HomeGestão empresarial

Quais são as rotinas financeiras mais importantes para as empresas?

Quais são as rotinas financeiras mais importantes para as empresas?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Encontramos empresas de diversos tamanhos no mercado, mas independentemente disso, há uma coisa que pode colocá-las na mesma posição: falta de controle financeiro — principalmente quando falamos sobre ganhos. Acredite, mesmo companhias com um volume de faturamento alto podem não saber se estão ou não dando lucro. Isso acontece justamente pela falta de rotinas financeiras.

O que é importante analisar em relação às finanças é que, sendo uma pequena ou grande empresa, ter um setor financeiro organizado com rotinas estabelecidas é crucial. Se tudo nessa área está funcionando bem, os outros times operam com mais liberdade e o negócio pode crescer.

Dito isso, nós separamos algumas informações importantíssimas sobre esse aspecto. Neste texto, você verá:

  • O que são rotinas financeiras?
  • Por que são importantes para a saúde financeira?
  • Quais são as rotinas financeiras mais importantes?

Boa leitura!

O que são essas rotinas financeiras?

São um conjunto de ações que visam o gerenciamento das atividades financeiras da empresa. Sendo assim, essas rotinas podem ser feitas em períodos de curto, médio e longo prazo, sempre visando analisar se financeiramente a instituição age de forma equilibrada e se obtém lucro.

Por que são importantes para a saúde financeira?

As rotinas financeiras são cruciais para que a gestão da empresa entenda melhor o negócio. Esse conjunto de ações auxiliam a responder questões sobre o desempenho financeiro com dados verídicos e análises periódicas. Consequentemente, os processos decisórios serão mais acertados, pois têm embasamento.

É por meio das rotinas financeiras, por exemplo, que é possível saber o quanto a empresa realmente tem para fazer um novo investimento ou, até mesmo, contratar um novo funcionário.

Quais são as rotinas financeiras mais importantes?

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa consiste em anotar os custos e receitas que têm influência direta com o negócio. Isto é, contas como: luz, água, salário dos funcionários, devem ser registrados nessa ferramenta.

Sendo assim, para fazer um bom relatório de fluxo de caixa é preciso colocar data do recebimento ou pagamento, valor, identificação da conta, tipo de despesa, receitas e histórico — comentários também, caso necessário.

É uma ferramenta crucial para o monitoramento financeiro do negócio e pode auxiliar muito no desenvolvimento das metas com suas informações.

Controle das contas a pagar e receber

Como uma maneira de saber como está a saúde das finanças do negócio, o controle de contas pode ser muito eficaz. Afinal, apenas ter dinheiro no caixa não é um indicador de que há lucro. Por isso, para ter uma análise mais completa é preciso desenvolver um relatório com as contas a pagar e receber.

De maneira geral, esse tipo de relatório deve ter as seguintes informações: data do recebimento e pagamento, número da nota fiscal, valores (transação, juros), como foi pago, situação (se está em aberto, quitado ou em atraso).

É importante produzir e analisar esse relatório mensalmente, o que possibilita ter informações mais acertadas sobre o comportamento da empresa.

Orçamento empresarial

Ideal para descobrir se a empresa está cumprindo suas metas. O orçamento empresarial pode ser feito a cada mês e deve ser analisado com atenção, pois obtém uma perspectiva financeira mais ampla do negócio. Dito isso, o relatório tem três divisões cruciais: projeção de vendas, despesas e investimentos.

O principal ponto na avaliação desse relatório é notar se as receitas que a empresa gera são suficientes para cobrir suas despesas e, ainda, realizar investimentos.

Controle do estoque

Essa é uma rotina financeira fundamental para entender o estoque, além de trazer informações valiosas de como esse setor está sendo administrado. Nesse quesito são analisados os seguintes pontos: o material disponível, quanto tempo ele fica no estoque, faturamento, prazos para saída etc. Planilhas são uma boa ferramenta para realizar esse tipo de análise, com marcações de quantidade e de entradas e saídas.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 1
  • comment-avatar
    Maylan Moreno 3 anos atrás

    Olá Pjones! Tudo bem?
    Muito obrigado pela sua audiência, se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta nos informar.
    Até logo!