HomeHistórico Veicular

Entenda a importância da revisão veicular

Entenda a importância da revisão veicular

Tempo de Leitura: 2 minutos

A revisão veicular é essencial para quem quer manter seu automóvel conservado por mais tempo. Ela também é fundamental para a segurança dos ocupantes do veículo, pois quando realizada preventivamente evita que acidentes sérios aconteçam.

manutenção preventiva ocorre de maneira programada, com a finalidade de verificar se todos os circuitos e peças do carro estão funcionando de maneira adequada.

Neste post, você descobrirá:

  • Os itens principais que fazem parte da revisão veicular.
  • A importância dessa prática.
  • A frequência ideal da revisão.

Confira!

Itens principais que fazem parte da revisão veicular

Nível de óleo do motor

Manter o nível correto de óleo do motor é fundamental para sua durabilidade. O óleo abaixo do nível prejudica a lubrificação e a limpeza do motor, podendo causar vazamentos e até estragar o catalisador do sistema de descarga.

Filtro de combustível

O filtro de combustível deve ser sempre verificado, pois é o responsável por evitar a passagem de sujeira, como poeira e ferrugem, do tanque do carro para o motor.

Assim, quando ele está em um estado de conservação ruim, as impurezas acabam passando para o motor e causando danos ao sistema de injeção ou ao carburador.

Freios

Os freios são um dos itens de segurança mais importantes do carro. Na revisão veicular preventiva, pastilha e disco de freios são verificados para detecção de possíveis desgastes.

Além disso, como o sistema de freios está cada vez mais complexo e com mais componentes, a manutenção preventiva torna-se ainda mais relevante.

Pneus

Os pneus são importantes para a segurança e para o conforto dos passageiros. Assim, preocupe-se em calibrá-los e verificar sua pressão pelo menos duas vezes por mês.

Balanceamento e alinhamento são fundamentais durante a revisão veicular preventiva, pois evitam desgastes e melhoram a estabilidade do automóvel.

A importância dessa prática

A revisão veicular, além de garantir a segurança e o conforto dos passageiros, também representa economia para o proprietário do automóvel. Como ela previne o desgaste das peças, evita que tenham que ser substituídas por novas antes do tempo recomendado pelo fabricante, gerando gastos desnecessários.

As revisões também asseguram ganho de tempo, uma vez que são muito mais práticas do que os procedimentos com oficinas mecânicas durante as manutenções corretivas. Além disso, a revisão garante que o automóvel se mantenha valorizado, garantindo ganhos nas negociações de troca ou revenda.

A frequência ideal da revisão

O ideal é que a revisão seja feita a cada 10.000 km rodados. Entretanto, caso o proprietário não tenha o controle da rodagem, é importante que ela seja realizada a cada seis meses.

Mesmo que as manutenções sejam providenciadas com a frequência recomendada, os momentos anteriores às viagens longas também pedem uma revisão. Ela garantirá que a viagem seja feita em segurança e sem imprevistos e atrasos no roteiro.

As revisões podem ser feitas em oficinas mecânicas com profissionais de confiança. Há também a opção das lojas autorizadas, onde o serviço pode ser um pouco mais caro, mas há sempre a garantia de que serão utilizadas peças originais.

Assim, as revisões veiculares são essenciais para o bom funcionamento do seu automóvel. Elas ainda fazem com que você poupe tempo, dinheiro e se locomova com conforto e segurança. Seguindo as dicas deste post, você conseguirá conservar seu automóvel por muito mais tempo e ainda manterá o valor do carro usado no momento da revenda.

Você gostou do artigo sobre revisão veicular? Tem o costume de fazer revisões preventivas em seus veículos? Então, deixe seu comentário e compartilhe suas experiências com os outros leitores. 

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 1