HomeGestão empresarial

Consórcio contemplado: o que é uma cota contemplada? Quais cuidados tomar?

Consórcio contemplado: o que é uma cota contemplada? Quais cuidados tomar?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Definitivamente, o consórcio é uma opção para aqueles que têm o objetivo de conseguir um bem e possuem dificuldades de juntar dinheiro. Além de ser dividido em parcelas, esse tipo de financiamento não tem juros e acaba sendo uma escolha bem acertada.

Contudo, apesar das facilidades, é preciso considerar que há uma demora para dar resultado, visto que é preciso esperar pela contemplação. Por isso, quem desejar acelerar esse processo pode adquirir uma cota contemplada, ou seja, uma cota que já dá acesso a uma carta de crédito e possibilita a compra do bem previsto no negócio.

Nesse quesito, o consórcio contemplado pode ser a solução já que ele é uma maneira de conseguir crédito mais rápido. Pensando nessa possibilidade, separamos os cuidados necessários ao se escolher essa alternativa. Neste post, você vai ver:

  • Sobre as ofertas do consórcio contemplado.
  • A importância do contrato.
  • A taxa de transferência.

Confira!

1. Averígue a existência da carta de crédito

Antes de ir atrás de um consórcio contemplado, é muito importante conferir a veracidade do investimento. Esse tipo de financiamento só pode ser gerenciado por empresas que estão credenciadas no Banco Central. Dito isso, um ponto importante a se verificar é se a carta de crédito oferecida no consórcio tem a garantia da instituição, assegurando assim sua liquidez no mercado.

Além disso, antes de entrar nessa empreitada, é muito importante analisar se a contemplação existiu e se a responsável pelo consórcio realmente cederá o crédito, dessa forma, evita-se entrar em fraudes ou golpes.

2. Desconfie de muitas vantagens

Outro cuidado que merece atenção nesse tipo de consórcio é analisar as propostas que a administradora oferece. Sempre tenha um pé atrás com ofertas quem dão muitas vantagens, afinal, a ideia aqui é agilizar a aquisição do seu bem e não adquirir um novo problema.

Verifique se o valor é muito baixo ou está fora do mercado, pois, mesmo que o vendedor da cota esteja necessitando de dinheiro, ele, ainda assim, não vai querer receber menos do que já pagou. Então, não se deixe levar por ofertas muito impossíveis.

3. Leia o contrato

É fundamental que, ao entrar em um consórcio, o contemplado tenha acesso ao contrato. Mesmo que seja quase certo que ele consiga o seu bem, é muito importante não deixar de ler esse documento.

Até porque o contrato tem todas as informações a respeito do financiamento e apresenta quais são os direitos dos consorciados e os seus deveres com a empresa responsável pelo grupo. Além disso, questões, como a taxa de administração, normas de reajustes, seguros, condições para assembleias ordinárias e extraordinárias entre outros são abordadas nesse documento.

4. Confira quais são os valores pagos na cota

Depois de analisar bem o contrato, agora é hora de avaliar o quanto já foi pago na cota. Esse é um procedimento interessante, pois lhe ajudará a ter uma estimativa do valor que realmente precisa ser pago. Para analisar esse item, procure ter acesso aos extratos anteriores de pagamento disponibilizados pela administradora.

Dessa maneira, é possível obter dados mais concretos e negociar melhor com o vendedor, ou mesmo evitar ser enganado por quem lhe vendeu a cota já que você sabe o quanto ela realmente vale.

5. Procure saber sobre a taxa de transferência

Como haverá uma mudança de consorciado, é comum que administradora cobre uma taxa, visto que ela terá que lidar com algumas burocracias e gastos. Para não ser pego desprevenido, é muito importante que o interessado se informe sobre o valor dessa tarifa, além de procurar entender quais serão as condutas necessárias para uma transferência bem-sucedida.

Com certeza, agora você sabe um pouco mais sobre como funciona o consórcio contemplado, não é? Quer continuar acompanhando os nossos conteúdos e novidades? Então, curta a nossa página no Facebook!

Tags: consórcio contemplado, cota, administradora

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0