A análise dos dados é uma atividade de extrema importância para qualquer negócio. Sua eficiência é tão grande que é possível garantir um planejamento
A análise dos dados é uma atividade de extrema importância para qualquer negócio. Sua eficiência é tão grande que é possível garantir um planejamento financeiro efetivo. E isso fica ainda mais evidente quando se trata de avaliar o histórico de compras e serviços dos clientes, melhorando o relacionamento da companhia com eles.
De forma geral, trata-se da lista de atividades que o consumidor executa ao acessar uma loja. Essas ações são registradas ao longo do tempo — e, principalmente no caso de e-commerces, tendem a gerar grandes informações.
Dito isto, mostraremos, neste artigo, todas as suas qualidades e por que esse procedimento é tão importante. A seguir, você vai saber:
- Como a análise do histórico de compras ajuda a segmentar clientes.
- Como é possível prever comportamentos.
- Como tal avaliação contribui para evitar a inadimplência.
Acompanhe!
Ajuda na segmentação dos clientes
A avaliação do histórico dos clientes pode trazer um panorama bem completo dos tipos de pessoas que acessam a loja. Você pode, por exemplo, descobrir quais deles são mais atentos às novidades ou costumam adquirir sempre a mesma espécie de produto.
Isso significa que é possível classificar os consumidores por meio de seus hábitos. Ao conseguir definir um perfil para eles, fica mais fácil determinar estratégias de atração específicas a cada tipo.
Leva ao controle da inadimplência
Pelo histórico, você pode avaliar quais são aqueles clientes que têm maus hábitos de compra — inclusive os que costumam apresentar problemas com os pagamentos.
Imagine que uma empresa esteja para fechar negócio com um consumidor antigo. Mas, ao consultar seu histórico, percebe-se que ele tem sido uma pessoa muito irregular com pagamentos nos últimos tempos.
Nesse caso, o empreendimento pode decidir não fechar nenhum contrato com tal pessoa, por entender que ela traz riscos no momento. Sem a análise do histórico, porém, seria bem provável que a companhia não fosse capaz de perceber o problema a tempo.
Colabora para a compreensão de diferentes comportamentos
Essa é uma das grandes vantagens do histórico do consumidor, pois, como destacamos no tópico sobre segmentação, é possível saber quais são os hábitos do cliente. Se uma empresa costuma fazer vendas de época, como em datas comemorativas, é muito mais acertado oferecer ofertas de produtos.
Como o empreendimento conhece o comportamento de seu público, sabe quais são os tipos de artigos ou serviços que o atraem em determinada época e, inclusive, a forma como costuma comprar (parcelado ou à vista). Assim, torna-se viável desenvolver promoções específicas.
Permite prever novas compras
Outro grande benefício desse procedimento é a possibilidade de, com os dados adquiridos na análise, entender em qual momento o cliente pode querer comprar de novo. Isso ocorre principalmente com os consumidores recorrentes.
Você pode, por exemplo, descobrir que o consumidor adquiriu um produto X junto a um artigo Y em certo período. Ambas as peças se complementam e é quase certo que, na próxima vez, ele as comprará de novo. Esse dado pode ajudar a empresa a promover ofertas, promoções ou outras vantagens.
Com as informações acima, não há dúvidas quanto à importância do histórico de compras, não é mesmo? Quer continuar acessando conteúdos informativos como este? Então, curta nossa página no Facebook! Até a próxima!
Tags: histórico de compras, análise, cliente.
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