HomeHistórico Veicular

Películas e Vidros: Mudanças nas regras entram em vigor, confira as novidades.

Películas e Vidros: Mudanças nas regras entram em vigor, confira as novidades.

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Muitos condutores optam pela instalação de películas nos vidros de seus automóveis (popularmente chamado de insulfilme) por diversas razões. Estética, sensação de segurança, proteção contra raios UV, menor temperatura no interior do veículo ou até mesmo para se proteger de vandalismo.

Os proprietários de veículos devem se atentar as regras para uso das películas insulfilme e outros equipamentos para vidros, pois já estão valendo em 2023 as novas regras definidas pela Resolução CONTRAN 960 e atualizadas em dezembro pela Resolução 989 e assim evitar multas.

As novas regras visam garantir a qualidade das películas e garantir a segurança dos condutores e também, valem como padrão para fiscalização pelos órgãos competentes.

Insulfilme: O que ficou estabelecido

  • Vidros dianteiros (para-brisas) e laterais (área responsável pela visibilidade mínima para dirigibilidade veicular) e espelhos não poderão ser inferiores a 70% de visibilidade (transmitância luminosa certificada pela norma ABNT NBR 9491).
  • Outras áreas envidraçadas como, por exemplo, os vidros traseiros, antes exigiam o mínimo de 28% de visibilidade, agora não possuem mais limitações de visibilidade (Resolução 960).
  • Não poderão ser utilizadas películas com características reflexivas (espelhadas) ou películas mal aplicadas ou mal conservadas (descascando ou com bolhas).
  • As Películas devem contar com certificação válida e seguir as regras estabelecidas pela ABNT.

Caso o condutor do veículo não cumpra com as resoluções, poderá sofrer punições previstas no artigo 230, inciso XVI do código brasileiro de trânsito, que estabelece multa, 5 pontos na Carteira de Habilitação e retenção do veículo para regularização.

Nossa dica é caso compre um veículo já com a película insulfilme, que realize uma vistoria prévia para ver se o mesmo se enquadra na nova resolução.

Rafael Platero - Rede Cred Auto

Jornalista (MTb 96045/SP), assessor de imprensa e profissional de Marketing aqui na Rede Cred Auto. A minha missão é fornecer conteúdo informativo e relevante sobre automóveis, incluindo compra, venda e documentação, bem como finanças, com ênfase em análise de crédito, tanto para empresas quanto para o público. Eu acredito que o compartilhamento de conhecimento e informações valiosas pode ajudar as pessoas a tomar decisões que podem transformar positivamente a nossa sociedade.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 2