HomeGestão empresarial

5 dicas para otimizar o fluxo de caixa de sua empresa

5 dicas para otimizar o fluxo de caixa de sua empresa

Tempo de Leitura: 3 minutos

Um dos principais pontos para a administração de uma empresa é o fluxo de caixa. Afinal de contas, ele é um dos poucos instrumentos administrativos que conseguem mostrar com precisão se o empreendimento está financeiramente bem. A sua importância é tanta que ele é necessário até para quem trabalha de forma autônoma.

Para quem não sabe, o fluxo de caixa é o conjunto das entradas e saídas do dinheiro. Se bem controlado, confere liquidez à empresa mesmo em maus períodos.

Sabendo de sua importância, juntamos as principais formas de torná-lo bem-feito e eficiente. Neste texto, você vai descobrir 5 dicas incríveis para otimizar o fluxo de caixa da sua empresa, como:

  • Planejar em curto e longo prazos.
  • Registrar movimentações.
  • Criar uma reserva.

Boa leitura!

1. Tenha um planejamento orçamentário

Em termos gerais, o planejamento orçamentário é a elaboração de uma estratégia financeira para melhorar a administração do empreendimento. Com esses objetivos, são feitas estimativas das entradas e saídas e cálculos das receitas e despesas.

Dessa forma, é perceptível a sua importância para o fluxo de caixa. Um bom planejamento financeiro ajuda a empresa em vários aspectos, como não exceder o orçamento e não tomar decisões precipitadas para obter mais crédito, entre outras questões importantes para sua saúde financeira.

2. Pense em curto e longo prazos

Um bom fluxo de caixa traz a possibilidade de fazer projeções mais certeiras. Isso é fundamental para prevenir os contratempos e analisar diferentes soluções para eles. Além disso, esse recurso ajuda muito na hora de realizar planejamentos mensais, ou seja, em curto prazo.

Nesse caso, o gestor pode comparar se o que está no planejamento orçamentário corresponde ao que está no fluxo de caixa, realizando prognósticos de custos e otimizando o fluxo.

3. Registre todas as movimentações

Registrar as entradas e saídas da sua empresa é uma boa maneira de otimizar o fluxo de caixa. Se você não possui esse hábito, é hora de começar a desenvolvê-lo. O registro correto das movimentações permite analisar minuciosamente as seguintes circunstâncias:

  • desperdício dos recursos da empresa;
  • setores que merecem mais investimentos;
  • setores que precisam ter o orçamento reduzido, entre outras.

Dessa forma, é possível se preparar com mais segurança para o futuro, sabendo onde os recursos devem ser aplicados para trazer o retorno necessário e esperado.

4. Conheça quais são as contas a pagar

Assim como é necessário registrar o que entra e sai, as contas também são um importante item para tomar nota. Aluguéis, despesas do setor contábil, custos com internet, telefone, luz e água são algumas das despesas que inevitavelmente fazem parte da rotina de qualquer negócio.

São os famosos gastos fixos e devem ser registrados mensalmente, pois auxiliam muito a definir o fluxo de caixa. Esses custos ajudam a determinar o saldo consolidado e o provisionado, além de oferecerem uma melhor ideia do quanto se deve retirar todo o mês para os cobrir os custos de operação.

5. Tenha uma reserva

Os imprevistos fazem parte da vida e, no mundo dos negócios, não é diferente. Crises, acidentes de trabalho, empréstimos e problemas no maquinário são apenas alguns dos contratempos que podem aparecer. Para lidar com eles, é fundamental que a empresa desenvolva uma reserva financeira.

Além disso, é muito importante que a companhia coloque os valores para a reserva no planejamento orçamentário, sempre utilizando o fluxo de caixa como referência. Assim, o empreendimento tem mais segurança com suas finanças e pode agir com mais confiança no mercado.

Com as dicas deste post, é possível otimizar o fluxo de caixa da sua empresa, racionalizar os custos do negócio e ter mais segurança para investir. Quer melhorar ainda mais a sua administração? Então, não perca o nosso post com 4 dicas de gestão financeira!

Tags: fluxo de caixa, entradas e saídas, planejamento orçamentário.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 1
  • comment-avatar
    Maylan Moreno 3 anos atrás

    Olá Marcos, obrigado pelo apoio.
    Ficamos felizes que gostou.
    Se tiver alguma dúvida, basta mandar pra gente que responderemos com o maior prazer!