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Como fazer uma gestão de crediário mais efetiva?

Como fazer uma gestão de crediário mais efetiva?

Tempo de Leitura: 2 minutos

No comércio varejista, um dos maiores desafios é garantir o recebimento das vendas realizadas a prazo. Isso ocorre por que o risco de inadimplência por parte dos clientes é bastante alto neste tipo de transação. Por esse motivo, os profissionais da área financeira devem ser capazes de implementar medidas preventivas, como a gestão de crediário.

Queremos esclarecer as suas dúvidas e oferecer dicas que podem tornar o seu processo cada vez mais rentável e eficiente. Assim, continue lendo o nosso conteúdo, pois neste post, você vai saber:

  • Qual é o papel da gestão de crediário.
  • Como o fluxo de caixa favorece a tomada de decisão.
  • Quando oferecer crédito é uma opção vantajosa.

Qual é o papel da gestão de crediário?

Você consegue imaginar uma empresa que não ofereça vendas a prazo entre as suas formas de pagamento? Pois bem, essa é uma prática comum que busca oferecer maior comodidade para quem está comprando e que, muitas vezes, representa o diferencial que faz a venda ser concluída ou não.

Contudo essa necessidade do cliente pode se converter em problemas graves no futuro para quem vende. É nesse cenário que a gestão de crediário se faz tão relevante, pois:

  • analisa o fluxo de caixa;
  • delineia orientações para a equipe de vendas;
  • pode instituir taxas de juros que servem como garantia;
  • estabelece as regras e critérios para o parcelamento dos valores devidos;
  • determina as informações necessárias para a formação do cadastro de clientes.

A inadimplência é um problema real que afeta varejistas de diversos ramos e portes, portanto é fundamental encontrar formas de alavancar as vendas sem comprometer a sua saúde financeira.

Como o fluxo de caixa favorece a tomada de decisão?

Existem diversos indicadores financeiros que demonstram a circulação de recursos e a sua alocação nas diversas contas contábeis de uma empresa. Porém uma das fontes de informação mais confiáveis é representada por um controle chamado de fluxo de caixa.

Como o próprio nome sugere, esse tipo de avaliação registra todas as entradas de receita e as saídas de recursos no período. Uma das suas principais vantagens é a capacidade de estimar os valores em caixa em curto e longo prazo.

Desse modo, a área financeira tem condições de decidir qual percentual de vendas a prazo é viável para manter os pagamentos em dia.

Quando oferecer crédito é uma opção vantajosa?

Como mencionamos anteriormente, são raras as empresas que deixam de oferecer alguma forma de crediário para os seus clientes. Porém, há fatores que tornam essa decisão mais segura para empresa. Por exemplo, quando há uma ferramenta de cadastro que registra não só os dados dos clientes, mas o seu comportamento ao quitar as dívidas.

Uma política de crédito pode ser flexível ou rígida de acordo com a estratégia de vendas com o intuito de declarar quais regras devem ser aplicadas em cada caso de acordo com:

  • o histórico do comprador;
  • a documentação apresentada;
  • o valor do bem a ser parcelado.

Por fim, é fundamental contar com uma análise de risco criteriosa para proteger a empresas de pessoas que podem vir a se tornar inadimplentes. Todas essas atividades fazem parte da gestão de crediário que precisa ser desenvolvida para garantir o sucesso das vendas.

Se o seu planejamento de crediário está em dia, então você está pronto para ter acesso a estratégias mais complexas.

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