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Veja quais são os maiores desafios para as vendas B2C!

Veja quais são os maiores desafios para as vendas B2C!

Tempo de Leitura: 2 minutos

O mercado está saturado, os clientes estão cada vez mais exigentes e a concorrência não dá um descanso: saiba que se você está passando por isso no seu negócio, você não está sozinho. Mas, afinal, como se destacar, manter as vendas saudáveis e as contas em dia?

Acompanhar as tendências do mercado e apresentar novas soluções aos clientes é um começo. Neste texto, falamos especificamente sobre vendas B2C. Você pode entender mais a fundo suas principais características, seus maiores desafios e ainda conferir algumas dicas de como superá-los.

Neste texto, você descobrirá:

  • O que é venda B2C.
  • Quais os principais desafios da venda B2C.

O que é venda B2C?

As vendas B2C são aquelas em que uma empresa fecha negócio diretamente com o consumidor final, por isso a sigla business-to-client. Diferentemente das vendas B2B, em que uma empresa realiza a venda de produtos ou serviços a outras empresas, nessa modalidade a decisão da compra é individual e, geralmente, focada em necessidades básicas.

As compras por impulso são uma característica desse tipo de venda e uma vantagem para quem trabalha nesse setor, uma vez que as aquisições costumam acontecer em maior escala, mesmo que com um menor valor agregado. Entretanto alguns desafios precisam ser superados e é sobre eles que falamos a seguir.

Quais os principais desafios da venda B2C?

Inadimplência

A inadimplência é uma das principais dificuldades de quem trabalha com vendas diretamente ao consumidor final. Uma das formas de driblar esse problema é oferecer uma diferentes modalidades de pagamento, especialmente se você trabalha com o comércio eletrônico.

Aceitar diferentes cartões, trabalhar com boleto, além de oferecer descontos para compras de produtos afins, são todas boas formas de vencer a inadimplência no B2C.

Concorrência

Para vencer a concorrência em uma venda B2C, é preciso investir amplamente no relacionamento com esse cliente. Com isso, é preciso criar uma personalização e mostrar que, mesmo sendo uma compra única e individual, ela é importante para a empresa.

Assim, muitas marcas investem em programas de fidelização para garantir o retorno desse cliente. Uma comunicação transparente e multicanal também pode auxiliar no desenvolvimento de um bom relacionamento B2C, independentemente do tamanho do seu negócio.

Experiências

Diferentemente das vendas B2B, as vendas B2C costumam trazer um grande apelo emocional. Entretanto, a cada dia que passa, os consumidores ficam mais exigentes e não é qualquer boa história de marketing que vai seduzi-los a fechar um negócio.

Por conta disso, a criação de experiências reais e relevantes também é um novo desafio de quem trabalha com esse tipo de vendas. É preciso identificar um propósito ao produto ou serviço oferecido e trabalhá-lo de forma que realmente faça sentido aos consumidores.

Existem diversos casos de marcas que se viram em apuros por trabalharem campanhas de marketing com storytellings falsos ou duvidosos. A transparência é peça-chave na conquista e retenção de clientes. Por mais que tenham algumas facilidades quando comparadas às vendas B2B, as vendas B2C também precisam ser bem pensadas, especialmente por conta da ampla concorrência que enfrentam.

A gente espera que este texto tenha sido útil para você. Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais agora mesmo e até a próxima!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

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