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Por que é fundamental ter um cadastro de clientes detalhado?

Por que é fundamental ter um cadastro de clientes detalhado?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Uma das estratégias mais relevantes para uma empresa que lida diretamente com os seus consumidores é a construção de um relacionamento confiável. A relação se inicia desde o primeiro contato e se estende pelo processo de negociação, até o momento de cadastro de clientes.

Por isso, é importante não só fechar o negócio, mas fidelizar e encantar o consumidor com seus produtos e com a qualidade do seu atendimento.

Neste artigo, você vai saber:

  • Como funciona o cadastro de cliente.
  • Qual é a importância dessa ferramenta de gerenciamento.

Como funciona o cadastro de cliente?

Em geral, é necessário implementar ferramentas informatizadas para que a gestão dos dados cadastrados seja mais precisa e acessível para as equipes de vendas. Devem fazer parte do registro informações básicas como:

  • O nome
  • O endereço
  • O e-mail
  • O telefone para contato

O registro do endereço de e-mail e telefone é importante para estabelecer um canal de comunicação, em caso de necessidade. Além disso, é criada uma lista de destinatários para os quais você pode enviar promoções e/ou novidades.

Como o registro dos pedidos e o envio das notas para pagamentos costumam ser feitos por meio de um sistema, o histórico de todas as transações também ajuda a identificar os clientes inadimplentes.

Qual é a sua importância?

Esse é um fator, muitas vezes, deixado de lado mas que merece grande atenção por parte dos gestores. Entre as principais vantagens, está a capacidade de direcionar os esforços de marketing para obter melhores resultados.

Estabelece um canal de comunicação

O feedback dos clientes é fundamental para conhecer a performance dos produtos e serviços, além de possibilitar a implementação de mudanças positivas no seu negócio. Afinal, para continuar evoluindo, é preciso se adaptar às mudanças do mercado e fazer com que os atuais clientes continuem comprando.

Logo, a equipe de vendas deve estar preparada para atender às necessidades de compradores com base no seu registro e histórico de compras. Com tais informações, é possível direcionar promoções, produtos e novidades para aqueles que, realmente, têm interesse.

Permite a segmentação de clientes

Antes de criar uma empresa, uma das principais tarefas é a análise do mercado e a identificação do público. Uma dica é utilizar a segmentação da base de clientes de acordo com critérios específicos. Confira alguns exemplos:

  • Comportamentais
  • Demográficos
  • Econômicos
  • Geográficos

Seguindo tal proposta, o cadastro é dividido de acordo com os perfis de interesse e são desenvolvidas práticas que atendam às necessidades de cada um dos grupos.

Favorece o cumprimento dos prazos

No comércio, com frequência, o pagamento de um pedido está atrelado ao recebimento da mercadoria. Portanto, o cumprimento dos prazos garante a liquidez do negócio e o fluxo contínuo de receitas.

Contudo, caso os pagamentos não sejam quitados de acordo com o programado, o banco de dados serve como uma fonte de informação. Dessa forma, é possível aplicar estratégias de cobrança e reduzir a inadimplência.

Destacar-se no mercado exige um conhecimento profundo das demandas do consumidor. O cadastro de clientes é uma solução para esse desafio, permitindo que as empresas evoluam com a oferta de produtos e/ou serviços personalizados.

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Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

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