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Inadimplência de clientes: como identificar as causas e reduzi-las?

Inadimplência de clientes: como identificar as causas e reduzi-las?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Uma política de crédito é um plano completo que envolve diretrizes sobre o que fazer caso a sua empresa seja afetada pela inadimplência de clientes. Em termos simples, esse documento descreve quais são os prazos de pagamento, o que fazer em caso de atrasos e quais são as formas de cobrança.

Contudo, o mais importante é saber quais fatores estão impedindo o cliente de efetuar os pagamentos na data de vencimento. Por isso, preparamos este conteúdo para esclarecer as suas dúvidas.

Neste post, você vai saber mais sobre:

  • Quais são as causas da inadimplência.
  • Como eliminar inadimplência de clientes.

Quais são as causas da inadimplência?

Esse é um dos grandes desafios que os gestores devem solucionar. Isso ocorre porque a falta de pagamento pode estar relacionada à insatisfação com o produto, por exemplo.

Atraso na entrega e falta de controle financeiro podem ser associados a um alto nível de inadimplência. Portanto, é importante implementar medidas para identificar o porquê que os pagamentos não estão sendo feitos.

Como eliminar inadimplência de clientes

Estabeleça canais de comunicação com os clientes

Antes que o cliente se encontre em atraso e, posteriormente, inadimplente, recomenda-se enviar lembretes antes do vencimento. Ao mesmo tempo, é importante estar aberto a negociações e programação de outras formas de pagamento. Prorrogar o recebimento de uma fatura é mais vantajoso do que recuperar a dívida no futuro.

Aprimore o processo de análise de crédito

Fornecer crédito aos clientes é um risco que as empresas devem estar dispostas a correr para permanecerem competitivas. Isso quer dizer que a solução não está em flexibilizar excessivamente as formas de pagamento, pois essa alternativa não beneficia a saúde financeira.

Desse modo, esse processo requer o desenvolvimento de um registro histórico do comportamento do cliente para estabelecer uma análise de crédito que possibilite:

  • monitorar atrasos;
  • enviar cobranças;
  • obter relatórios precisos; e
  • processar dados de forma ágil.

Crie um ranking de devedores

Quem deve ser cobrado primeiro: aqueles que devem mais ou aqueles que devem há mais tempo? Essa é uma questão que envolve a sua estratégia e a medida de esforço necessário para recuperar os valores devidos.

Quando os clientes que devem o maior montante são abordados primeiro, os resultados são mais satisfatórios, pois o valor obtido é significativo. Porém, para aqueles que devem há mais tempo, é necessário decidir se há interesse em manter a relação comercial.

Invista em automação

No mercado já existem softwares especializados e equipados com funções para tornar a avaliação e o monitoramento de riscos de crédito cada vez mais eficiente. Por isso, pesquise e adquira um sistema que mais se adapte à sua operação.

Como resultado, a sua empresa passa a controlar as suas transações por meio de uma ferramenta informatizada. Até mesmo a automação das atividades comerciais pode ser modificada para tomar decisões mais bem informadas.

O aspecto mais importante do processo de cobrança é a comunicação. Por isso, estabeleça um fluxo claro sobre as expectativas de pagamento. Quando essa tática é ineficaz, o próximo passo é tentar um acordo para eliminar a inadimplência de clientes.

Nós queremos saber como você lida com a inadimplência no seu negócio. Compartilhe a sua experiência e deixe um comentário neste post.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

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