HomeHistórico Veicular

Decodificador de chassi: qual a sua importância?

Decodificador de chassi: qual a sua importância?

Tempo de Leitura: 4 minutos

O cotidiano de uma agência automotiva costuma ser repleto de tecnicalidades. Afinal de contas, esse é o tipo de empreendimento que exige muita atenção de seus gestores, com a utilização de recursos e ferramentas que possam minimizar os transtornos comerciais. É com isso em mente que elaboramos este post sobre o decodificador de chassi.

Como verá neste artigo, essa é uma solução perfeita para empresas que trabalham com a grande rotatividade de modelos, comprando novos veículos todos os meses. Por isso, recomendamos que você aproveite esta leitura, entendendo o propósito dessa ferramenta e como ela pode ajudar no cotidiano da sua operação. Acompanhe!

O decodificador de chassi

Antes de entender esse recurso, vale a pena refrescar a memória sobre a importância da numeração do chassi. Como você já deve ter visto, essa numeração é um código alfanumérico composto por 17 caracteres. A combinação específica desse código é capaz de atribuir uma identidade única para qualquer veículo produzido no planeta.

Isto é, a numeração do chassi é um padrão global que caracteriza as principais informações do modelo, reduzindo a probabilidade de fraudes, golpes, clonagens ou situações afins. Entre os dados presentes no código, destacamos os mais relevantes:

  • região geográfica de sua fabricação;
  • número de produção sequencial;
  • dimensão da carroceria;
  • planta de fabricação;
  • número de portas;
  • ano do modelo;
  • país de origem;
  • fabricante;
  • categoria;
  • modelo.

Como pode perceber, esse é um conjunto de informações importantes, capazes de rastrear o histórico de um veículo com bastante agilidade, facilitando inclusive a identificação de vendedores golpistas ou contraditórios naquilo que informam sobre o veículo. Pois bem, é nesse momento que o decodificador de chassi se apresenta como uma solução.

Como sugere o nome, esse recurso decodifica a numeração, retornando o significado imediato do código para o usuário na tela. Sim, você mesmo ou seus funcionários poderiam fazer isso manualmente, conferindo letra por letra, número por número, e compará-los com uma tabela de referência.

Mas, como você deve ter imaginado, esse é um processo que pode tomar tempo, principalmente quando falamos de estabelecimentos que realizam a compra de dezenas de veículos por mês ou semana. É nesse sentido que um decodificador facilita o cotidiano da agência, entregando a segurança de uma verificação confiável com a agilidade de uma digitação e um clique.

Afinal de contas, a procedência dos veículos precisa ser o critério mais importante para seu departamento de compras. Conhecer o “passado” de cada modelo é o primeiro passo para garantir a segurança do seu cliente final, seja ele o comprador ou locador do automóvel em questão.

A importância desse recurso para evitar transtornos

Confiabilidade, segurança e regularidade. Essas são as principais justificativas para a contratação dessa ferramenta, que tem por maior objetivo garantir a tranquilidade de quem está prestes a adquirir o modelo em questão. De início, podemos destacar o fator da confiabilidade.

Toda compra depende desse critério entre as duas partes — o comprador e o vendedor. Caso contrário, não existe razão para se fechar o negócio, não é mesmo? É nesse momento que sua agência pode reforçar a confiança em um fornecedor, averiguando que as informações documentadas batem com as numerações presentes nas portas, sob o veículo, nos vidros, no motor e demais posições.

Com essa análise bem detalhada e cuidadosa, o comprador já consegue se certificar de que o veículo não se envolveu em grandes acidentes. Afinal de contas, esse costuma ser um sinal grave, quando a numeração do chassi não coincide em diferentes partes do carro. Pois veja, isso sugere que houve a substituição de peças.

A mesma suspeita vale para as regiões em que a marcação está raspada ou com qualquer outro sinal de desgaste proposital. Enfim, o que importa é que a numeração seja compatível com o documento, com a mesma coerência entre as informações apresentadas pelo decodificador e pelo veículo em questão.

É em um segundo momento que surge o fator da segurança. Um veículo clonado ou fraudado de qualquer forma pode não apresentar as condições mecânicas adequadas. Enquanto uma agência automotiva, é seu dever ético impedir que veículos suspeitos ou inseguros cheguem às mãos dos seus clientes.

E por último, mas não menos importante, a regularidade. Frisamos: as numerações gravadas nas peças sempre devem coincidir com aquela informada no documento do carro. O mesmo vale para as informações decodificadas: se o recurso informa que a numeração corresponde a um Volkswagen Voyage, essa documentação não pode corresponder a um Volkswagen Gol.

Esse é um exemplo muito válido, pois esses modelos são irmãos de plataforma, sendo variantes um do outro, o hatch e o sedan. Por esse motivo, compartilham de muitas peças, que podem ser convenientemente substituídas na tentativa de acobertar uma fraude ou clonagem. Mas é nesse ponto que o decodificador faz sua mágica. 

Basta digitar o código e solicitar a consulta. Imediatamente, a ferramenta devolve as informações do veículo — como em um dossiê. Se as informações não baterem com o veículo em si, tem problema aí e ponto final! Não é nem uma questão de talvez. Como frisamos no início do artigo, a utilidade dessa numeração é justamente atribuir uma identidade única para cada modelo fabricado no planeta.

O Cred Decodificador como a solução definitiva

É nesse contexto que apresentamos a nossa ferramenta para a resolução desse problema. Assim como os demais produtos da Rede Cred Auto, o Cred Decodificador é um recurso que soma todas as qualidades expostas nesse artigo, oferecendo verificações rápidas, confiáveis e com a maior segurança de todo o mercado de consultas veiculares.

Com essa ferramenta, você tem acesso rápido às informações cruciais sobre o veículo, identificando todos os dados de sua fabricação e origem e garantindo aquisições livres de riscos. Assim, você tem a certeza de basear as suas decisões em uma empresa altamente especializada no ramo, com uma excelente reputação construída na base da ética e informação ao cliente.

Agora que já conhece as principais curiosidades sobre o decodificador de chassi, não perca a chance de aumentar a segurança dos seus processos com a utilização dessa ferramenta. Para tanto, entre em contato com a nossa equipe e descubra como os nossos produtos podem aperfeiçoar a segurança do seu empreendimento!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 2
  • comment-avatar
    Acacio Borges rodrigues 3 anos atrás

    Comprei o carro fui fazer o seguro daí nenhuma seguradora quis fazer
    Alegaram que chassi era decodificado

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Acacio, como vai?
      Infelizmente isso pode acontecer, pois é definido pelos regimentos internos de cada seguradora.