HomeHistórico Veicular

Valorização de automóvel e o impacto no IPVA

Valorização de automóvel e o impacto no IPVA

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Ano novo sempre é sinal de que a data para pagamento do seu IPVA está chegando.

Os constantes aumentos no valor de veículos na tabela FIPE (valorizações de automóveis) que ocorrem nos últimos 2 anos irá promover um efeito preocupante para os proprietários. O veículo, mesmo com um ano a mais de uso, vai ter um IPVA maior que no ano passado.

A valorização dos automóveis novos e seminovos impacta, independente de mudanças nas alíquotas cobradas pelos estados onde o veículo está registrado.

Entendendo a Tabela FIPE

O Valor de mercado de um veículo é tabelado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) órgão criado e administrado pela Universidade de São Paulo. Os Estados consideram os valores da tabela para a cobrança do imposto.

Veja como é calculado e atualizado os valores venais veiculares pela tabela FIPE:

Entendendo a Fipe

Pandemia ainda é responsável pelo aumento do IPVA

Os valores dos automóveis novos e consequentemente usados estão em alta constante por conta de problemas como falta de matéria-prima, componentes eletrônicos e outros aumentos na cadeia de produção, além da inflação no período. A demanda por matéria-prima desde o início da pandemia é alta, influenciando diretamente a relação oferta x demanda e impactando o custo em todo setor industrial, inclusive no setor automobilístico. O aumento registrado no Brasil ficou entre 9% e 12%.

Mudança no comportamento da compra e venda

Muitos consumidores, concessionárias e revendas de automóvel vão mudar seu comportamento por conta do aumento.

A tendência dos compradores é optar por veículos com o IPVA 2023 já quitado, além de procurar por veículos novos ou seminovos com IPVA mais atrativo. Importante é sempre avaliar o impacto do imposto a longo prazo durante a negociação de um veículo.

Rafael Platero
Rafael Platero - Rede Cred Auto

Jornalista (MTb 96045/SP), assessor de imprensa e profissional de Marketing aqui na Rede Cred Auto. A minha missão é fornecer conteúdo informativo e relevante sobre automóveis, incluindo compra, venda e documentação, bem como finanças, com ênfase em análise de crédito, tanto para empresas quanto para o público. Eu acredito que o compartilhamento de conhecimento e informações valiosas pode ajudar as pessoas a tomar decisões que podem transformar positivamente a nossa sociedade.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 2