HomeGestão empresarial

Confira 4 dicas para garantir a segurança financeira da empresa

Confira 4 dicas para garantir a segurança financeira da empresa

Tempo de Leitura: 2 minutos

A segurança financeira das empresas sempre foi um assunto importante, mas ganhou ainda mais destaque depois da última crise política e econômica que afetou o Brasil — o que exigiu esforços ainda maiores de gestores e colaboradores.

Esse cenário desfavorável aumentou o endividamento de muitas companhias e, somando isso à ausência de uma educação financeira e de um fundo de reserva, fez com que uma parte delas ainda não se recuperasse financeiramente.

A preocupação em organizar as finanças da empresa vai além do controle de recursos, pois prevê oportunidades, projeta investimentos e cria o ambiente ideal para que o negócio prospere.

Para alcançar resultados positivos como os descritos acima, continue a leitura e confira 4 dicas para garantir a segurança financeira de sua companhia.

Neste artigo, você vai saber como diversificar clientes, automatizar processos, fazer um planejamento financeiro e a utilizar um software de gestão.

1. Aposte em seus clientes

Três frentes de trabalho, em relação aos seus clientes, devem ser montadas: atração, retenção e diversificação. Nosso foco, no entanto, será na última. É preciso diversificar os consumidores, mas sem esquecer os que já fazem parte de sua base.

O segredo da diversificação está na construção de um relacionamento a longo prazo, ou seja, esse processo acontece em parceria com as ações de fidelização. Sendo assim, é preciso encontrar oportunidades para se aproximar de seu público.

Avalie se sua equipe está preparada para atender todas as demandas de seus clientes e, caso seja necessário, altere as estratégias de envolvimento. Realize testes com novas soluções e, para alcançar mais pessoas, participe de eventos.

2. Automatize processos

Aumente a produtividade de sua empresa por meio da automação de determinadas tarefas. Chame outros líderes para que identifiquem, por exemplo, quais funções são executadas de modo manual e repetitivo.

Ao automatizar essas tarefas, você diminui a quantidade de erros ocasionados por falhas humanas. Também é possível otimizar os processos e reduzir a quantidade de retrabalho e esforço dedicado.

Essa é uma forma muito eficiente de ser mais produtivo, pois reduz custos com desperdícios e cria a oportunidade de direcionar seus profissionais para funções mais estratégicas.

3. Faça um bom planejamento financeiro

Registre frequentemente as contas a pagar e a receber. Acompanhe cada lançamento para identificar tendências de alta ou queda na saúde financeira do negócio, além de encontrar e cortar gastos supérfluos.

Aproveite essas informações para projetar as receitas e despesas e manter o orçamento empresarial preparado para futuros gastos — inclusive os imprevistos. Crie também uma reserva de emergência.

Faça um alinhamento entre os objetivos da empresa e as possibilidades financeiras, considerando também cenários internos e externos. Determine as ações que serão realizadas para viabilizá-los e um cronograma para colocar as contas em ordem.

4. Utilize um software de gestão financeira

Estamos em plena era digital e sua empresa pode aproveitar ao máximo os recursos tecnológicos para garantir a segurança financeira. Existem softwares voltados para esse tipo de gestão e que ainda podem automatizar muitas tarefas.

As falhas humanas em cálculos e interpretações de dados são eliminadas, pois o sistema é lógico e ainda consegue acompanhar um volume muito maior de informação. Além disso, ele entrega inúmeros relatórios.

Ferramentas assim são essenciais para a segurança financeira de qualquer negócio, pois disponibiliza aos gestores as principais informações que servem de base para que eles tomem as decisões mais precisas.

Ao seguir as dicas de segurança financeira que foram listadas neste artigo, sua empresa reforça o compromisso com os próprios objetivos e garante um futuro ainda mais promissor.

Ficou com alguma dúvida ou deseja comentar sobre o assunto? Utilize o espaço abaixo para deixar sua opinião!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 1
  • comment-avatar
    Curso De Vigilante 3 anos atrás

    Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.