Em uma frota que está em constante operação, é fundamental implementar um plano de manutenção preventiva para prolongar a sua vida útil. Além disso,
Em uma frota que está em constante operação, é fundamental implementar um plano de manutenção preventiva para prolongar a sua vida útil. Além disso, esse é um fator que amplia a competitividade para as empresas que atuam com a comercialização de veículos usados.
Portanto, sempre que um novo carro é adicionado ao estoque, a primeira responsabilidade da equipe é encaminhá-lo para o setor de oficina para uma inspeção detalhada. Com isso, é possível evitar defeitos no futuro e evitar que o desgaste das peças cause maiores problemas para os clientes.
Se você tem interesse em saber como esse processo funciona na prática, prossiga com a leitura deste conteúdo e aprenda:
- quais componentes devem ser verificados;
- quais são os benefícios da manutenção preventiva.
Quais componentes devem ser verificados?
Com esse tipo de verificação, é possível identificar possíveis falhas nos sistemas do veículo ou avarias nas peças e componentes. O fato de o problema ser percebido com antecedência garante o seu melhor funcionamento.
Pneus
Os pneus são um dos principais itens que devem ser checados devido à sua importância para a segurança na direção. Por isso, deve-se verificar:
- a pressão interna;
- a calibragem dos pneus;
- o alinhamento e balanceamento.
A durabilidade do pneu também deve passar por avaliação de acordo com o índice treadwear ou o nível de desgaste do equipamento. A realização de rodízio entre os quatro pneus e o step também deve ser adotada com frequência para manter o conjunto equilibrado para a direção.
Suspensão
Quando falamos de carros usados, uma das peças que mais apresenta necessidade de reparos é a suspensão. A principal causa desse problema reside na condição das vias brasileiras devido a buracos e estradas de terra irregulares. Por isso, os amortecedores e as molas devem ser verificados e substituídos conforme a necessidade para melhorar o conforto do condutor.
Sistema de freio
Esse é um item de segurança que nunca deve ser deixado de lado, portanto busque substituir as pastilhas, os discos e as lonas de freio para que o seu acionamento ocorra corretamente. O fluido de freio, por exemplo, deve ser trocado dentro de um período que varia entre seis meses e um ano, de acordo a utilização.
Sistema de iluminação
As luzes do veículo são essenciais tanto para sinalizar manobras no trânsito como para trafegar durante a noite, na chuva ou na neblina. Por isso, a sua conservação também tem fator econômico, pois evita multas por trafegar com as luzes defeituosas.
Quais são os benefícios da manutenção preventiva?
Sob o ponto de vista de uma agência de veículos, a principal vantagem dessa prática é a proteção do preço de venda em decorrência da desvalorização do bem. Em outras palavras, um carro em bom estado de conservação mantém o seu valor por mais tempo. Como resultado, a empresa obtém uma margem de lucro maior com essa negociação.
A qualidade dos produtos vendidos é considerada um diferencial competitivo em todos os ramos de atuação, e em uma concessionária não é diferente. É importante que a marca seja reconhecida como referência em produtos com procedência garantida para conquistar espaço no mercado.
Por fim, o objetivo da manutenção preventiva é propiciar um trânsito cada vez mais seguro para todos. A sua empresa também pode contribuir para preservar a vida de pedestres e motoristas.
Você quer ter acesso a mais informações sobre o cotidiano de uma agência de veículos? Então, está na hora de assinar a nossa newsletter para ter nosso conteúdo sempre atualizado.
COMENTÁRIOS
Obrigado Claudio.
Fique a vontade para compartilhar.
Se tiver alguma dúvida, estamos aqui!