HomeHistórico Veicular

Como lavar o carro sem danificá-lo e diminuir os custos da sua manutenção?

Como lavar o carro sem danificá-lo e diminuir os custos da sua manutenção?

Tempo de Leitura: 2 minutos

O carro é o sonho de consumo de várias pessoas, por isso, ao adquiri-lo, existem alguns cuidados fundamentais para manter sua integridade. Um deles é lavar carro da maneira correta.

Muitos podem escolher ir em um lava-jato, mas a maioria vai preferir, por questões econômicas, realizar esse processo em casa. Para ajudar você a higienizar o seu veículo da forma certa, neste texto, separamos algumas dicas.

Aqui você vai ver:

  • Quais cuidados na hora de lavar os vidros.
  • Qual a frequência correta das lavagens.

Continue a leitura!

Como lavar o carro da maneira correta?

Cuidado com a temperatura

É preciso ter uma certa cautela ao lavar o seu veículo, principalmente em alta temperatura. Muitos motoristas costumam realizar essa tarefa enquanto o motor ainda está quente ou em dias ensolarados.

O grande problema é que um aquecimento elevado provoca uma série de reações químicas nos produtos de limpeza e isso pode danificar a pintura do carro. Por essa razão, evite.

Atenção no uso da cera

Alguns sinais podem ser cruciais para entender quando é o momento de usar cera. Observar a lataria do carro é a melhor forma de descobrir, se ela estiver perdendo o brilho, é hora de passar.

Importante lembrar que esse produto é essencial para evitar a oxidação da pintura e manter a água no exterior do veículo, além, é claro, de impedir o aparecimento de manchas.

Cuidados com os vidros

O ideal é que os vidros estejam sempre limpos. Utilizar limpa-vidros é uma boa ideia, pois ele retira a gordura impregnada. Procure por produtos que, além de higienizar, também deixem uma camada de proteção. Observe também se o componente deixou alguma mancha na superfície. Caso sim, é hora de trocá-lo.

Atenção aos produtos de limpeza

Procure produtos mais conhecidos, isso significa que o preço não deve ser um fator para a escolha. Lembre-se de que, muitas vezes, nomes desconhecidos e com valor baixo podem danificar a lataria.

Dito isto, existem alguns que são padrões na hora de lavar o carro, eles são: cera, hidratante de couro, limpa-vidros, silicone para painel, espuma multiuso e pretinho.

Momento da lavagem

É importante ter uma certa frequência para lavar o carro, pois é uma forma de manter a pintura e garantir que ele sempre esteja com uma boa aparência. O ideal é que seja a cada duas semanas, porém, deve-se considerar como está o nível de sujeira do veículo.

Por exemplo, alguns automóveis podem estar com excremento de pássaros ou resina de árvores em sua lataria por muito mais tempo que duas semanas. Isso prejudica a pintura de uma maneira irreversível, de forma que apenas com polimento pode-se reverter a situação. O conselho é, assim que notar esse tipo de sujeira, retirá-la logo.

Agora deu para entender bem quais são os cuidados principais para lavar o carro, não é? É importante ressaltar que essas dicas são fundamentais não só para manter o automóvel limpo, como também diminuir os custos na hora da manutenção para agência de veículos.

Gostou desse artigo? Que tal compartilhá-lo e ajudar os seus amigos a entender como lavar o carro da maneira certa. Compartilhe já!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0