HomeGestão empresarial

Como realizar um planejamento orçamentário eficaz?

Como realizar um planejamento orçamentário eficaz?

Tempo de Leitura: 2 minutos

O planejamento orçamentário deve ser uma prática recorrente em todas as empresas que pretendem ser competitivas — independentemente do porte ou do segmento em que atuam. No caso das PMEs, portanto, o cenário é o mesmo: é preciso valorizar e implantar recursos que tornem os processos mais transparentes, eficazes e lucrativos.

Se você busca informações relevantes sobre o assunto, não deixe de ler o conteúdo até o fim! No texto, você conhecerá:

  • A importância do planejamento orçamentário.
  • Dicas precisas para torná-lo uma prática consistente no seu negócio.

Preparado? Mãos à obra e boa leitura!

Por que o planejamento orçamentário é importante?

Toda empresa nasce com o objetivo de ser (e de se manter) lucrativa. Para isso, é importante que haja, desde o princípio, um bom plano de negócios — que descreva as metas da operação e os recursos disponíveis para alcançá-las.

Nesse âmbito, o planejamento orçamentário desponta como uma ferramenta primordial para assegurar a saúde da organização e viabilizar seu crescimento. Afinal, é a partir dele que são fixados os investimentos e, se necessário, as eventuais contenções de gastos.

Nas PMEs, a realidade não é diferente. Pelo contrário! Por se tratar de um contexto em que há a necessidade de ganhar tração — ou seja, de estruturar a capacidade de expandir a empresa —, qualquer passo em falso pode ser fatal e comprometer a operação do negócio.

Diante disso, a importância fundamental do planejamento orçamentário fica evidente. Ao delimitar o montante de recursos e, assim, distribuí-lo entre as prioridades operacionais — seja aumentar a equipe ou equipar a empresa —, o documento serve como norte para que os gestores mantenham os processos sob controle, evitando desperdícios e endividamentos, por exemplo.

Como fazer o planejamento orçamentário de modo eficaz e consistente?

Uma vez pontuada a importância do planejamento orçamentário para o sucesso e para a viabilidade da empresa, é válido partir, de fato, para a execução! Para elaborar um plano consistente, capaz de atender as demandas do negócio e de corresponder às necessidades gerenciais, é hora de entender mais detalhadamente como realizá-lo.

Projete as vendas (e suas deduções)

O volume de vendas é diretamente responsável pelo faturamento registrado — e, dessa forma, também acaba tendo grande influência na distribuição de recursos, incluindo investimentos.

Para efetivar um planejamento orçamentário consistente, analise o histórico e estime sazonalidades, garantindo aproximação máxima com o cenário real do mercado.

Revise os custos de produção e as despesas operacionais

O monitoramento de custos produtivos é essencial para manter a saúde da operação. Da mesma forma, o controle das despesas recorrentes, demandadas pela operação, é crucial para assegurar o bom andamento das atividades.

No planejamento, não deixe de fixar valores coerentes para balizar os critérios, certificando-se de acompanhá-los continuamente.

Projete os custos com pessoal

Os recursos humanos impactam consideravelmente no controle financeiro da organização. Por isso, é interessante que os gastos sejam projetados — evitando que haja descontrole na Folha de Pagamento — e que se mantenham dentro do estipulado.

Estime os investimentos

Por fim, o planejamento orçamentário permite que os gestores identifiquem oportunidades para viabilizar investimentos, objetivando melhorar processos e potencializar resultados — maximizando, assim, seu desempenho no mercado.

O conteúdo trouxe as informações que você estava procurando? Produzimos novos materiais como este constantemente e você pode ser o primeiro a recebê-lo. Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades. Até a próxima!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0