HomeInadimplência

Consulta de cheque: entenda o que é e como fazer

Consulta de cheque: entenda o que é e como fazer

Tempo de Leitura: 2 minutos

Clientes que não pagam são o pavor de qualquer empreendedor. A coisa pode piorar se, apesar de ter quitado o serviço ou produto, o meio escolhido para o pagamento possui um certo atraso no recolhimento, como é o caso do cheque.

Nesse caso, o empresário precisa encontrar meios de efetuar a consulta de cheque e, assim, evitar maiores dores de cabeça e prejuízos significativos para a segurança financeira da empresa.

Pensando nesse problema, neste artigo, nós apresentaremos formas de realizar esse procedimento e itens importantes como:

  • Por que é importante realizar a consulta.
  • Como ela funciona.
  • Onde fazê-la.

Acompanhe!

O que é a consulta de cheque?

Apesar de o cheque ser uma forma cada vez mais obsoleta de pagamento, ainda é possível encontrar pessoas que o utilizam. Nesse caso, é bem importante que o empreendedor tenha um sistema confiável de verificação desse meio. A consulta de cheque é essa ferramenta, uma maneira de saber se o documento emitido é de confiança e também saber qual é a sua procedência.

Como fazer a consulta?

Para fazer a consulta, existem diversas ferramentas que facilitam o acesso às informações. A Febraban é uma das instituições que possuem esses dispositivos. Chamado de Cheque Legal, é um portal desenvolvido para atender aos preceitos do Artigo 9º da Resolução nº 3972 do Banco Central.

Ali, é permitido acessar a situação do pagamento feito tanto por uma pessoa jurídica quanto física. Esse procedimento possibilita saber se o cheque foi devolvido, sustado ou se há algum problema legislativo. O processo de acesso é bastante simples, apenas é necessário colocar o CPF do emissor e de quem está consultando e o código CMC7 do cheque.

A Rede Cred Auto possui um serviço específico para essa consulta que é ainda mais completo: o Cred Cheque+. A consulta busca informações sobre cheques roubados, cancelados, extraviados e sustados, por meio do CPF e CNPJ. Além disso, traz dados como telefone e endereço, assim como o status da conta-corrente do titular do documento.

Há também algumas instituições bancárias que fornecem esse tipo de consulta, tanto para cheques compensados quanto devolvidos. Esse processo pode ser gratuito se for feito pelo internet banking, porém, caso seja realizado por meio das agências, é provável que uma tarifa seja cobrada.

Por que é importante consultar o cheque?

Entre as várias vantagens que a consulta desse documento pode trazer ao empresário, definitivamente, evitar cheques sem fundo e evitar aceitar um documento roubado ou protestado são as mais interessantes.

Ao determinar essa atividade como padrão para a sua companhia, o empreendedor está cuidando do seu negócio, além de evitar prejuízos financeiros por causa de documentos de procedência duvidosa. Esse tipo de consulta garante verificar a situação atual do cheque, as condições do emissor, inclusive o seu comportamento em outros comércios.

Sabemos que as informações contidas neste texto são extremamente úteis para você que possui um comércio ou um empreendimento. Gostou de saber mais sobre como a consulta de cheque funciona? Quer continuar recebendo mais conteúdos como este? Então, curta a nossa página no Facebook! Até a próxima!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0