Manutenção de ar-condicionado do carro: saiba como limpar corretamente

Os aparelhos de ar-condicionado têm se tornado itens cada vez mais comuns nos automóveis. Eles trazem mais conforto e comodidade aos passageiros e até mesmo mais segurança, pois permitem que os vidros do carro possam permanecer fechados.

Entretanto, a manutenção de ar-condicionado do seu veículo é um fator do qual você não pode se esquecer. Ela é importante porque garante que o aparelho continue funcionando corretamente, aumentando a vida útil de suas peças.

A higienização diminui, ainda, o gasto de combustível e previne vazamentos. Além disso, ela é primordial para a saúde dos ocupantes do veículo, uma vez impede o desenvolvimento de fungos e bactérias. Neste post, você conhecerá os passos principais para fazer a limpeza desse componente automotivo. Você saberá mais sobre os pontos a seguir.

  • Observação do funcionamento do ar-condicionado.
  • Verificação do radiador, do condensador do ar-condicionado e do filtro de cabine.
  • Remoção da umidade dos dutos.
  • Aplicação de produto descontaminante.

Confira agora mesmo!

Observe o funcionamento do ar-condicionado

Antes de iniciar a manutenção do ar-condicionado do seu veículo, fique atento ao funcionamento do aparelho. Observe se há barulhos diferentes ou mesmo rachaduras na correia. Se esse for o caso, talvez você precise trocar algumas peças com ajuda profissional.

Verifique o radiador, o condensador do ar-condicionado e o filtro de cabine

O passo seguinte é a verificação do estado do radiador e do condensador do ar-condicionado. Eles devem estar limpos e livres de sujeiras. Caso haja detritos no condensador, eles podem bloquear o fluxo do ar.

Você também deve conferir a situação do filtro de cabine antes de começar a higienização. A menos que essa peça esteja muito limpa, você deverá providenciar a troca. Assim, você terá a certeza de que os poluentes que estavam presos no filtro não permanecerão no aparelho.

Remova a umidade dos dutos

Para remover a umidade dos dutos, pare o carro e deixe as portas e janelas fechadas e o motor ligado. Sempre faça isso em um local aberto para sua segurança.

Gire o aquecedor para cima, deixe o ar-condicionado desligado e saia do carro. Faça isso por cinco minutos. Assim, a umidade será removida, o que impedirá a proliferação de bactérias nos dutos do ar-condicionado.

Aplique um produto descontaminante

Um produto descontaminante é útil para eliminar infestações de ácaros, bactérias e fungos. Depois de remover a umidade dos dutos, desligue o aquecedor do ar e ligue o ar-condicionado no nível máximo.

Com uma máscara de proteção, aplique o produto no aparelho conforme as instruções da embalagem. Ligue o ar-condicionado, feche o carro e saia do automóvel. Deixe o produto agir por cerca de cinco minutos. Antes de usar novamente o veículo, deixe o carro aberto para ser bem ventilado por pelo menos meia hora.

A manutenção de ar-condicionado do veículo é de extrema importância e não deve ser deixada de lado. Seguindo esses passos, você garantirá a manutenção do aparelho e evitará defeitos e problemas mais sérios.

Tais procedimentos devem ser executados, em média, a cada seis meses, a cada 30 mil km rodados ou seguindo as especificações do manual do fabricante. Entretanto, pode ser necessário fazer higienizações em prazos mais curtos, caso haja odores desagradáveis ou barulhos inesperados, por exemplo.

Você gostou deste post? Então não pode deixar de conferir nossas dicas incríveis sobre como descobrir se um carro tem a quilometragem adulterada. Boa leitura!

ebook_prevenção_de_fraudesPowered by Rock Convert

DATE: abr 9, 2020
AUTOR: Maylan Moreno
Histórico Veicular, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *