Comprar um veículo usado é uma tarefa que requer muita paciência e atenção. O Comprador está exposto a diversos riscos e golpes, ainda mais em um cenário econômico instável.
Conforme dados divulgados, no ano de 2022 golpes na compra e venda online de automóveis representaram mais de 1 bilhão de reais de prejuízo. E a tendência é de aumento no índice para o ano de 2023.
Mas não desanime, você ainda encontra ótimas oportunidade no mercado e seguindo nossas 5 dicas para compra de veículo usado você fica precavido de problemas.
Dica 1: Evite cair em golpes
Pesquise bem e não tenha pressa, essa é a parte mais importante desta dica. Dê preferência para concessionárias ou revendas bem avaliada no mercado, mas caso optar por comprar de uma pessoa física, fique atento se a pessoa que esta negociando é real e se o veículo não é de uma terceira pessoa. Fuja de anúncios com preço muito abaixo da tabela FIPE normalmente são isca para a ação de estelionatários.
Dica 2: Veja o veículo pessoalmente
Uma parte muito importante na compra é a avaliação do veículo pessoalmente. Você deve evitar visitar o veículo a noite, em locais inseguros e com pouca iluminação. A Dica é marcar em um local público, bem movimentado e iluminado. Assim você conseguirá avaliar detalhes na lataria e interiores com mais segurança e evitará se expor a uma situação de risco.
Dica 3: Leve um mecânico de sua confiança
Esta dica é fundamental para o sucesso de um bom negócio, independente de ser de um particular ou revenda, se programar e levar um mecânico durante a visita é uma etapa fundamental e evita dores de cabeça maiores no futuro. Alguns profissionais prestam este tipo de consultoria e vale muito a pena.
Dica 4: Solicite o laudo cautelar e histórico veicular
Todo carro usado tem sua história, isso inclui multas, restrições judiciais, passagem por leilão, sinistros, etc. É muito importante que você solicite uma vistoria veicular para avaliar diversos pontos de atenção sobre o histórico do veículo como sinistros não informados, adulteração na quilometragem, alterações no chassi, etc. Também é muito importante realizar uma consulta de procedência veicular que poderá apontar multas, restrições judiciais, leilões e outros pontos que impactam no valor real do veículo e na disponibilização de seguro para o mesmo.
Dica 5: Faça a transferência e a comunicação de venda do veículo
A falta de comunicação e transferência veicular representou quase 30% de todas as multas aplicadas pelo Detran de São Paulo, sendo, inclusive, a multa mais aplicada dentre todas pelo órgão. Além das punições previstas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) você fica sujeito a ser responsável solidário por qualquer penalidade recebida pelo veículo (Multas, Dívidas, Ações Judiciais e etc.), portanto, é imprescindível concluir a etapa de transferência dentro do prazo estabelecido.
A Rede Cred Auto oferece serviços de consulta e procedência veicular com muita facilidade e segurança na hora da compra de seu veículo usado.
COMENTÁRIOS
o laudo cautelar mostra se o carro tem bo de documento?
Olá Jorge, tudo bem? O laudo cautelar aponta problemas relacionados a suas características físicas como colisões, adulteração de chassi, adulteração de hodômetro ou algum problema de maior importância com o estado do veículo. Você precisa solicitar uma consulta de histórico e procedência veicular para obter informações sobre restrições judiciais, administrativas, multas e etc.