Comprei um carro com multa! O que faço agora?

Comprar um carro é a realização de um sonho para a maioria dos brasileiros. Por ser um momento significativo e valoroso na vida das pessoas, nada mais certo do que se organizar bem para esse momento, não é verdade?

Entretanto, mesmo que você se planeje corretamente, por vezes algo pode não sair como o esperado, como comprar um carro com multa, por exemplo. Mas, saiba que existem formas de se proteger quanto a isso. Quer saber quais são elas? Acompanhe a leitura!

Quais são os principais débitos que um carro pode apresentar?

Trocar de carro nunca é uma decisão fácil. Exige muito estudo, cuidado e, principalmente, tempo disponível para fazer toda essa pesquisa. Checar os aspectos estéticos e mecânicos da inspeção veicular antes da compra são procedimentos normais, que todo mundo faz antes de se decidir.

Entretanto, o que muita gente deixa de fazer é checar as questões ligadas à documentação do veículo. Talvez, a emoção de trocar de carro é tão grande que as pessoas se esquecem de estudar a situação do automóvel perante aos órgãos reguladores.

Por isso, é importante estar sempre atento. Caso você não faça essa pesquisa, pode acabar comprando um carro com débitos em aberto, tais como multas de trânsito e IPVAs atrasados.

Quais cuidados você deve ter para evitar comprar um carro com multa?

Checar a existência de débitos em aberto é extremamente importante na hora de trocar o veículo, afinal de contas, caso haja alguma pendência, não será possível transferi-lo. Existem alguns passos a serem tomados para que você se proteja de comprar um carro com multa. Confira:

Verifique a situação do veículo antes da compra

Se você ficou interessado por um carro e pretende compra-lo, deverá verificar, antes de mais nada, a situação do veículo junto ao Detran do seu estado.

Com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), a placa do carro e o número do CPF/CNPJ do dono atual, você consegue ter acesso a todas as informações pertinentes ao veículo pela própria internet.

Caso haja alguma multa em aberto ou débitos referentes a documentação, você descobrirá nesse portal. Se o veículo estiver livre de pendências, verá a presença do termo “nada consta”.

Saiba como recorrer em caso de multas

As multas e infrações de trânsito demoram um certo tempo para entrar no sistema do Detran. Sendo assim, pode ocorrer que uma multa apareça no seu carro após a efetivação da compra.

Quando isso acontece, nem sempre é por má fé por parte do antigo dono. Mesmo assim, cabe a você comunicar ao antigo proprietário sobre essas condições, pois ele será o responsável por arcar com a defesa da autuação, o valor financeiro e a pontuação da infração.

Caso ele não aceite ser responsabilizado pelas multas anteriores à data da compra, complicadas, você poderá recorrer à Justiça para reaver as despesas pagas referentes às infrações do antigo proprietário.

Qual é a importância de contar com um auxílio especializado antes de comprar um veículo?

Comprar um carro seminovo pode ser muito vantajoso, mas é preciso se precaver de determinadas situações. Por isso, é extremamente importante contar com o auxílio de uma empresa especializada no fornecimento de informações na análise de crédito e negativação de devedores.

A Rede Cred Auto, por exemplo, oferece um sistema em tempo real, via internet, onde é possível ter acesso aos dados cadastrais que inibem a ação dos estelionatários e fraudadores. Além disso, também disponibiliza o serviço de negativação de dívidas vencidas e não pagas dos seus clientes na base de dados do Serasa com abrangência nacional.

E então, que tal se proteger de comprar um carro com multa? Entre em contato com a Rede Cred Auto e veja como nós podemos lhe ajudar!

ebook_prevenção_de_fraudesPowered by Rock Convert

DATE: jul 7, 2020
AUTOR: Maylan Moreno
Histórico Veicular, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *