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Histórico de compras do cliente: como ter acesso e qual o benefício?

Histórico de compras do cliente: como ter acesso e qual o benefício?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Analisar o histórico de compras do cliente é muito importante na hora de decidir pela concessão de crédito. Isso porque uma pessoa com um passado de dívidas não honradas pode cometer o mesmo erro outra vez, o que implica em inadimplência e prejuízo para a sua empresa.

Além disso, é necessário conferir não apenas o histórico, mas também a situação financeira atual do seu potencial cliente, para garantir que ele tenha condições de arcar com uma nova dívida.

Você já sabe por que acessar o histórico de compras do cliente é importante, mas conhece os meios para obter essa informação tão relevante? Neste artigo, você entenderá:

  • Como acessar o histórico de compras do cliente.
  • O que analisar nesse histórico.
  • Os benefícios trazidos por essa consulta.

Boa leitura!

Como ter acesso ao histórico de compras?

O primeiro passo para ter acesso ao histórico de compras do cliente é realizar um cadastro adequado. É necessário coletar informações como número do RG e do CPF, endereço, renda mensal comprovada, estado civil, entre outros dados pessoais.

Em seguida, é preciso consultar os serviços de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, para avaliar se o nome do potencial cliente está em situação regular ou negativado.

Essas instituições mantêm informações sobre dívidas não pagas, comprometimento atual da renda com financiamentos, existência de títulos protestados ou ações judiciais de busca e apreensão de bens, passado de inadimplência, entre outras informações que compõem o histórico de compras do cliente e precisam ser avaliadas para a decisão sobre concessão de crédito.

Além disso, contam ainda com o Score, uma pontuação dada ao consumidor que atesta sua probabilidade de honrar com as dívidas. Quanto mais baixa a pontuação, maiores as chances de inadimplência.

O que deve ser analisado?

Todos os fatores presentes no histórico de compras devem ser considerados. É necessário fazer uma análise de risco para verificar se é interessante ou não conceder crédito ao cliente. De nada adianta fechar a venda e, meses depois, ter que arcar com o prejuízo da inadimplência.

Além disso, é preciso considerar ainda o cenário econômico do país, taxa de juros, condições de financiamento etc. Toda essa análise é muito importante e deve ser feita por pessoas capacitadas. Existem empresas que promovem esse serviço de maneira segura, sigilosa e competente.

Quais são os benefícios de consultar o histórico?

Além da redução da inadimplência e da concessão segura de financiamentos, consultar o histórico de compras do cliente auxilia a empresa a definir sua própria política de concessão de crédito, possibilitando mais conhecimento sobre o negócio, o mercado e os consumidores.

Entre os principais benefícios, estão a rapidez e a segurança na tomada de decisões, redução do retrabalho, da burocracia e do conflito entre a área de vendas e o departamento financeiro, menos estresse no ambiente de trabalho e, principalmente, menos prejuízo para a empresa.

Como mostramos acima, conhecer o histórico de compras do cliente e saber analisá-lo é muito importante para a saúde financeira da empresa. É preciso avaliar todas as informações com segurança para conceder crédito às pessoas que de fato tenham condição de arcar com seus compromissos.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar outro benefício de ter acesso ao histórico de compras do cliente? Deixe um comentário no post e entre para a nossa conversa!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

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