Rastreador de placa de carro: como é possível localizar o veículo?

A cada um minuto um roubo ou furto de carro acontece no Brasil. Dados alarmantes, mas que refletem o quanto é necessário o investimento em segurança para quem se locomove pelas ruas deste país, principalmente de carro. Existem muitas opções para aumentar a segurança do motorista, desde a utilização de alarmes até a obtenção de um seguro.

Porém, investir em um rastreador de placa de carro pode ser uma ótima alternativa não só para encontrar o veículo, mas também para se proteger contra possíveis sequestros e outras situações perigosas.

A seguir, vamos apresentar as principais informações sobre esse tipo de ferramenta. Neste texto, você vai descobrir:

  • Como funciona um rastreador.
  • Por que é importante localizar um veículo pela placa.
  • Como é possível encontrar um carro. 

Confira!

Como funciona um rastreador de carro?

Rastreadores são equipamentos para a geolocalização de um veículo. Esses aparelhos, ao serem instalados, podem mostrar onde o carro está. Existem dois tipos de rastreadores: os que utilizam a radiofrequência e os que são integrados a um GPS. Vamos entender como cada um deles funciona.

Radiofrequência

Os rastreadores com radiofrequência emitem sinais triangulares que são sintonizados por grandes antenas de recepção. Uma das principais características desse tipo de aparelho é que ele tem uma grande cobertura de área. O veículo que utiliza esse tipo de rastreador pode ser encontrado até mesmo em locais fechados. Essa é uma ferramenta quase imune a interferências e ideal para quem vive em grandes cidades.

GPS

Os rastreadores integrados a um GPS utilizam um sistema interligado com uma rede de 24 satélites. O aparelho precisa captar o sinal de pelo menos 4 deles para ser detectado. O rastreador manda os sinais para os satélites, que os enviam para os receptores. A localização é enviada por meio de coordenadas e os receptores a transmitem para as centrais. Como não tem um alcance tão potente, essa opção é melhor para quem transita em áreas de cobertura regional.

Quais são as vantagens de utilizar um rastreador?

Vamos conferir os principais benefícios de instalar um rastreador em um veículo. Entenda!

Evita roubos

Obviamente, um dos primeiros motivos para utilizar um rastreador é a possibilidade de localizar o veículo em caso de roubo. Realmente, é uma tecnologia bastante eficiente para encontrar um carro parado ou em movimento. Ele aumenta, e muito, as possibilidades de recuperação.

Permite mais segurança

Além da questão do roubo, o rastreador também pode ajudar em caso de sequestro, facilitando a localização da vítima e agilizando ainda mais o resgate. Alguns sistemas permitem a instalação de um botão de pânico que, ao ser acionado, entra em contato diretamente com a central para que ela faça a comunicação da ocorrência à polícia.

Outros contam com um recurso chamado “cerca eletrônica”, que propõe um limite no qual o veículo pode circular. Assim que ele é ultrapassado, o usuário é comunicado por meio do celular ou e-mail.

Possibilita um seguro mais barato

Outra vantagem que o rastreador garante é a possibilidade de baratear o seguro. Com frequência, a seguradora entende que o fato de o veículo contar com esse equipamento faz com que ele corra menos riscos, já que o aparelho facilita a localização em caso de roubo. Portanto, a mensalidade tende a ficar mais barata.

Ajuda no controle de cargas

O Brasil registrou 22 mil roubos de cargas em 2018, demonstrando a falta de segurança nesse tipo de transporte. Para empresários que utilizam uma frota de veículos, ter instalados rastreadores é a melhor forma de prevenir esse tipo de situação. Afinal, além de facilitar o controle de entregas e encomendas, o aparelho mostra se o motorista está realizando o trajeto correto. 

Impede o funcionamento do carro

Em casos especificamente de furtos ou roubos, existem alguns rastreadores capazes de bloquear o motor do automóvel. Sendo assim, quando o carro é roubado e a central é comunicada, o dispositivo corta a conexão da ignição do motor. Dessa forma, é mais fácil localizar o veículo e recuperá-lo rapidamente.

Por que é importante identificar o veículo pela placa?

Localizar o carro pela placa é uma outra maneira de investir na segurança do motorista. Essa é uma medida importante por vários motivos. Inicialmente, é possível saber as principais informações sobre um veículo, ajudando a conhecer a procedência do automóvel suspeito, por exemplo.

Também, para quem está interessado em comprar um veículo usado, ela é fundamental para fazer uma aquisição segura e que não trará problemas posteriores. Afinal, é possível ter acesso a diferentes dados pela placa e descobrir quem é o dono do carro, se o automóvel já foi roubado, se há alguma irregularidade nos registros etc.

Como consultar a localização de um veículo pela placa?

Existem duas maneiras de localizar um carro pela placa. A primeira é por meio do Detran, a segunda é pela contratação do serviço com uma empresa especializada. Pelo Detran, apesar de a consulta ser gratuita, existem algumas limitações nas informações disponibilizadas. É possível acessar os dados do carro tanto pelo RENAVAM quanto pela sua placa.

Ao decidir analisar o número da placa, o interessado só precisa ir ao site do Detran, na área de consulta ao veículo. Ali, deve procurar pela opção “Base Estadual”. Ao digitar o número da placa, é possível saber a marca, o modelo, o ano de fabricação, o chassi, o RENAVAM e o nome do dono do veículo.

Agora, se a intenção é saber o CPF, o RG ou o endereço do proprietário, o Detran não concede essas informações. O interessado precisará contratar o serviço à parte com a empresa especializada.

Como funcionam os serviços de verificação veicular?

Além do Detran, uma outra maneira de procurar informações sobre o carro é pela contratação de um serviço de verificação veicular. Esse tipo de empresa oferece uma análise completa, capaz de fornecer muitos dados sobre a procedência do automóvel.

Na avaliação, é possível saber se o carro foi leiloado, passou por sinistro, quantas vezes precisou ir ao mecânico, se é roubado, quem é o proprietário, entre outras informações. Esse é um serviço fundamental para quem quer realmente conhecer o histórico veicular do automóvel.

Como vimos, utilizar o rastreador de veículos e fazer a localização por placa são importantes medidas para garantir a segurança não só do automóvel, mas também de quem o dirige, evitando possíveis roubos ou até mesmo sequestros. Por isso, não deixe de investir nessas soluções.

Gostou do nosso texto sobre rastreador de placa de carro? Tem alguma sugestão ou dúvida? Então, não se esqueça de deixar seu comentário!

ebook_prevenção_de_fraudesPowered by Rock Convert

DATE: ago 24, 2019
AUTOR: Maylan Moreno
Comments: 2
Histórico Veicular, , ,

Comments 2

Bom texto

Obrigado Elaine!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *