HomeHistórico Veicular

Cuidados na hora da compra e venda de carros

Cuidados na hora da compra e venda de carros

Tempo de Leitura: 2 minutos

O mercado de automóveis usados está aquecido. No ano passado, esse segmento teve crescimento de 6,5% em relação a 2016, conforme dados divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). É o momento perfeito para compra e venda de carros usados.

Contudo, é importante que você permaneça atento para não fazer maus negócios. O aquecimento do mercado aumenta a quantidade de ofertas da sua loja e, por esse motivo, você precisa adotar alguns cuidados na hora de avaliar e comprar carros. Por isso, preparamos algumas dicas especiais para guiá-lo nesse momento.

Neste artigo, você vai saber:

  • O que conversar com o dono do automóvel.
  • Como contar com a ajuda de um mecânico.
  • Quais dados podem ser obtidos na Base Nacional Veicular.

Converse com o dono do automóvel

O primeiro cuidado que você deve ter ao comprar um carro usado para revender é conhecer o dono do automóvel. Apresente-se e faça algumas perguntas-chave para que as principais informações do veículo sejam levantadas. Você pode começar perguntando o tempo de uso desse bem.

Pergunte, de maneira objetiva e ao mesmo tempo amistosa, a finalidade que o carro tinha. Era para uso particular ou a serviço da empresa? Rodava muito dentro da cidade ou pegava a estrada com frequência? O transporte era de carga ou somente de passageiros? Desse modo, você vai ter uma ideia de como o automóvel era usado e cuidado.

Conte com a ajuda de um mecânico

A sua agência de veículos deve ter um mecânico de plantão para colaborar na avaliação da compra e venda de carros. Como se trata de um profissional altamente especializado, ele saberá quais itens precisam ser avaliados. Ele também tem o conhecimento necessário para identificar adulteração de peças e componentes.

Alguns mecânicos trabalham exclusivamente como consultores de lojas de veículos, identificando com facilidade as falhas que ficam depois de uma restauração. Na avaliação, nada passa despercebido — da funilaria à suspensão, sem esquecer da mecânica. Isso torna a compra do veículo mais segura e o valor justo.

Consulte a Base Nacional Veicular

Mesmo com a ajuda do mecânico, existem informações que você não obtém somente nesse processo físico de avaliação. Informações como ano do modelo e de fabricação, município e estado onde está registrado, número de chassi, histórico de roubos/furtos e restrições só podem ser encontradas na Base Nacional Veicular.

Ele é um banco de dados do governo brasileiro e é mantido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Lá, você encontra todas as informações e características de um veículo registrado no Brasil. Dessa forma, é possível comparar com mais exatidão o automóvel que está sendo avaliado e o registro oficial dele.

Com as duas dicas anteriores, a consulta na Base Nacional Veicular garante o cuidado necessário no processo de compra e venda de carros. Ela evita que passem despercebidas alterações feitas pelo dono, bem como a situação irregular do automóvel que você pretende comprar para revender.

E aí, o nosso post foi útil? Então, curta a nossa página no Facebook — nela, compartilhamos outras dicas e informações que são relevantes para o seu negócio. Melhore o desempenho da sua agência de veículos!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0