HomeGestão empresarial

Veja como fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente

Veja como fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente

Tempo de Leitura: 2 minutos

As empresas devem sempre buscar formas de adotar instrumentos de gestão mais eficientes para garantir a precisão de seus controles e projeções para o futuro. Por esse motivo, um planejamento financeiro empresarial é essencial para equilibrar não somente as contas, mas as estratégias para lidar com clientes, fornecedores e os processos internos.

Os resultados financeiros são fundamentais para manter os resultados em patamares elevados, bem como criar diretrizes para os investimentos e melhorias de curto e longo prazo.

Com o intuito de orientar o leitor sobre o assunto, neste artigo você vai saber mais sobre:

  1. O conceito de planejamento financeiro para empresas.
  2. A importância do planejamento para o negócio.
  3. Dicas para elaborar o plano ideal.

Continue a leitura e confira!

Saiba o conceito de planejamento financeiro para empresas

A situação econômica do seu empreendimento é uma das informações mais importantes dentro da gestão. Isso quer dizer que o gestor deve ter em mãos informações atualizadas sobre o comportamento da empresa e quais variáveis do negócio requerem maior atenção.

Com o documento finalizado, é possível visualizar quais são os gastos e o volume de faturamento, o que permite saber quanto pode ser investido e quais são os lucros.

Conheça a importância do planejamento financeiro empresarial

Um dos principais propósitos de um plano financeiro para empresas é ajudar o negócio a crescer e conquistar novas oportunidades. Isso quer dizer que não importa o porte ou o segmento de atuação, sempre há a necessidade de elaborar um plano financeiro.

Confira dicas para elaborar o planejamento financeiro ideal

Verifique a situação da empresa

A primeira etapa para elaborar esse tipo de plano é conhecer o estado real no qual a empresa se encontra. Assim, é recomendado avaliar:

  • o público-alvo;
  • a atual política de preços;
  • o tipo de produto ou serviço;
  • o posicionamento no mercado;
  • o relacionamento com fornecedores;
  • os fatores externos e internos que afetam os resultados.

Dessa forma, é possível manter a liquidez, arcar com os compromissos assumidos em dia e aumentar a lucratividade.

Controle o fluxo de caixa

A gestão financeira depende de dados consolidados, mas também de controles diários, como é o caso do fluxo de caixa. Esse instrumento serve para acompanhar os pagamentos e o volume de entradas em curto prazo.

A sua composição envolve todas as saídas de caixa, seja para despesas do cotidiano das operações ou para a realização de investimentos. Já os recebimentos consideram os pagamentos tanto à vista como a prazo, o que permite estimar o faturamento futuro.

Projete cenários

Prever as tendências do mercado, acompanhar o comportamento dos consumidores e reagir à conjuntura econômica são desafios para as empresas que desejam permanecer ativas. Para contornar esse obstáculo são construídos diversos cenários que oferecem respostas caso uma situação prevista venha a se manifestar e quais medidas devem ser adotadas para minimizar o seu impacto.

Esse é o tipo de ferramenta que pode ser aplicado em qualquer momento, não somente em períodos de incerteza econômica. Portanto, trabalhe sempre com três cenários: um pessimista, um otimista e um realista.

Os controles financeiros tratam de assuntos importantes como a necessidade de capital de giro, o fluxo de caixa e os níveis de estoque ideais para atender aos clientes. Por esse motivo, tanto pequenos empreendimentos como grandes corporações não podem abrir mão de elaborar o próprio planejamento financeiro empresarial.

Você gostou das informações deste artigo? Então, curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a muito mais conteúdo e dicas de gestão.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0