HomeHistórico Veicular

CSV vs. Inspeção Veicular: Qual é a Diferença?

CSV vs. Inspeção Veicular: Qual é a Diferença?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Nesse texto exploraremos uma comparação detalhada entre um Certificado de Segurança Veicular e a inspeção veicular regular, esclarecendo as diferenças e os propósitos de cada um.

CSV (Certificado de Segurança Veicular) vs. Inspeção Veicular: Qual é a Diferença?

A segurança veicular é uma preocupação constante para motoristas, governos e organizações em todo o mundo. Do ponto de vista regulatório, duas avaliações desempenham um papel fundamental na garantia da segurança de um veículo: o CSV (Certificado de Segurança Veicular) e a Inspeção Veicular. Embora ambos tenham o objetivo de manter os veículos rodando com segurança, eles diferem em vários aspectos. Nesta matéria, exploraremos essas diferenças e como elas afetam os proprietários de veículos.

O que é o CSV (Certificado de Segurança Veicular)?

O CSV, ou Certificado de Segurança Veicular, é um documento que atesta que um veículo está em conformidade com os padrões de segurança estabelecidos pelas autoridades reguladoras. Esse certificado é uma das exigências do Detran para protocolar no documento do veículo, mudanças realizadas pelo proprietário. 

A Inspeção Veicular em Contrapartida

A Inspeção Veicular é um procedimento periódico que avalia um veículo existente quanto à sua segurança e conformidade com regulamentos específicos. Ocorre normalmente a cada 2 anos, no processo de licenciamento anual e isso vale para ciclomotores, motos, carros, caminhões e ônibus. A legislação dispensa carros novos, de até 7 lugares, de fazer o procedimento nos 3 primeiros anos, desde que não se envolvam em acidentes com danos médios ou graves, e não passem por modificações. Enquanto que veículos de empresas, a isenção será nos 2 primeiros anos. Um inspetor examina de perto um veículo durante a inspeção, e avalia seu estado em relação a uma lista de verificação predeterminada.

  • Propósito e Foco:
    • O CSV é emitido quando um veículo é modificado, seja por sinistro ou por vontade do proprietário.
    • A Inspeção Veicular ocorre de tempos em tempos depois de o veículo já estar em circulação e se concentra na manutenção da conformidade ao longo do tempo.
  • Frequência:
    • A realização de um CSV é necessária quando há alguma modificação no veículo.
    • A Inspeção Veicular é repetida em intervalos regulares.
  • Consequências da Não-Conformidade:
    • O CSV – Certificado de Segurança Veicular é o responsável por conceder o desbloqueio da documentação do veículo em caso de mudanças estruturais ou sinistro.
    • A Inspeção Veicular pode proibir um veículo de continuar a operar se ele não passar no procedimento.

Dois processos diferentes, porém complementares

Em resumo, o CSV (Certificado de Segurança Veicular) e a Inspeção Veicular são dois processos diferentes, mas complementares, que visam garantir que os veículos estejam em conformidade com os padrões de segurança estabelecidos. Enquanto o CSV é uma certificação de conformidade após alguma alteração no veículo, a Inspeção Veicular é uma avaliação periódica. Ambos desempenham um papel fundamental na manutenção da segurança nas estradas, garantindo que os veículos continuem a ser uma opção de transporte segura para todos. Certifique-se sempre de estar ciente das leis locais e dos requisitos específicos para o seu veículo, para evitar problemas legais e garantir a segurança de todos.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0