HomeGestão empresarial

4 dicas de como resolver a falta de capital de giro nas empresas

4 dicas de como resolver a falta de capital de giro nas empresas

Tempo de Leitura: 2 minutos

A falta de capital de giro pode fazer com que sua empresa perca boas oportunidades. Sem recursos, não há como realizar investimentos, podendo ocasionar perda de competitividade ao seu negócio.

Isso revela a importância de um bom planejamento. Ao buscar soluções para contornar a falta de capital de giro, sua empresa tem mais potencial para garantir lucro e superar diversos obstáculos, principalmente no começo da operação.

Se a sua empresa passa por um momento assim, saiba que há algumas soluções.

Neste artigo, você vai conhecer as 4 seguintes formas de resolver a falta de capital de giro nas empresas:

  • Adiantamento de recebíveis.
  • Renegociação de dívidas e pagamentos.
  • Corte de gastos.
  • Financiamento empresarial.

1. Adiantamento de recebíveis

O adiantamento de recebíveis é uma opção viável quando sua empresa tem contas a receber nos próximos meses. Basta calcular o total e buscar uma instituição financeira ou organização que ofereça esse valor.

Esse adiantamento funciona como um empréstimo, mas você quita com o montante que será recebido pelos clientes. Sendo assim, ao receber, o dinheiro será destinado a quem antecipou o valor para a sua empresa.

Trata-se de uma boa alternativa, mas requer cuidados. Atente-se às taxas de juros para que compense solicitar o adiantamento.

2. Renegociação de dívidas e pagamentos

Busque os credores da sua empresa para renegociar as dívidas. No caso dos bancos, é possível transferi-las de instituição para buscar opções com juros menores e condições de pagamento mais viáveis.

O pagamento feito aos seus fornecedores também pode passar por uma rodada de negociação. Discuta a possibilidade de prorrogar prazos ou fazer outros acertos, pois o seu sucesso implica diretamente neles.

No entanto, a renegociação de dívidas e pagamentos requer uma boa capacidade de se relacionar com as pessoas.

3. Corte de gastos

O corte de gastos também é importantíssimo para resolver a falta de capital de giro. Quando os custos estão altos demais, sua empresa se torna refém deles, e isso dificulta investimentos fundamentais para o próprio crescimento.

É essencial saber quais despesas devem ser cortadas. A internet, por exemplo, permite a digitalização de documentos e a redução de gastos com impressão e transporte, já que isso pode ser feito online por meio de certificado digital.

Outros gastos, como energia elétrica e água, podem fazer parte de uma campanha de conscientização para que o consumo seja reduzido.

4. Financiamento empresarial

Algumas instituições financeiras oferecem o serviço de financiamento do capital de giro. Trata-se de um empréstimo justamente para esse fim.

A escolha da melhor opção envolve uma extensa pesquisa para identificar as linhas de crédito existentes, as taxas de juros e as condições de pagamento.

O capital de giro reflete a capacidade que qualquer negócio tem de cumprir seus compromissos. Quando ocorre a falta dele, a baixa inesperada das vendas pode levar a empresa a uma situação financeira delicada.

A falta de capital de giro implica inadimplência, irregularidade e, em casos mais graves, até o fechamento do negócio. Sem dinheiro, a instabilidade se torna mais frequente e aumenta a dependência em relação às condições do mercado.

E para aprender a fazer uma boa gestão do capital de giro, nós separamos outro artigo com as principais dicas. Não perca!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0