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Saiba como administrar a manutenção dos veículos em estoque

Saiba como administrar a manutenção dos veículos em estoque

Tempo de Leitura: 3 minutos

É muito importante perceber a diferença entre os veículos que fazem parte de uma frota corporativa, por exemplo, e aqueles que constituem o estoque de uma agência de veículos — tendo em vista que a necessidade de manutenção de veículos varia muito de acordo com o nível de utilização.

Isso acontece porque os carros não transitam por longas distâncias com tanta frequência, costumam ficar parados na área de exposição, ou no pátio, e podem ser modelos recém-saídos da fábrica. Se você quer saber como lidar com essa demanda diferenciada, então este artigo foi feito para ajudar o seu negócio.

Aqui, você verá:

  • Quais são as vantagens da manutenção veicular.
  • Como fazer a gestão da manutenção de veículos.

Boa leitura!

Quais são as vantagens da manutenção veicular?

A realização de manutenções preventivas não representa um custo a mais, tendo em vista que são formas de manter os veículos em perfeito estado. Desse modo, a empresa obtêm as seguintes vantagens:

  • prolonga a vida útil;
  • proporciona economia;
  • valoriza o modelo usado;
  • previne gastos excessivos no futuro; e
  • aumenta a confiabilidade do negócio.

Como fazer a gestão da manutenção de veículos?

Essa é uma tarefa que exige bastante cuidado por parte dos gestores, pois os carros em estoque representam mais do que parte do patrimônio, eles são os produtos a serem comercializados. Pensando nisso, preparamos uma lista de recomendações para que você entenda a importância de instituir uma política de manutenção efetiva. Acompanhe!

Realize vistorias prévias

Quando o assunto é veículo usado, conduzir uma vistoria antes de realizar a sua compra é fundamental. Isso acontece porque o estado do carro tem influência direta sobre o preço de revenda e as chances de encontrar um comprador interessado.

Esse processo também é importante para identificar a necessidade de possíveis melhorias e consertos que vão ficar por conta da agência. Nesse sentido, é preciso equilibrar os modelos em estoque para oferecer mais opções, mas, ao mesmo tempo, buscar a qualidade para não acabar com um produto encalhado.

Programe a manutenção periódica

Assim que dá entrada, o carro já passou por uma vistoria com o intuito de avaliar os seus componentes, as peças e os sistemas. Porém, o cuidado com cada veículo não acaba nesse ponto. Afinal, quando um carro se encontra em bom estado de conservação, o seu valor de mercado só tende a subir.

Avalie a possibilidade de realizar parcerias com uma oficina especializada

As áreas de funilaria e pintura, por exemplo, oferecem diversos tipos de serviços que possuem alta procura. Esse fator justifica o estabelecimento de uma parceria com uma oficina que cuida desses aspectos, sempre que houver necessidade.

Uma agência nem sempre conta com espaço, equipamentos e profissionais qualificados para cuidar de todos os problemas que possam surgir nos veículos. Por esse motivo, é importante refletir sobre a melhor opção, de acordo com a capacidade do seu negócio.

Considere a opção de realizar a manutenção na própria concessionária

A disponibilidade de espaço, os investimentos em infraestrutura e a contratação de uma equipe experiente são alguns dos custos exigidos para criar a própria oficina mecânica.

Portanto, essa é uma decisão que deve ser tomada com base na relação custo-benefício, pois pode tanto haver períodos de ociosidade no trabalho (nos quais toda a capacidade produtiva não é aproveitada), como pode funcionar muito bem, de acordo com o fluxo de veículos.

Por fim, fica claro como a manutenção de veículos é uma atividade estratégica dentro da gestão de revendedora de veículos — já que essa prevenção traz muitos impactos positivos.

Agora que você já leu dicas sobre como cuidar da frota da sua agência de veículos, está na hora de aprofundar ainda mais no assunto. Para manter-se informado, acesse o nosso conteúdo sobre os diferentes tipos de manutenção veicular e comece a aplicá-los na sua empresa!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

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