Quais vão ser os próximos passos da sua empresa? Como vão ser lançados os novos produtos? Essas perguntas surgem na mente de vários profissionais. Fazer boas projeções dá um certo trabalho, mas com a análise preditiva pode ficar muito mais fácil.
É isso que vamos contar neste post, explicando do que se trata, como é possível implementá-la e quais são seus benefícios. O que acha de continuar com a gente nesta leitura?
O que é análise preditiva?
A análise preditiva diz respeito à elaboração de previsões sobre o futuro do seu negócio. Expondo assim, até parece coisa de ficção científica, não é? No entanto, isso é bem possível de ser feito. Basta explorar as formas de tecnologia específicas.
O que isso significa? Pense da seguinte forma — existem vários recursos usados para fazer previsões e “adivinhar” gostos. Você deve ter entrado em contato de algumas, por meio do algoritmo de serviços como YouTube e Instagram.
Isso acontece graças ao “machine learning”, emulando a capacidade de aprendizado humano em máquinas. Ainda assim, a análise pode ser feita de várias formas, sempre observando tendências e comportamentos do consumidor.
Como é possível implementá-la na empresa?
A análise preditiva não é como uma receita de bolo. Você vai precisar adaptar o método de acordo com as necessidades da sua empresa. Há coisas que são comuns em vários negócios, por exemplo:
Colete os dados
Os dados são um termômetro de tudo que acontece na sua empresa e por isso, não podem ficar de lado. Seja para uma estratégia de marketing, política de segurança e até análise de crédito, a busca por informações pode ser muito útil.
Prepare os dados
As informações usadas precisam ser filtradas — já que são diferentes das exploradas em outros tipos de análise, como descritiva, diagnóstica e prescritiva. O ideal é ter um grande volume de dados para fazer as escolhas.
Escolha uma ferramenta
A análise preditiva não é feita de forma manual. Geralmente, leva em conta serviços ou softwares com programação em tecnologia de inteligência artificial e big data. Depois, basta monitorar os resultados.
Quais são os benefícios da análise preditiva?
O primeiro grande benefício ao usar a análise preditiva é a redução de riscos. Isso serve principalmente para questões ligadas às finanças e ao seguro. Você também pode reconhecer padrões de comportamento e detectar fraudes.
A ideia ainda ajuda a melhorar suas campanhas de marketing. Se você já se perguntou como aumentar seu público, criar mais engajamento e melhorar a divulgação da marca, essa vantagem pode ser interessante.
A análise preditiva é uma das formas de fazer previsões e evitar ter estratégias baseadas em “tiros no escuro”. Ao usar dados, você ainda cria base para examinar as estatísticas e métricas da empresa.
Se você escolher as ferramentas certas e fazer um bom trabalho de coleta e preparação de dados, vai ter boas chances de fazer uma excelente análise preditiva. Não se esqueça de definir uma margem de erro para cada análise — afinal, nem sempre as previsões acontecem.
O que acha de aprender ainda mais sobre tecnologia e análise de crédito? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook!
COMENTÁRIOS