HomeHistórico Veicular

Gravame: O que é e o que acontece se não der baixa?

Gravame: O que é e o que acontece se não der baixa?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Adquirir um veículo novo é um sonho para muitas pessoas, mas na maioria das vezes, essa aquisição se torna um desafio financeiro. Comprar um carro à vista pode ser bastante caro, e geralmente é necessário recorrer a um financiamento para tornar essa compra possível. No entanto, é importante entender que ao fazer isso, você estará sujeito a algumas regras adicionais, como o gravame.

Mas o que é o gravame, afinal?

É uma forma de garantia para o banco ou instituição financeira que financiou o veículo. Significa que eles têm direitos sobre o veículo até que o financiamento seja quitado. E um dos principais deveres do comprador é dar baixa no gravame.

Como realizar a baixa do gravame?

O processo de dar baixa no gravame é bastante simples e pode ser feito diretamente no Detran. É necessário apresentar os documentos do veículo, como a certidão negativa de débitos, além de comprovar que o financiamento foi quitado. O processo é bastante rápido e geralmente leva apenas alguns dias para ser concluído.

Mas o que acontece se você não der baixa no gravame?

Isso significa que o banco ou instituição financeira ainda tem direitos sobre o veículo. Isso significa que, em caso de inadimplência, eles têm o direito de retomar o veículo. Além disso, se você tentar vender o veículo enquanto ele ainda estiver com essa pendência, será necessário que o comprador dê baixa antes de registrar o veículo em seu nome.

Outra consequência de não dar baixa no gravame é que o carro não pode ser licenciado, ou seja, não pode ser rodado nas ruas e vias públicas. Isso pode causar problemas com a autoridade de trânsito e multas.

Portanto, é importante ficar atento a este processo e dar baixa no gravame assim que o financiamento for quitado, para evitar problemas futuros. Além disso, é importante lembrar de que o processo de dar baixa no gravame não é caro e pode ser realizado com facilidade. Não deixe de fazê-lo, pois isso garantirá a sua tranquilidade e a tranquilidade do seu comprador futuro.

E além disso:

Outro aspecto importante a ser mencionado é que, enquanto o veículo estiver com gravame, você não poderá realizar qualquer tipo de alteração no veículo, como pintura, adesivos, entre outros, sem a permissão do banco ou instituição financeira. Isso se deve ao fato de que eles ainda têm direitos sobre o veículo e, portanto, precisam aprovar qualquer tipo de alteração.

Em resumo, o gravame é uma forma de garantia para o banco ou instituição financeira que financiou o veículo, e é importante dar baixa no gravame assim que o financiamento for quitado para evitar problemas futuros. Além disso, é importante ficar atento às regras impostas pelo banco ou instituição financeira enquanto o veículo estiver com gravame e verificar se o veículo está livre de pendências antes de comprá-lo. Seguindo essas dicas, você poderá fazer uma compra segura e sem problemas.

Para consultar o gravame de um veículo, conte com as consultas Rede Cred Auto! Nos mande uma mensagem e fale com um de nossos consultores especializados.

Rede Cred Auto, Simplesmente Diferente.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0