segurança veicular.
O CSV é obrigatório em caso de modificações no veículo, blindagem do mesmo, ou caso o veículo tenha passado por sinistro.


As modificações permitidas pelo Contran constam na Resolução 292/2008. Esta detalha os procedimentos, as modificações permitidas e sob quais aspectos, como adequação às normas e orientações de circulação. Como por exemplo que, fica proibido a utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo; a substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco, nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em motocicletas e assemelhados; dentre outras especificações. Considera-se, além disso, as condições de segurança do veículo para sua aprovação.

Emissão do Certificado de Segurança Veicular: Como funciona?


O Certificado de Segurança Veicular é emitido pelo Inmetro, por isso as vezes é mencionado como “Selo ou Laudo Inmetro”. A aprovação pela vistoria emite, enfim, um novo CRV (Certificado de Registro de Veículos) onde constará as novas características.
Em relação aos carros blindados, houve uma mudança da lei em 2017, estabelecidas pela portaria nº 55 do Exército Brasileiro. Entre as principais alterações da norma, tornou-se obrigatória a obtenção do Certificado de Registro, requisito que anteriormente era exigido apenas das montadoras.


Inspecionar o veículo, após a realização da blindagem, é uma obrigação do proprietário para se obter o CSV (Certificado de Segurança Veicular).
O Detran só incluirá a nova característica ao documento do veículo, com o CSV expedido. A inspeção de carros blindados serve para certificar a integridade dos itens de segurança após a alteração de característica, garantindo segurança aos ocupantes do veículo.
Realiza-se a inspeção veicular para assegurar que veículo provenientes de sinistro estão aptos a voltar a circular


Quando pensamos nos veículos que foram alvos de algum acidente, a avaliação é feita para constatar quantidade e gravidade de danos sofridos de acordo com a legislação local. Este processo de avaliação é de cunho obrigatório a aqueles que desejam dar continuidade a suas atividades.
O CSV – Certificado de Segurança Veicular, antes de mais nada, será o responsável por conceder o desbloqueio da documentação do veículo. Segundo o Denatran, um veículo que passou por um sinistro de média ou grande monta, a informação constará no campo “Observações” do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Caso não ocorra a recuperação do veículo, o proprietário deverá, primeiramente, providenciar a baixa do veículo.

Quer facilitar a emissão do Certificado de Segurança Veicular?

A Rede Cred Auto sempre preocupada em fornecer a melhor tecnologia e facilidade para seus clientes e parceiros oferece de forma digital através de seu site e aplicativo acesso ao CSV e também a consulta de multas.

Logo Rede Cred Auto
Rede Cred Auto

A Rede Cred Auto – Distribuidora Autorizada Serasa Experian, desde 2010, o Grupo RCA tem sido líder em garantir sua segurança e tranquilidade em um mundo digital em constante mudança.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 55
  • comment-avatar
    Robson 3 anos atrás

    Tenho uma dúvida: comprei um carro blindado usado no sul, constava no documento blindado,quando transferi para meu estado,disseram que como não havia no documento o número da blindagem,no meu novo crlv não viria constando que era blindado e que eu deveria um processo de blindagem do zero, me estressei larguei de mão e agora ando com o carro blindado mas sem constar no documento. Pergunto:Agora com essa nova lei posso ir ao imetro e fazer o csv e levar no Detran pra regularizar?se sim no imetro vão me pedir os documentos da empresa que fez a blindagem? O carro não e novo e não tenho isso.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Robson, como vai?
      Pode sim fazer este procedimento para regularizar o veículo, somente verificando diretamente no Inmetro para verificar se necessitam ou não da documentação antiga sobre a blindagem deste veículo.

  • comment-avatar
    Adriana 3 anos atrás

    Com esse csv feito o veículo continua sinistro

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Adriana, como vai?
      O indício de sinistro permanece no veículo, pois é um alerta de que o veículo já foi sinistrado!

  • comment-avatar
    José Iranilson da Silva 3 anos atrás

    Consultar se veiculou estar alienado

  • comment-avatar
    Amalio santos de Barros 3 anos atrás

    Quero pagar esse documento

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Amalio, como vai?
      Nesse caso você deve entrar em contato com o órgão regulador da sua região.

  • comment-avatar
    CLAUDEVAN 2 anos atrás

    COMO FAÇO PARA DESCOBRIR O NUMERO DO LAUDO DE CSV , LAUDO ESTE FEITO ANTERIOR AO ANO DE 2016 DO VE´CIULO PLACA DUO-0487

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Claudevan, tudo bem?
      Somente entrando em contato com o Detran da sua região para ter maiores informações.

    • comment-avatar
      Jefferson Durães 2 anos atrás

      Claudevan você conseguiu pegar o número?
      Estou com o mesmo problema preciso pegar esse número 

  • comment-avatar
    Marco Túlius 2 anos atrás

    Boa explicação!
    Parabéns!!

  • comment-avatar
    Moisés Martins 2 anos atrás

    Comprei no leilão carro com sinistro e nessecario fazer este laudo

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Moisés, como vai?
      Isso. Para a recuperação de sinistro é necessário a realização do CSV.

  • comment-avatar
    cleide 2 anos atrás

    Boa noite, como funciona o csv para alteração de crlv para carro PCD?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Cleide, como vai?
      Nesse caso indicamos entrar em contato diretamente com uma vistoria autorizada pelo Detran da sua região para verificar o procedimento correto.

      • comment-avatar
        Sílvio 2 anos atrás

        Olá, parabéns pelo texto!
        Comprei recentemente um veículo e após fazer a transferência, de SP para MG o documento de circulação veio com a observação: “ALTERAÇÃO DOC. CARROC. CSV 999999999999999”.
        Sabe me dizer o que significa?
        Muito obrigado!

        • comment-avatar

          Olá Silvio, tudo bem? Esta observação informa que o veículo passou por alteração na sua carroceria e teve emissão de um novo CSV. Pode estar relacionado a sinistro ou reparos, no caso de restauração veicular.

  • comment-avatar
    Rodrigo Castro dos Santos 2 anos atrás

    Boa tarde!
    Meu veículo tem o CSV pela alteração de roda original para ato 22.
    Agora eu voltei as rodas originais, eu consigo retirar o CSV do documento? Pq agora o carro está original padrão do fabricante.

  • comment-avatar
    AMANDA AMALIA FARIA DE SOUZA 2 anos atrás

    Olá boa tarde.
    Meu veículo ainda não foi transferido pro meu nome e ele tem gnv no documento.
    Tentei emitir a guia da transferência e consta como Csv vencido.
    Fiz a vistoria e ja estou com o laudo do inmetro como faço agora pra atualizar no Detran e dar andamento na transferência de propriedade?

    • comment-avatar

      Olá Amanda,
      O que você precisa fazer é providenciar a renovação do CSV e apresentá-la junto com o laudo do Inmetro e demais documentos necessários para a transferência de propriedade diretamente no DETRAN de seu estado. É importante verificar se existem outras pendências no veículo e saná-las antes de solicitar a renovação do CSV. Se você ainda tiver alguma dúvida, recomendamos entrar em contato com a unidade do Detran para obter mais informações sobre o processo.

  • comment-avatar
    Roberta 2 anos atrás

    Olá, estou interessada na compra de um veiculo com histórico de leilão média monta, mas estou com um certo medo, é seguro comprar um veículo desse? O vendedor (loja) informou que tem o laudo cautelar, é a mesma coisa só CSV do inmetro? Nesse laudo cautelar ou no CSV deve constar quais informações?

    • comment-avatar

      Olá Roberta, tudo bem? O Laudo faz parte da Emissão de um CSV, É nele onde a vistoria aprova ou não as condições do veículo para trânsito seguindo as normas do CNT. É importante você se atentar a 2 coisas. 1- Um veículo com média monta sofreu uma colisão um pouco mais forte, 2- Se o veículo tem os documentos em dia e o CSV emitido pode trafegar normalmente.

  • comment-avatar
    Jefferson Durães 2 anos atrás

    Vendi um veículo recuperado de sinistro e consta no doc do carro no campo observações, porém não tem o número do csv, o comprador levou esse carro para o Paraná e não está conseguindo transferir por causa desse número, oque é possível fazer para realizar a transferência?

  • comment-avatar
    Ricardo Ancelmo Da Costa 2 anos atrás

    Meu carro tem o o CSV: 001426127102017, o que significa?

    • comment-avatar

      Olá Ricardo, tudo bem? Significa que foi emitido um Certificado de Segurança Veicular para este veículo. Você precisa verificar este CSV para saber qual característica original do veículo foi modificada. Conforme explicamos na matéria, pode estar relacionado a mudanças de motor, recuperação de sinistro ou mudanças nas características do veículo.

  • comment-avatar
    JOAO JOHNYSON SOUSA SILVA 2 anos atrás

    Bom dia, comprei um veiculo com csv sinistrado do rio de janeiro, desde do ano passado, estava na jsutiça, pq o ipv foi duplicado, ganhamos e está tudo ok, porem agora, fiz a vistoria e quando fui fazer a transferencia, me ligaram falando que eu deveria ir no imetro, pois foi de sinistro, mas eu tenho o documento do CSV, e aprovado la no rio de janeiro, tanto que peguei no site que indicou nos comentarios em veiculos, o que devo fazer? so mostrar esse documento que até tem no registro csv? ou tem que realemnte ir novamaente no9 inmetro fazer novamente essa vistoria? nao tem sentido se ja fez e está tudo ok

    • comment-avatar

      Olá João, tudo bem? Você pode realizar uma consulta veicular ou até mesmo verificar no Senatran. Caso não haja pendência de CSV, você pode apresentar este CSV. Senão será realmente necessário emitir novo laudo Inmetro em vistoria (seguindo a regra do Detran do seu estado).

  • comment-avatar
    André 1 ano atrás

    Rafael, bom dia! Tudo bem? Me tira uma dúvida, por favor?
    Eu bati o carro e como não tinha seguro, eu tive que arrumar — trocou caixa de roda e ponta longarina. Qual inspeção eu devo fazer para ver se o trabalho de conserto da estrutura foi bem feito e o carro está apto para circular? Não tem apontamento no documento, mas eu gostaria de realizar o apontamento para segurar os futuros compradores, como faço, por favor? 
    Grande abraço,

    • comment-avatar

      Olá André, tudo bem? Geralmente, os sinistros de pequena monta (danos leve, que não afetam a estrutura do veículo), não exigem esta necessidade de vistoria e emissão de CSV (Certificado de Segurança Veicular) que informaria este sinistro no documento. Você pode, caso queira informar futuros compradores, realizar uma vistoria cautelar em uma empresa de sua confiança e solicitar um laudo cautelar aferindo os reparos realizados no veículo.

  • comment-avatar
    Joel Robson Menegazzo de Souza 1 ano atrás

    Olá, bom dia!
    Aparece no documento de meu veículo:
    Observação – CSV 004659175702019.
    O que significa?

    • comment-avatar

      Olá Joel, tudo bem? Isso significa que seu veículo teve que passar por uma vistoria e emissão de certificado de segurança veicular. E Pode ser por diversos motivos diferentes como: mudança de características originais, sinistos, remarcação de chassi e outros. Aconselho a consultar este CSV.

  • comment-avatar
    Thiago Dias 1 ano atrás

    Quando coloca GNV no carro, tem o csv no documento ok?
    Quando tira tem que ter outro csv também correto?
    Comprei um carro com histórico de GNV mas não tem nada no doc…
    Deveria ter alguma observação no documento?
    Ou esse carro teve GNV sem regulamentação?

  • comment-avatar
    Leandro 1 ano atrás

    Olá. Com a aprovação do CSV para um sinistro (no meu caso enchente), já é permitido circular com o automóvel? Ou apenas após a retirada da restrição pelo Detran?

    Outra pergunta q tenho é: após dar entrada no protocolo para desbloqueio, quanto tempo o Detran demora para emitir o CRLV-e com a baixa da restrição?

    Obrigado desde já pela ajuda.

    • comment-avatar

      Olá Leandro, tudo bem contigo? A emissão do CSV, já é de fato, uma autorização de circulação do veículo, atestando que o veiculo passou por vistoria que aferiu que o carro é seguro e esta apto das normas técnicas vigentes em nossa legislação. Esse dado não sai do documento, mesmo após emissão de CRLV-e, no novo documento vai constar esta emissão de CSV.

  • comment-avatar
    Mariza 1 ano atrás

    Estou comprando um carro e tem a seguinte informação: SEGURANÇA VEICULAR, LIBERADA POR ACIDENTE. Isso quer dizer que o carro teve avaria? Posso comprar sem me preocupar? O que implica essa informação? Como saber se foi um acidente de pequeno, médio ou grande porte?

    • comment-avatar

      Olá Mariza, tudo bem? Aparentemente este veículo tem sinistro registrado. Você pode ter dificuldade de realizar seguro em algumas seguradoras. Para saber se foi de pequena ou média monta somente consultando o CSV informado no documento.

  • comment-avatar
    Marco Antonio Machado Lima 1 ano atrás

    Sobre a resolução 859 de sistemas de segurança em caminhão basculante vcs realizam este serviço?

    • comment-avatar

      Olá Marco Antonio, tudo bem? A emissão do CSV varia de estado para estado. Você precisa procurar o Detran de seu estado e verificar quais empresas estão autorizadas para emissão do CSV de acordo com a resolução 859 do Contran.

  • comment-avatar
    Dener Timóteo Da Silva 1 ano atrás

    no CRLV DO MEU CARROS CONSTA ALTERAÇÃO DOC. COMBUST CSV, GOSTARIA DE SABER O QUE É ISTO PROPRAMENTE DITO

  • comment-avatar

    Bom dia.

    colidi com meu carro e o csv estava vencido, infelizmente deu pt.
    como faço para fazer a transferencia para seguradora com o csv vencido?

  • comment-avatar
    MATHEUS HENRIQUE RODRIGUES DE MELO 11 meses atrás

    Olá, bom dia!

    Comprei um carro de leilão e ao tentar realizar a transferência fui informado no DETRAN que existe um erro no sistema com a seguinte mensagem “CSV NÃO CONSUMIDO”. Devido a este erro no sistema eu não consegui finalizar a transferência.

    Estou buscando saber como posso resolver este problema porém, não estou tendo sucesso, você sabe me dizer onde devo ir para resolver e como resolver?

    Este carro tinha gás anteriormente mas quando comprei, ele já veio sem gás, por isso imagino que foi gerado o CSV.

  • comment-avatar
    Marilsa Ariozi 7 meses atrás

    comprei um veiculo 0km, com as isenções dos tributos fiscais, por ser PCD. Contratei um serviço de assessoria. Peguei o veículo e providenciei o docto no Poupatempo. Fui fazer a pericia para isenção do IPVA.Lá tomei conhecimento que meu veiculo teria que ter adaptação para instalação de um pomo. Em contato com a assessoria ela me disse que é só instalar o pomo e andar normal, ao passo que me informaram que tenho que comprar o pomo com NFs da peça e da instalação, cadastrar o pomo no site do Detran, passar em inspeção do Inmetro, depois em vistoria veicular e após levar no Detran para constar no CRLV. É isso mesmo? O veiculo enquanto for de PCD terá que ser feitas vistorias periódicas, ainda que seja um pomo que não mexe com a estrutura do veículo.

    • comment-avatar

      Olá Marilsa, tudo bem? Conforme a portaria n.º 159 do DENATRAN e Resolução n.º 292 do CONTRAN, é necessário constar em seu documento veicular a observação: “veículo para condução por pessoas portadoras de necessidades especiais”. E para a viabilidade desta é necessária solicitação prévia ao órgão responsável e passar por inspeção para emissão (processo varia de acordo com cada estado, procure o DETRAN de seu estado) e emissão do CSV para inclusão e registro em sua documentação.

  • comment-avatar
    Rogério Silva 4 meses atrás

    Boa noite!!
    Quais são os primeiros passos para montar uma empresa para emissão dos laudos CSV?