HomeHistórico Veicular

O que é Renajud e como funcionam as temíveis restrições?

O que é Renajud e como funcionam as temíveis restrições?

Tempo de Leitura: 5 minutos

Se você trabalha com compra, venda ou aluguel de carros, é imprescindível saber o que é Renajud, e não é difícil descobrir a razão.

Imagine se, por desatenção do funcionário de sua agência de veículos, sua empresa caísse na armadilha de comprar um carro com restrição judicial. Você já se viu nessa situação? Sabe quais as consequências desse erro e como resolvê-lo?

Apenas no primeiro mês de uso dessa ferramenta (que acaba de completar 10 anos de vida), mais de 66 mil veículos foram restritos pela Justiça, o que já nos dá uma ideia da quantidade de carros “contaminados” circulando pelo país (e que podem colocar seu capital em risco).

Se o carro está embargado judicialmente, é porque seu proprietário foi executado para pagar dívidas não quitadas em processos judiciais (geralmente trabalhistas) e, com isso, enquanto o processo correspondente não for transitado em julgado (finalizado), o automóvel fica bloqueado, não pode ser vendido, não pode rodar, e ainda está sujeito a penhora por parte do oficial de justiça. Ou seja, muita dor de cabeça.

Neste artigo, portanto, você vai saber:

  • o que é Renajud;
  • quais restrições podem ser lançadas;
  • como funcionam os bloqueios do Renajud;
  • quais os riscos de comprar carros seminovos sem análise de procedência veicular aprofundada;
  • o que fazer depois de ter seu carro bloqueado.

O que é Renajud?

Renajud (Restrições Judiciais sobre Veículos Automotores) é um sistema online de restrição de carros, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em cooperação técnica com o Ministério das Cidades e o Ministério da Justiça.

Essa ferramenta eletrônica interliga o Poder Judiciário e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), permitindo que as ordens judiciais de restrição de veículos cadastrados no RENAVAM — por conta da condenação de seus proprietários — sejam efetivamente cumpridas pelas autoridades judiciárias (como policiais rodoviários federais ou oficiais de justiça).

É importante destacar que o sistema é on-line, ou seja, as inclusões e retiradas de restrições no RENAVAM do veículo são feitas em tempo real. Esse detalhe é crucial para compreender o que é Renajud e por que você deve fazer uma ampla pesquisa sobre a procedência do veículo antes de fechar negócio de compra/venda ou aluguel em sua loja ou concessionária de automóveis.

Uma ordem de bloqueio judicial pode ocorrer pelas seguintes razões:

  • ações trabalhistas (maior parte das vezes);
  • heranças ou divórcios (em ações que tramitam em Varas de Família e Sucessões);
  • acidentes de trânsito (discutidos em processos judiciais);
  • inadimplência em financiamento (por solicitação judicial da financiadora).

Quais restrições podem ser lançadas?

O Renajud permite a restrição e a retirada de restrições sobre automóveis que circulem em todo o território nacional. Essas limitações são cumulativas e englobam as seguintes situações:

  • Transferência: impede o registro da mudança de propriedade do veículo no RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores);
  • Licenciamento: impede não somente o registro da mudança de propriedade, como também um novo licenciamento, deixando o carro irregular e vulnerável a apreensões em caso de fiscalização por parte dos agentes de trânsito;
  • Circulação: trata-se da restrição total, que impede o registro da mudança de propriedade, a realização do licenciamento anual, bem como sua própria circulação nas vias públicas, autorizando os agentes do Estado ao recolhimento do veículo em caso de fiscalização;
  • Registro de Penhora: registra a penhora determinada em processo judicial para levantamento de recursos que liquidem as dívidas junto ao exequente.

Vale lembrar que o artigo 391 do Código Civil é bastante claro sobre esse tema:

“Pelo inadimplemento das obrigações respondem todos os bens do devedor.”

Bom, apenas por essas informações, já deu para perceber o que é Renajud e o alcance do estrago que a ausência de um levantamento sobre procedência de veículo pode causar a uma revendedora de automóveis ou locadora de carros, certo?

Como funcionam os bloqueios do Renajud?

Dispõem de acesso direto ao Renajud magistrados trabalhistas, servidores do Judiciário autorizados, usuários do Detran/Denatran, bem como gestores do Conselho Nacional de Justiça. Mas o calcanhar de Aquiles dos devedores está, sem dúvida, nas Varas Trabalhistas.

Existem atualmente inúmeras ferramentas modernas de execução trabalhista e, inicialmente, a maior parte das unidades judiciárias promove a quebra do sigilo bancário (e os respectivos bloqueios) dos devedores por meio do Sistema Automatizado de Bloqueios Bancários (SABB), bem como a quebra do sigilo fiscal pelo Infojud (Sistema de Informações ao Judiciário).

Entretanto, não havendo créditos ou bens disponíveis, o Renajud é acionado como terceiro caminho para solução de dívidas. Sobre a ordem de execução na penhora, aliás, há previsão no Novo Código de Processo Civil, em seu artigo 835:

Art. 835. A penhora observará, preferencialmente, a seguinte ordem:

I – dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;

II – títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;

III – títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;

IV – veículos de via terrestre;

V – bens imóveis;

VI – bens móveis em geral;

VII – semoventes;

VIII – navios e aeronaves;

IX – ações e quotas de sociedades simples e empresárias;

X – percentual do faturamento de empresa devedora;

XI – pedras e metais preciosos;

XII – direitos aquisitivos derivados de promessa de compra e venda e de alienação fiduciária em garantia;

XIII – outros direitos.

Pois bem, esse artigo não deixa dúvida sobre o risco de negociar um automóvel sem checar com cuidado a situação do veículo, certo? Um carro só estará livre de penhora se for provado em Juízo tratar-se de indispensável instrumento para o exercício da profissão (caso de um uberista, por exemplo, conforme artigo 833 do NCPC).

Para ficar mais claro o que é Renajud, e como o procedimento é veloz, uma vez autorizada pelo Juízo, a restrição pode ser feita no sistema com quaisquer dos seguintes dados:

  • placa;
  • chassi;
  • CPF/CNPJ.

Quais os riscos de comprar carros seminovos sem análise de procedência veicular aprofundada?

Um carro com restrição pode ser utilizado como instrumento de quitação de dívidas em processos judiciais que venham a se arrastar por anos.

Caso haja penhora e o veículo for levado a leilão, pode inclusive ser requisitada força policial por parte do arrematante (que comprou o veículo no pregão) para entrar em sua loja e levar — à força — o automóvel que você negociou. Estamos falando de um rombo financeiro e, em última análise, até de constrangimento.

Para piorar, como o contrato de compra e venda envolvia um veículo sob a cautela do Poder Judiciário, o ajuste particular sequer tem validade. É por isso que firmar parceria com um especialista em análise de crédito e de procedência de veículo sai muito mais barato do que o risco de fazer pesquisas por si mesmo.

O que fazer depois de ter seu carro bloqueado?

A regra geral é que a restrição do Renajud no veículo só seja retirada após o pagamento do valor devido no processo. Entender o que é Renajud passa pela ciência do tamanho do problema que um erro como esse pode causar.

Entretanto, se você não é o causador da dívida, mas apenas um terceiro que comprou um carro bloqueado de boa-fé, é imprescindível contratar um advogado para ingressar com embargos de terceiros na ação judicial que determinou a restrição do automóvel.

Juntamente com a petição, deverá ser anexado contrato, bem como demais documentos que provem a boa-fé, a fim de liberar o bem e consolidar a transação (o Juízo então iria em busca de outros bens do antigo proprietário).

Há também o caminho de pedir na justiça o desfazimento do negócio e, concomitantemente, solicitar indenização por danos morais e materiais por quem vendeu o carro bloqueado.

Por todos esses problemas posteriores, é crucial fazer a análise de procedência na compra de um veículo usado, a fim de garantir a segurança futura. 

Como essa pesquisa envolve inúmeros bancos de dados diferentes (como Serasa, Detran e o próprio Renajud), o mais indicado é buscar um especialista nessa análise para revendedoras de automóveis, como a Rede Cred Auto, com quase 10 anos de expertise em levar tranquilidade a quem compra/vende ou aluga um veículo.

Agora que você entendeu o que é Renajud, entre em contato conosco e elimine os riscos de restrições da rotina de seu negócio!

Rede Cred Auto, Simplesmente Diferente.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 92
  • comment-avatar
    Antonio 4 anos atrás

    o meu veiculo tem restrição na tranferencia, ao fazer consulta junto ao detran sai a seguinte mensagem " RENAJUD-Transferência" Nesse caso eu posso fazer o licenciamento normalmente?

    • comment-avatar

      Olá Antonio, tudo bem?
      É possível que a restrição não afete diretamente esse processo, mas é importante lembrar que um veículo com pendências ou bloqueios pode ter a sua circulação limitada e estar sujeito a multas e apreensão. Portanto, mesmo que seja possível realizar o licenciamento, é importante resolver a restrição o quanto antes para evitar problemas futuros.

  • comment-avatar
    Brumo Felipe 4 anos atrás

    Bom dia gostaria de saber por que ? Meu carro tem restrição de c/venda o que eu devo fazer primeiramente

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Bruno, como vai?
      Precisamos de mais informações para conseguir te ajudar.

  • comment-avatar
    Simone 4 anos atrás

    Boa noite, estou com restrição jurídica por dívida de parcelas do carro em atraso, paguei o CRLV, mas qdo fui pegar disseram que não era possível por causa da restrição. Depois do CRLV pago o detran pode negar o documento?

    • comment-avatar

      Olá Simone, tudo bem?
      O Detran pode impedir a emissão do CRLV, mesmo que ele tenha sido pago, pois o documento é emitido em nome do proprietário do veículo e a restrição impede que o proprietário possa fazer qualquer transferência ou venda do veículo.

  • comment-avatar
    ROMULO CEZAR FILGUEIRAS RODRIGUES 4 anos atrás

    Quando o veículo está alienado a outro banco pode ser bloqueado judicialmente

  • comment-avatar

    Bom dia !
    O RENAJUD pode bloquear um mesmo veículo em ações diferentes ?

  • comment-avatar
    Robson Pacheco 4 anos atrás

    Meu veículo está inscrito no renajud. Se eu procurar o advogado do meu credor, que pediu a penhora do bem, e quitar a dívida , isso, a quitação, basta para retirar o meu carro da inscrição no renajud?

  • comment-avatar
    Abmael rodrigues 4 anos atrás

    Meu carro esta bloqueado gostaria de desbloquear

  • comment-avatar
    Claudionor de Azevedo 4 anos atrás

    Tenho um veículo que foi roubado na primeira semana que comprei estava sem seguro, ficou quase 2anos, apreendido para perícia não pude pagar as parcelas agora consta com RENAJUD, gostaria de pagar como fazer ,

  • comment-avatar
    RuiCesarBahiaSa 4 anos atrás

    Muito bom

  • comment-avatar
    Celia pontes 4 anos atrás

    Meu carro foi bloqueado.

  • comment-avatar
    ERIKA CHRISTINE VIEIRA FONTALVA 4 anos atrás

    Se eu tenho um carro nesta situação parado, não posso entregar para amenizar o valor que devo. Ao envez dele ficar parado estragando.

    • comment-avatar

      Olá Erika, como vai?
      Caso o proprietário do veículo tenha uma dívida com um banco, é possível que o banco possa tomar medidas para cobrar a dívida, como a execução de garantias sim. No caso de um veículo, isso pode incluir a retomada do carro para leilão ou venda em leilão judicial para quitação da dívida.

      No entanto, cada caso é único e pode haver variações nas medidas tomadas pelo banco para cobrar a dívida.

  • comment-avatar
    Edivan 3 anos atrás

    Bom dia!
    No meu caso foi paga toda a dívida negociada entre os advogados q contratei junto com a financeira porem o veículo ainda se encontra com a observação junto ao Renajud.

    Minha dúvida e de quanto tempo se leva para um juiz da um parecer nesse caso.

  • comment-avatar
    anderson 3 anos atrás

    boa tarde !

    comprei um veiculo que na ocasião da compra não possuía nenhum tipo de bloqueio juducial, tanto é que o veiculo foi transferido para o nome da minha esposa sem problemas, porém após 1 ano e meio o carro foi bloqueado por penhora no renajud por conta de uma divida imobiliária da antiga proprietária. Já entramos na justiça com embargo de terceiros, as a minha duvida é, posso rodar com o carro enquanto o processo não é julgado ou finalizado ?

    obrigado.

  • comment-avatar
    Ledi Buth 3 anos atrás

    Como saber se um carro que comprei está com RENAJUD?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Ledi, como vai?
      Você realizar uma de nossas consultas veiculares como a Cred Total ou a Cred Completa por exemplo.
      Qualquer dúvida só falar conosco.

  • comment-avatar
    aparecido vc Estevam Machado 3 anos atrás

    meu carro está com bloqueio RENAJUD! comprei do o licenciamento normal e agora veio aparece esse bloqueio como posso fazer pra tirar essa restrição

    • comment-avatar

      Olá Aparecido, tudo bem? Se o carro estiver no seu nome, aconselho que procure um advogado para entender qual ação judicial esta restringindo o veículo. Caso seja do antigo proprietário a restrição, também é importante que consulte um advogado especialista no assunto. Boa Sorte.

  • comment-avatar
    ADAO RIBEIRO DOPS SANTOS 3 anos atrás

    PARA FAZER PESQUISA SOBRE APENAS UM VEÍCULO, É POSSIVEL? QUANTO VCS COBRARIAM?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 3 anos atrás

      Olá Adão, tudo bem? Obrigada pelo seu interesse.
      Para pesquisar sem ter a necessidade de assinar um plano, oferecemos a solução de comprar créditos individuais através da Loja Cred Auto. Dá uma olhadinha lá, qualquer dúvida basta entrar em contato.

  • comment-avatar
    jose edvanilson dos santos 3 anos atrás

    bom dia meu carro estava com bloqueio renajud transferencia ja quitei o debito o juiz ja despachou o desbloqueio mas ate o momento nada demora muito para este desbloqueio ser feito

  • comment-avatar
    Rafael chabalin da silva 3 anos atrás

    Entao meu nome e rafael eu comprei um carro no nome jucilene em sp sao paulo ribeirao pleto acinemo o recibo ela reconheceu firma so fauto minha espoza acinar acinar o recibo pra comcluir a compra mas como eu foquei sem dinheiro pra fazer a tranferencia minha espoza nao reconheceu firma na quele dia esperamos uns 60 dias pra ir la e reconcer firma e fazer a tranferencia mas chegamos la o carro ja estava com uma restriçao de broqueio pela renodi judiciario e ai eu nao consegui tranferir o carro desde 2016 ate oje e nem sei o motivo fo broqueio como eu fasso

  • comment-avatar
    Eliane s 3 anos atrás

    Onde eu pesquise que dívida causou o inclusão no renajud?

  • comment-avatar
    jardson ferreira 3 anos atrás

    como fazer o licenciamento de veículo bloqueado pelo Renajud ?

  • comment-avatar
    Manuelvan 3 anos atrás

    Eu comprei um carro de boa fé mais o carro está em renajud

  • comment-avatar
    Francisco 3 anos atrás

    Aluguei meu carro para um rapaz para trabalhar na uber com contrato de locação. e o tal motorista se envolveu em um acidente e o outro motorista colocou ele na justiça, agora apos 2 anos fui vender meu carro e estava com bloqueio judicial, tenho chance de recorrer e ganhar ?

  • comment-avatar
    André Marinho Da Silva 3 anos atrás

    Boa Tarde

    Veiculo com restrição RENAJUD o detran PODE COBRAR IPVA? Pois vejo muito isso o veiculo com bloqueio RENAJUD e mesmo assim o DETRAN emitir IPVA para pagamento está correto essa atitude do DETRAN?

    • comment-avatar

      Olá André, tudo bem? O RENAJUD é uma restrição de competência dos órgãos judiciais e o IPVA é um imposto relacionado a outro órgão que é o Detran do seu estado. Porém, caso o veículo tenha sido apreendido por qualquer autoridade policial, o IPVA torna-se inexigível a partir do exercício fiscal seguinte, sendo obrigatório o pagamento apenas em relação ao ano da apreensão, mas de forma proporcional.

  • comment-avatar
    Hugo Leonardo Dos santos 3 anos atrás

    Se um carro foi vendido pra um terceiro ainda financiado no nome do antigo proprietário e por falta de pagamento da parte dele entrar em RENAJUD circulação, com o carro ainda no nome do antigo proprietário, como saber se o carro já foi recolhido? O Detran entra em contato com a pessoa em que o carro está no nome, o banco entra em contato ou aparece no site do Detran?

  • comment-avatar
    Edenilson Alves de Souza 3 anos atrás

    como eu faço pra tira a restrição de transferencia do meu carro

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Edenilson, tudo bem?
      Indicamos verificar com o DETRAN a possibilidade de cancelamento.

  • comment-avatar

    Sabe me dizer se um veículo que está bloqueado dessa forma: "Restrição: Bloq.renajud – transferencia." è cobrado IPVA nos anos seguintes?
    O veículo é meu e eu mandei bloquear. O Juiz autorirou porém não sei se nos próximos anos ainda terei que pagar IPVA dele.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Geisa, como vai?
      Nesse caso indicamos se informar diretamente no órgão responsável.

  • comment-avatar
    Rosangela 3 anos atrás

    Boa tarde meu marido comprou um carro com um rapaz que vendeu o carro de sua mãe eque faleceu mais como ele é unico herdeiro ja estava em processo pra sair pro nome dele ai logo saiu um alvara do juiz autorizando a venda do veiculo até ai tudo bem pq meu marido foi com ele no cartório direitinho e com o alvara ja conseguiu fazer o preenchimento do documento ai quando ele foi fazer a transferencia veio a descobrir que o veiculo tem um bloquei por penhore e agora o fazer .

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Rosangela, como vai?
      É indicado se dirigir até o DETRAN para verificar maiores informações sobre esse bloqueio e após localizar o motivo, procurar o responsável pela inclusão para a possível baixa.

  • comment-avatar
    claudio 3 anos atrás

    ótimo muito bom, pergunta? como faço pra bloquear um veiculo meu que vendir e o cara sumiu não me pagou e ainda tive que quitar o veiculo, e agora nao sei como ter meu veiculo de volta , o que devo fazer, como faço pra bloquear os documentos ou o veiculo, por favor me ajude

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Claudio, como vai?
      É indicado procurar um advogado para bloquear judicialmente.

  • comment-avatar
    Marcos 3 anos atrás

    Bom dia, meu nome é Marcos.
    Verifiquei que um veículo está com Bloqueio Renajud de Transferência, isto significa, que o nome do titular não pode ser alterado, correto?
    Isto não impede que o veículo transite e seja utilizado, certo?
    Um bloqueio de transferência pode ser alterado para algum outro tipo de bloqueio?

    grato

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Marcos, como vai?
      Somente o bloqueio de transferência não proíbe a circulação do veículo, porém, futuramente pode ser atrelado uma restrição de circulação.

  • comment-avatar
    wagner vicente ribeiro 3 anos atrás

    Como faço para retirar meu carro do renajud pois ja paguei a divida,quanto tempo demora isso

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Wagner, como vai?
      Para retirar o RENAJUD é necessário fazer a leitura do processo e em seguida identificar o motivo, após isso, é necessário verificar com o responsável a possível baixa.

  • comment-avatar
    Marcelo 3 anos atrás

    Quitei minha dívida ao banco que pediu o renajud . mas ainda consta o bloqueio. Posso transitar com o mesmo. E se cair numa blitz e apreende lá pq devo fazer. Grato

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Se for um bloqueio de circulação o veículo pode ser apreendido.
      É indicado verificar com o banco a possível baixa da restrição.

  • comment-avatar
    MARCIO 3 anos atrás

    Tenho uma dívida no banco de 06 anos, já prescrita. O banco pode depois de prescrever fazer bloqueio judicial(renajud) depois desse prazo ?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Marcio, como vai?
      Segundo a legislação brasileira, as dívidas prescrevem com 5 anos, não sendo cabível a inclusão do devedor em bancos de proteção ao crédito, porém ela ainda pode ser cobrada juridicamente.

  • comment-avatar

    Colegas, a minha dúvida é se comprar um veiculo com mais de 10 restrições no RENAJUD – no caso um carro adquirido no leilão – O juiz desse único processo de onde o veiculo foi arrematado da baixa nas demais restrições ou quem compra precisa processo por processo solicitar ao juiz de cada processo que de a baixa no veiculo?

    Muito obrigado!

    Cezar

  • comment-avatar
    Maria José Amorim 3 anos atrás

    Bom dia
    meu caso fui fiadora , e nessa época o meu carro era financiado , só vim ate conhecimento do processo muito tempo depois procurei a pessoa por ser muito próximo acreditei que havia sido resolvido . ao vender o carro nem eu e nem quem comprou também não verifou. o valor do carro hj nao cobre o débito . Posso dar o carro e ai morre o processo? já que não tenho outro bem

  • comment-avatar
    André Pedroso Saciloto 3 anos atrás

    Posso ter o veículo apreendido sem antes ter uma audiência de negociação da dívida que causou o registro no RENAJUD?

  • comment-avatar
    Reinaldo Oliveira 3 anos atrás

    Olá, ótimo esclarecimento.
    Meu carro consta RENAJUD. O problema é que eu não sei a categoria, se posso circular com ele porque no app só consta a restrição. Na dúvida não circulo até resolver. Obrigado

  • comment-avatar
    Luciano 2 anos atrás

    boa noite comprei um carro com bloqueio Renajud, o carro está restrição baixada quitada, comunicado de venda e atrasado

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Luciano, como vai?
      Nesse caso deve-se negociar direto com o vendedor como será efetuada a quitação desses débitos.

  • comment-avatar
    jonatas 2 anos atrás

    tenho um veiculo financiado em meu nome que repassei pra terceiros, consigo colocar um bloqueio nele, queria tirar essa duvida…

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Jonatas, como vai?
      Somente procurando um advogado para resolver esta situação!

  • comment-avatar
    Marlon 2 anos atrás

    Prezado, veículo com restrição de circulação por RENAJUD (não por busca e apreensão) pode ser transportado em caminhão de um estado para o outro?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Marlon, tudo bem?
      Nesse caso o mais indicado é consultar diretamente com o órgão regulamentador do seu estado.

  • comment-avatar
    Edenilson jose 2 anos atrás

    Comprei um carro na internete e o vendedor me disse que so tinha que pagar o documento que ele ele seria liberado comfiei e descobrir depois que estava com renajude, o carro pertence a uma empresa a qual o cnpj esta ativo mas nao consseguir contato.tem augum jeito de resouver??

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Edenilson! Tudo bem?
      É indicado verificar com um advogado para fazer a leitura do processo e analisar uma possível baixa dessa restrição.

  • comment-avatar
    Luiz F B de Oliveira 2 anos atrás

    Agradeço e parabenizo a Rede Credauto pela postagem deste artigo que me esclareceu sobre o assunto.

  • comment-avatar
    ALCIDES 2 anos atrás

    Boa tarde, um processo ainda em andamento com indícios de penhora on line, mas que ainda não consta bloqueio RENAJUD, pode ser negociado normalmente?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Alcides, como vai?
      Nesse caso é necessário procurar um advogado para verificar a possibilidade de bloqueio do veículo.

  • comment-avatar

    ola boa noite, no meu caso tinha uma spin registrada no nome de uma empresa que paguei toda e a 3 anos atras acreditando no dono da empresa que tínhamos um contrato de trabalho que o carro teria que ficar registrado no nome da empresa.
    um mês antes de acabar o contrato meu carro entrou em RENAJUD Que falou eque ia resolver o casso,para pagar uma divida de aluguel da empresa, que era menos de 10 mil, a pessoa conseguiu que o juiz DE RENAJUD EM 5 carros que da daria quase 15 vezes o valor da divida.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Fabio, como vai?
      O bloqueio RENAJUD é uma restrição financeira para o veículo que o proíbe de circular, se for pego em circulação o veículo pode ser levado ao pátio.

  • comment-avatar

    Boa noite comprei um veículo mas ainda não está em meu nome, mas já foi feito o comunicado de venda para mim, se eu sofrer um processo e vier a requisitar o bloqueio RENAJUD, podem bloquear esse veículo mesmo sem estar transferindo ou só depois que eu transferir para meu nome ? desde já agradeço!

  • comment-avatar
    Priscila 10 meses atrás

    Olá,quanto tempo após trasito em julgado, é retirado o bloqueio do veículo,sabe me dizer por favor???

  • comment-avatar
    Mauro Redmer Machado 8 meses atrás

    Olá, devido uma divida de pensão atrasada, e pós exoneração da filha e acerto de contas tudo ok meus tres veículos foram bloqueados RENAJUD, a divida era de 16 mil, mas meus veículos valem uns 100 mil, os tres foram bloqueados há um ano atras, paguei licenciamento e a documentação no fim de 2022, agora esta tudo pago e ja faz 2 semanas que espero tal desbloqueio, minha advogada diz que leva tres semanas, estou no aguardo, tenho medo de ser parado e os veículos serem presos. Estou ansioso pois preciso trabalhar e isso me deixa preocupado. Leva mesmo 3 semanas para tal desbloqueio?

  • comment-avatar

    comprei um carro e ainda nao fiz a tranferencia para meu nome, mais o antigo proprietario comunicou a venda…e possivel um bloqueio judicial renajud em meu nome

    • Olá Marcus, tudo bem? O ideal (e nossa recomendação) é sempre realizar a transferência veicular o quanto antes para evitar problemas como multas e outras questões judiciais. Verifique com o Detran de seu estado quais etapas para efetivação da transferência de propriedade veicular.