HomeInadimplência

Inadimplência atinge índice recorde. Saiba como proteger a sua Empresa.

Inadimplência atinge índice recorde. Saiba como proteger a sua Empresa.

Tempo de Leitura: 2 minutos

A procura por serviços de consulta financeira e negativação de devedores tiveram um aumento significativo no segundo semestre de 2022. Isso é um indicador que as empresas brasileiras estão muito mais expostas a inadimplência, portanto, muito preocupadas com a saúde financeira de seus clientes e fornecedores.

Este aumento de consultas financeiras (veja mais aqui) vai de encontro ao mais recente levantamento da Serasa Experian, divulgado em agosto de 2022, apontou que 67,9 milhões de brasileiros estão com alguma restrição financeira ou seja 30% da população possui alguma dívida em atraso. O endividamento chegou a 80% das famílias brasileiras de forma que 22% da população está com mais da metade de sua renda comprometida com dívidas.

Os indicadores de endividamento atingiram os maiores índices, desde que a série histórica foi iniciada (2010).

O atual cenário apresenta grandes desafios para todos os tipos de empresa, seja qual for o segmento que ela atue.

O impacto da inadimplência no faturamento, além de atingir diretamente o fluxo de caixa, trás custos adicionais com tentativas de recuperação de dividas por cobranças judiciais e extrajudiciais, portanto, as empresas devem se precaver em duas situações distintas.

Consulta financeira = Redução de inadimplência e riscos:

Consultar previamente a situação financeira de seus clientes e fornecedores é uma etapa que não deve ser ignorada, ela evita prejuízos maiores com custos jurídicos, da segurança ao seu negócio e representa uma relação custo x benefício inegável.

Os serviços oferecidos pela Rede Cred Auto, distribuidora oficial dos serviços Serasa Experian (Empresa líder de mercado) oferecem pacotes de pesquisas com fit à sua necessidade.

São consultas de pendências financeiras, dívidas vencidas, cheques sem fundo (sustados, cancelados, extraviados e roubados), protestos (nacionais e estaduais), score (Pontuação), ações judiciais, limite de crédito, participação empresariais e quadro societário.

Negativação de Devedores = Aumento na quitação de pagamentos em aberto:

Quando um cliente ou fornecedor deixa de cumprir com o pagamento de um título ou de cumprir com cláusulas contratuais você poderá, amparado pelo código de defesa do consumidor, registrar a inadimplência (negativação) na base PEFIN do Serasa.

Esta base tem abrangência em todo o território nacional e é de fácil cadastro, através da Rede Cred Auto. Você poderá cadastrar pendências em títulos (protestados em cartório ou não), notas promissórias, duplicatas, boletos Bancários, contratos, Notas Fiscais, cheques sem fundos (alíneas 12, 13 e 14) e outras dívidas desde que não tenham atingido o prazo máximo de 5 anos.

Prepare-se e solicite agora mesmo seu acesso ao Negativar Devedores da Rede Cred Auto.

Rede Cred Auto, Simplesmente Diferente.

Rafael Platero
Rafael Platero - Rede Cred Auto

Jornalista (MTb 96045/SP), assessor de imprensa e profissional de Marketing aqui na Rede Cred Auto. A minha missão é fornecer conteúdo informativo e relevante sobre automóveis, incluindo compra, venda e documentação, bem como finanças, com ênfase em análise de crédito, tanto para empresas quanto para o público. Eu acredito que o compartilhamento de conhecimento e informações valiosas pode ajudar as pessoas a tomar decisões que podem transformar positivamente a nossa sociedade.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0