HomeInadimplência

Fique por dentro das principais diferenças entre PEFIN e REFIN

Fique por dentro das principais diferenças entre PEFIN e REFIN

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você se preocupa constantemente em diminuir o número de dívidas e quitar aquelas já existentes em sua empresa, não é mesmo? A redução da inadimplência é um dos maiores desafios em qualquer negócio. Os pagamentos em atraso comprometem seriamente as perspectivas de crescimento de uma organização em qualquer área.

Por esse motivo, é preciso que os gestores estejam sempre atentos às formas de mitigar esse problema. PEFIN e REFIN são dois serviços de regularização de dívidas que podem ser grandes aliados de sua empresa na política de cobranças.

Neste post, você conhecerá mais sobre:

  • O que são PEFIN e REFIN.
  • Vantagens dos serviços.
  • As principais diferenças entre os dois.

Vamos lá?

O que são PEFIN e REFIN

PEFIN e REFIN são serviços exclusivos por meio dos quais é possível regularizar ou incluir dívidas vencidas e não pagas dos clientes de uma empresa no banco de dados da Serasa Experian. Por meio deles, é possível encontrar os dados para localizar o cliente em débito. Além disso, a solução permite que a empresa consiga informar a dívida ao cliente por meio de uma carta-comunicado.

A carta transmitirá ao cliente mais informações sobre o débito, o valor atualizado e instruções sobre como poderá quitá-lo. É possível, inclusive, enviar um boleto com o valor atualizado para facilitar o pagamento da dívida.

Vantagens dos serviços

A utilização do PEFIN e REFIN em uma empresa é muito vantajosa, pois é uma alternativa prática, segura e tem um grande alcance. O PEFIN, por exemplo, chega a atingir mais de 400 mil clientes e são feitas mais de 4 milhões de consultas à base de dados por dia.

Diferenças entre PEFIN e REFIN

Apesar de serem serviços muito semelhantes e ambos, inclusive, possibilitarem a consulta tanto de um CPF quanto de um CNPJ, há uma diferença crucial entre PEFIN e REFIN. No PEFIN, as empresas que podem participar do convênio, ou seja, incluir informações de clientes em débito ou tomar conhecimento de quem são essas pessoas, pertencem a diversos segmentos da economia. São, por exemplo, empresas do ramo de varejo, indústria, serviços, entre outros.

Já quando se fala no REFIN, as empresas conveniadas ao serviço são exclusivamente atuantes em diversas áreas da economia. Assim, o REFIN é destinado a bancos e instituições financeiras. Se, por exemplo, uma pessoa física ou jurídica tem dívidas vencidas e não quitadas referentes a um cartão de crédito ou cheque especial, e a instituição financeira for conveniada ao REFIN, aquele CPF ou CNPJ constará na base de dados.

Dessa forma, PEFIN e REFIN são produtos oferecidos pela Serasa Experian que são muito úteis na redução dos índices de inadimplência de uma empresa. Agora que você já conhece a diferença crucial entre eles, é possível escolher qual a opção mais adequada para o seu negócio.

Se você gostou deste conteúdo também vai adorar o texto sobre a melhor medida para lidar com devedores, para ver informações sobre protesto, negativação de dívidas e ainda descobrir qual a melhor opção para sua empresa. Boa leitura!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0