A alta competitividade do mercado exigiu, inegavelmente, que as empresas buscassem alternativas para otimizar recursos e garantir a qualidade de seus
A alta competitividade do mercado exigiu, inegavelmente, que as empresas buscassem alternativas para otimizar recursos e garantir a qualidade de seus produtos e serviços. Neste contexto, a terceirização de análise de crédito, por exemplo, despontou como uma opção viável e, mais do que isso, também lucrativa.
Se você procura mais informações sobre o tema, não deixe de ler o conteúdo até o fim. Neste post, você vai aprender:
- O conceito e o funcionamento da terceirização de análise de crédito.
- Os benefícios de adotá-la em suas rotinas de cobrança.
Preparado? Vamos em frente e boa leitura!
O que é e como funciona a terceirização de análise de crédito?
De forma geral, a terceirização diz respeito ao processo de delegar um conjunto de atividades a uma equipe externa, devidamente especializada e capacitada para desempenhá-la.
No contexto financeiro, por exemplo, as atividades da área são bastante estratégicas e exigem profissionais que reúnam as capacidades técnicas e comportamentais para executar as rotinas da forma mais efetiva possível.
Para a análise de crédito, o apoio de uma equipe designada para liderar os processos ligados à avaliação de perfis, sazonalidade e inadimplência se mostra cada vez mais importante para alavancar os resultados corporativos.
Na prática, a empresa parceira atua diretamente nos processos de concessão e cobrança, manejando a base de clientes de modo a entender as demandas deles e extrair os melhores resultados da negociação.
Diante disso, não seria, portanto, um equívoco posicionar a terceirização de análise de crédito como uma alternativa eficiente para enxugar as operações — uma vez que dispensa a atuação de uma equipe interna — e potencializar os resultados operacionais, provendo serviços cada vez mais eficazes.
Quais são as vantagens da terceirização de análise de crédito?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito e o funcionamento da operação terceirizada, chegou a hora de conhecer alguns dos principais benefícios trazidos por esse recurso.
Alta capacitação dos profissionais
Ao contratar uma equipe terceirizada para gerenciar as tarefas ligadas à análise de crédito, o gestor tem a segurança de contar com um parceiro especializado, totalmente preparado para lidar com a demanda operacional do setor financeiro.
Assim, há mais autonomia e confiabilidade na execução do trabalho, garantindo mais assertividade e melhores resultados.
Redução de custos
A contratação de uma empresa terceirizada também impacta diretamente nos custos operacionais da organização, afinal, a manutenção de profissionais voltados às rotinas de análise de crédito é bastante onerosa.
Ao optar por uma empresa parceira, o gestor também ganha fôlego e margens para tornar sua operação cada vez mais enxuta e lucrativa.
Foco no core business
Por fim, é válido mencionar que muitos gestores já consideram (e praticam) a terceirização para todos os processos que não compõem a atividade-fim do negócio. Ou seja: operações dissociadas do core business são repassadas a uma empresa parceira.
O motivo é simples e altamente justificável: ao focar naquilo que realmente traz lucratividade à empresa, é possível aprimorar técnicas e competências que promovam e fortaleçam a competitividade — por isso, considere com seriedade a terceirização de análise de crédito.
O conteúdo foi útil e fez você visualizar oportunidades de otimização de recursos e maximização de retornos? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!
COMENTÁRIOS