HomeHistórico Veicular

Comprei um carro com multa! O que faço agora?

Comprei um carro com multa! O que faço agora?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Comprar um carro é a realização de um sonho para a maioria dos brasileiros. Por ser um momento significativo e valoroso na vida das pessoas, nada mais certo do que se organizar bem para esse momento, não é verdade?

Entretanto, mesmo que você se planeje corretamente, por vezes algo pode não sair como o esperado, como comprar um carro com multa, por exemplo. Mas, saiba que existem formas de se proteger quanto a isso. Quer saber quais são elas? Acompanhe a leitura!

Quais são os principais débitos que um carro pode apresentar?

Trocar de carro nunca é uma decisão fácil. Exige muito estudo, cuidado e, principalmente, tempo disponível para fazer toda essa pesquisa. Checar os aspectos estéticos e mecânicos da inspeção veicular antes da compra são procedimentos normais, que todo mundo faz antes de se decidir.

Entretanto, o que muita gente deixa de fazer é checar as questões ligadas à documentação do veículo. Talvez, a emoção de trocar de carro é tão grande que as pessoas se esquecem de estudar a situação do automóvel perante aos órgãos reguladores.

Por isso, é importante estar sempre atento. Caso você não faça essa pesquisa, pode acabar comprando um carro com débitos em aberto, tais como multas de trânsito e IPVAs atrasados.

Quais cuidados você deve ter para evitar comprar um carro com multa?

Checar a existência de débitos em aberto é extremamente importante na hora de trocar o veículo, afinal de contas, caso haja alguma pendência, não será possível transferi-lo. Existem alguns passos a serem tomados para que você se proteja de comprar um carro com multa. Confira:

Verifique a situação do veículo antes da compra

Se você ficou interessado por um carro e pretende compra-lo, deverá verificar, antes de mais nada, a situação do veículo junto ao Detran do seu estado.

Com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), a placa do carro e o número do CPF/CNPJ do dono atual, você consegue ter acesso a todas as informações pertinentes ao veículo pela própria internet.

Caso haja alguma multa em aberto ou débitos referentes a documentação, você descobrirá nesse portal. Se o veículo estiver livre de pendências, verá a presença do termo “nada consta”.

Saiba como recorrer em caso de multas

As multas e infrações de trânsito demoram um certo tempo para entrar no sistema do Detran. Sendo assim, pode ocorrer que uma multa apareça no seu carro após a efetivação da compra.

Quando isso acontece, nem sempre é por má fé por parte do antigo dono. Mesmo assim, cabe a você comunicar ao antigo proprietário sobre essas condições, pois ele será o responsável por arcar com a defesa da autuação, o valor financeiro e a pontuação da infração.

Caso ele não aceite ser responsabilizado pelas multas anteriores à data da compra, complicadas, você poderá recorrer à Justiça para reaver as despesas pagas referentes às infrações do antigo proprietário.

Qual é a importância de contar com um auxílio especializado antes de comprar um veículo?

Comprar um carro seminovo pode ser muito vantajoso, mas é preciso se precaver de determinadas situações. Por isso, é extremamente importante contar com o auxílio de uma empresa especializada no fornecimento de informações na análise de crédito e negativação de devedores.

A Rede Cred Auto, por exemplo, oferece um sistema em tempo real, via internet, onde é possível ter acesso aos dados cadastrais que inibem a ação dos estelionatários e fraudadores. Além disso, também disponibiliza o serviço de negativação de dívidas vencidas e não pagas dos seus clientes na base de dados do Serasa com abrangência nacional.

E então, que tal se proteger de comprar um carro com multa? Entre em contato com a Rede Cred Auto e veja como nós podemos lhe ajudar!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 20
  • comment-avatar

    Multas Veiculares, nem todos os órgãos informam ao Detran do seu estado multas aplicadas, ou os Detrans não deixam visíveis essas informações, pois em vários casos tivemos a oportunidade incomoda de enfrentar problemas em transferências devido a multas aplicadas por órgãos municipais, que não apareciam em consultas públicas ou pagas.. Não é só uma questão de tempo, pois as multas são de meses e até de anos anteriores.
    O Denatran ou outro órgão que tenha a responsabilidade de fiscalizar as multas, deveria tomar providências junto a estes órgãos.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Maria, como vai?
      Infelizmente é um problema que também enfrentamos, pois alguns órgãos são mais demorados ou não faz a homologação no DETRAN OU SENATRAN.

  • comment-avatar
    Tiago Souza dos Santos 3 anos atrás

    Comprei um carro e depois que fiz a transferência as multas chegaram. Meu nome a pontuação e do antigo dono ou vem em minha habilitação . Já está na atuação de penalidade posso transferir pra ele essa multa

    • comment-avatar

      Olá Tiago, tudo bem? Sempre é importante, antes de realizar a transferência de propriedade, realizar uma consulta sobre multas. Com a compra/venda sendo feita pelos meios eletrônicos você não terá este tipo de problema.

  • comment-avatar
    Alexandre vinchi 2 anos atrás

    Comprei faz um mês agora chegou multas 2020 cai a multas no ex dono isso mesmo

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Alexandre, como vai?
      Isso mesmo, as multas caem sobre o proprietário da época em que a infração foi aplicada.

  • comment-avatar
    William 2 anos atrás

    Comprei uma moto e depois de 6 meses com ela já no meu nome apareceu multas do antigo dono
    Que se recusa a pagar

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá William, tudo bem?
      Pode verificar se existe alguma cláusula no seu contrato de compra e venda do veículo sobre multas, com isto é possível realizar a negativação do antigo proprietário.

  • comment-avatar

    COMPREI UM CARRO E CONFIEI NA PALAVRA DO VENDEDOR E FOMOS AO CARTORIO E FIZEMOS OS TRAMITES E DEPOIS DESCOBRI QUE O CARRO TEM 2 MULTAS SENDO UMA DELAS POR EMBREAGUÊS ESTOU DESESPERADO.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Eude! Como vai?
      Infelizmente o que pode ser feito é verificar se no contrato de compra e venda do veículo consta alguma cláusula sobre multas, contendo pode ser realizado a negativação do nome do vendedor ou da empresa.

  • comment-avatar
    José arikson chaves de freitas 2 anos atrás

    Comprei um veículo não aparecia multas no nada consta
    Depois que paguei o boleto não pude imprimir o documento de roda

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá José, como vai?
      É indicado sempre realizar uma consulta no site do Detran do estado para verificar se a emissão do licenciamento digital está liberado, pode não ser liberado por conta de alguma restrição ou pendência financeira.
      Se houver mais alguma dúvida, estamos à disposição.

  • comment-avatar
    Rodrigo 1 ano atrás

    Vendi um carro em 2020, paguei todas as multas, inclusive multas que apareceram de 2020 apos a venda. Hoje, 2022 o comprador disse que apareceram multas de 2019. Em 2019 o carro nao era meu, e agora? De quem e a culpa?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Rodrigo, tudo bem?
      O responsável por estas multas é o vendedor, pois na época o veiculo estava em posse dele, é necessário verificar se no contrato de compra e venda existe alguma cláusula relacionada à multas.

  • comment-avatar
    Jessica Gomes 11 meses atrás

    Comprei um carro e depois de 3 meses apareceu uma multa do antigo dono, falei com a mulher que comprei ela disse que era da pessoa que ela comprou o carro mas ela não tinha mais o contato dele, e agora o que eu devo fazer??

    • comment-avatar

      Olá Jessica, tudo bem? A Responsabilidade é do antigo proprietário, se a compra foi feita em uma agência, vale a lei do consumidor e seus órgãos de proteção como o Procon, caso tenha sido uma venda de um particular e não consiga resolver amigavelmente, o ideal é você procurar um advogado.

  • comment-avatar
    Alessandra juscinski 10 meses atrás

    Oi meu filho comprou um carro e transferiu pro nome dele dai apareceu uma multa do antigo dono quem tenque paga a multa e se tem perigo de apreensão do veículo se não paga a multa

    • comment-avatar

      Olá Alessandra, tudo bem? Geralmente, a responsabilidade da multa é do antigo proprietário, porém, somente se a transferência e comunicação de venda foi feita antes da multa. Indicamos sempre realizar o contrato de compra e venda que garante o pagamento de multas. O não pagamento de multas pode acarretar no bloqueio do licenciamento.

  • comment-avatar
    Mônica Aparecida da Silva 8 meses atrás

    Bom dia. Comprei um carro depois de uns três meses começou chegar multa do antigo dono. Nem a agência que comprei nem o antigo dono quer pagar. O que fazer ?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno - Rede Cred Auto 8 meses atrás

      Olá Mônica, como vai?
      Você certificou-se de que a transferência foi realizada de maneira correta?
      Se o antigo proprietário não quiser transferir a multa, você pode tentar entrar com um recurso no Detran. Para isso, você precisará apresentar os documentos que comprovem a transferência de propriedade.
      Se a situação se complicar, você pode considerar consultar um advogado especializado em questões de trânsito e direito automotivo para orientação.