HomeHistórico Veicular

Enchente: Cuidados na compra de veículos inundados

Enchente: Cuidados na compra de veículos inundados

Tempo de Leitura: 2 minutos

As fortes chuvas e enchentes dos últimos dias causaram centenas de milhões de reais em sinistros a veículos em todo o país, criando um alerta para o mercado de compra e venda veicular. Sobretudo, a compra de carros usados requer cuidados e isso inclui atenção aos afetados por enchente.

Quando um carro é inundado, a água penetra em várias partes do veículo, incluindo o motor, o sistema elétrico, câmbio, componentes eletrônicos, etc. Isso geralmente leva a problemas mecânicos e elétricos futuros. Além disso, podem apresentar sinais de corrosão e ferrugem. A água penetra nos carpetes e estofados, criando um ambiente úmido que favorece o crescimento de fungos e bactérias, o que pode levar a odores desagradáveis e problemas de saúde para os motoristas e passageiros.

Cuidados na compra de um veículo

Agências de veículos, concessionárias ou compradores particulares precisam se atentar nos detalhes para evitar veículos afetados devido a enchentes. A primeira etapa em qualquer compra de automóvel é avaliar cuidadosamente o histórico e procedência do veículo. As consultas fornecidas pela Rede Cred Auto, apresentam diversos dados de diferentes fontes como seguradoras, vistorias, leilões e outros indícios. Além disso, apresentar sinistro ou até mesmo o indício de um sinistro.

Após a verificação do histórico, é necessário verificar o carro pessoalmente junto a um profissional de sua confiança, além da avaliação do estado geral do veículo, devem ser verificados sinais de ferrugem, corrosão, cheiro de mofo, manchas de água acumulada no interior do veículo, folhas, galhos ou areia no interior do forro e em detalhes do interior. Sobretudo recomendamos a vistoria cautelar antes da compra de qualquer veículo usado. Isso evita a compra de veículo inundado sem informar a seguradora que recebeu a higienização e reparo por alguma empresa especializada neste tipo de serviço.

Se você decidir comprar um veículo que passou por enchente, é importante ter em mente que ele pode apresentar problemas mecânicos e elétricos no futuro, que podem ser caros para reparar. Deve-se considerar, pois estes veículos têm um valor de revenda mais baixo do que os que não sofreram danos por enchentes na negociação.

Meu veículo pegou enchente, e agora?

A primeira coisa a ser feita é a avaliação de danos causados. É importante lembrar que os danos podem ser significativos, incluindo danos ao motor, transmissão, sistema elétrico e componentes eletrônicos. Contudo, caso seu veículo seja segurado é necessário entrar em contato com a seguradora e relatar o dano, para avaliação e determinação de valor dos danos e a cobertura do seguro.

Se o seguro não cobrir todos os danos, ou se você decidir não acionar o seguro, é importante realizar uma inspeção completa do veículo para determinar o real estado do carro e extensão dos danos. Isso inclui a verificação mecânica, elétrica e eletrônica e possível substituição de alguns componentes. Além disso, é necessário um cuidado especial com o interior e carpetes, sendo necessária uma higienização especial para evitar a presença de mofo.

Importante: Mesmo após reparos, o carro tem seu valor de revenda afetado.

É também sua obrigação em caso de venda do veículo, ser transparente com o comprador, informando que o mesmo sofreu danos por enchente e não escondendo este sinistro. Portanto, caso você omita esta informação, poderá sofrer processo judicial futuro e ter outras dores de cabeça.

A Rede Cred Auto é pioneira em tecnologias para consulta de histórico e procedência veicular, fornecendo dezenas de bases diferentes.

Rede Cred Auto, Simplesmente Diferente.

Rafael Platero
Rafael Platero - Rede Cred Auto

Jornalista (MTb 96045/SP), assessor de imprensa e profissional de Marketing aqui na Rede Cred Auto. A minha missão é fornecer conteúdo informativo e relevante sobre automóveis, incluindo compra, venda e documentação, bem como finanças, com ênfase em análise de crédito, tanto para empresas quanto para o público. Eu acredito que o compartilhamento de conhecimento e informações valiosas pode ajudar as pessoas a tomar decisões que podem transformar positivamente a nossa sociedade.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0