HomeInadimplência

4 melhores estratégias para usar na sua gestão de inadimplência

4 melhores estratégias para usar na sua gestão de inadimplência

Tempo de Leitura: 4 minutos

Entre todos os cuidados com as finanças que uma empresa precisa ter para continuar funcionando, a gestão de inadimplência é um dos pontos que merece uma atenção especial.

Afinal, ela tem ligação direta com uma das partes fundamentais no oferecimento de produtos e serviços: os clientes. Não é à toa que resolvemos separar algumas das melhores estratégias para utilizar nesse caso. Por isso, neste texto, você vai ver:

  • Qual é a importância de reduzir a inadimplência na sua empresa.
  • Quais são as ações que ajudam a melhorar a sua gestão.

Importância de reduzir a inadimplência

Em termos gerais, podemos dizer que a inadimplência ocorre quando o consumidor não faz o pagamento no momento do vencimento da compra ou serviço. Apesar de ser uma ação ligada ao cliente, ela pode ter sérios efeitos para a empresa.

Afinal, a companhia procura fazer o balanço de suas contas contando com o recebimento de seus serviços. Um desfalque pode fazer com que os recursos não cheguem a determinados setores, prejudicando atividades importantes — como o capital de giro.

Como sabemos, essa é uma parte da renda que, em especial, está ligada com os rendimentos que financiam as operações da empresa — ou seja, aquilo que é usado para fazer ela funcionar.

Mesmo que o empreendimento utilize esse recurso para operar enquanto espera o recebimento, com um atraso, o empresário se vê no prejuízo e pode ter que buscar empréstimos para poder lidar com as despesas extras.

Além disso, se o fator de inadimplência vira uma coisa comum para o negócio, pode ser um sinal de alto grau de cancelamento. Já que, à medida que os clientes não conseguem pagar, a companhia se vê obrigada a evitar oferecer os seus serviços para eles.

A boa notícia é que há solução para esses problemas com o comportamento dos clientes. Existem várias formas de acompanhar os níveis de inadimplência do seu negócio e até se prevenir para não ter que enfrentar uma dor de cabeça maior. A seguir, separamos as melhores maneiras. Acompanhe!

Melhores estratégias para usar na gestão de inadimplência

1. Terceirizar a análise de crédito

Acompanhar os passos financeiros dos seus clientes: se isso não é um hábito em seu empreendimento, é hora de repensar esse fato. Afinal, é quase impossível que você consiga se prevenir a respeito de maus comportamentos financeiros. Por isso, o investimento em análise de crédito será um ponto crucial nesse caso.

Nesse tipo de diagnóstico, são executadas ações para saber se aquele cliente tem um bom comportamento quando o assunto é honrar seus compromissos financeiros. Geralmente, nessa situação, serão analisadas algumas das principais informações sobre ele — como o registro de pagamentos, datas de compras, quanto tempo ele demorou para quitar as dívidas etc.

Além disso, será possível saber qual é o padrão de hábitos anteriores, ou seja, se ele já teve problemas relacionados a inadimplência antes, se o seu nome já esteve sujo, se há pagamentos pendentes, entre outros fatores.

Pela quantidade de informação abordada nesse tipo de análise, não dá para deixar ela em um setor qualquer da empresa. A análise de crédito, para ser feita com precisão, necessita que a companhia invista nesse serviço por fora.

Será necessário contratar profissionais que tenham conhecimento e qualificação para buscar os dados com agilidade e exatidão, e, assim, organizá-los para a empresa.

2. Facilitar a forma de pagamento

Outra maneira de gerir a inadimplência da empresa é investir em métodos para melhorar a forma de pagamento. Para isso, é necessário criar medidas que visem agilizar esse processo. Uma delas é ter uma ampla gama de alternativas para que os seus clientes realizem os ressarcimentos.

Isso quer dizer que é importante investir em sistemas que aceitem cartões, que gerem boletos, parcelamentos e até realizem pagamentos por meio de outras vias, como PayPal. Assim, são oferecidas mais chances para que o cliente consiga honrar com suas obrigações e evitar a inadimplência.

3. Implementar um bom sistema de cobranças

Quando falamos sobre um sistema de cobrança eficiente, estamos apontando o quanto é importante o investimento em uma gestão que automatize esse processo. Isso quer dizer que será necessário que ele seja capaz de facilitar o contato com os clientes por meio de e-mail, SMS, telefone etc.

Além disso, será preciso que toda a sequência de pagamento seja mapeada, ou seja, é necessário especificar funcionários para acompanhar o fluxo de comportamento dos clientes nessa etapa — desde o momento em que compram o produto, até a quitação das despesas.

Deve-se, também, desenvolver uma estratégia para lidar com os consumidores que já estão inadimplentes. Nesse ponto, a junção do sistema de cobrança e a análise de crédito é fundamental para ajudar a empresa a priorizar os bons pagadores e lidar com aqueles que ainda estão devendo.

Por fim, no caso dos consumidores inadimplentes, entenda que, apesar do sistema de cobrança facilitar esse processo, seus funcionários precisarão estar preparados para dialogar com eles. Principalmente porque, em muitos casos, enviar avisos automáticos não será o suficiente: será preciso ser um pouco mais insistente, contando com a possibilidade de fazer acordos e gerar outra cobrança.

4. Oferecer um bom serviço de pós-venda

Não pense que o processo de venda termina quando o cliente paga o produto ou serviço. Dependendo do caso, ainda será necessário pensar em ações para depois que a compra é confirmada.

Uma boa estratégia para evitar a inadimplência é criar promoções e descontos para os bons pagadores, ou seja, vantagens para aqueles que costumam pagar à vista, na data do vencimento ou até antecipar parcelas.

Pode não parecer, mas essa é uma ótima estratégia para criar uma relação com os consumidores. Eles podem perceber que há benefícios em pagar tudo em dia, e tentarão manter esse padrão. Dessa forma, cria-se um hábito que beneficia o empresário e garante a fidelização da relação.

Com todas as informações deste texto, ficou claro como funciona a gestão de inadimplência. E você, está procurando por uma empresa que o ajude nesse processo e na análise de crédito? Então, entre em contato com a Rede Cred Auto e saiba mais sobre os nossos serviços!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0