Você é uma pessoa antenada ao mundo financeiro? Se sim, sabe bem que o score de crédito é uma ferramenta extremamente importante para conseguir ter ac
Você é uma pessoa antenada ao mundo financeiro? Se sim, sabe bem que o score de crédito é uma ferramenta extremamente importante para conseguir ter acesso a empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, não é mesmo?
Pouco tempo atrás, o score de crédito considerava somente as dívidas atrasadas em sua fórmula de cálculo. Entretanto, desde meados de 2019 o cálculo também passou a considerar, efetivamente, o Cadastro Positivo.
Quer saber o que é Cadastro Positivo e entender como ele promete revolucionar o mercado de crédito brasileiro? Então, acompanhe a leitura!
O que é Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo é uma ferramenta desenvolvida com o intuito ajudar as instituições financeiras a concederem crédito de maneira mais segura e, consequentemente, mais barata.
Antigamente, o score de crédito considerava apenas os dados do mau pagador. Isto é, se você atrasa seus pagamentos ou tem alguma dívida em seu nome, as empresas tinham acesso a esses dados tornariam mais difícil seu acesso a crédito.
Entretanto, se você pagasse tudo em dia, as empresas não conseguiam enxergar essas informações. Apenas saberiam que seu nome está limpo. Um pouco injusto com os bons pagadores, não é mesmo?
E é exatamente por isso que o Cadastro Positivo foi criado. Por meio dele, as instituições financeiras conseguem acessar uma lista dos bons pagadores, aqueles que pagam as contas regularmente e em dia.
Com o acesso a esse tipo de informação, a concessão de empréstimos e outros tipos de crédito se torna muito menos arriscada, pois as empresas sabem quem paga as contas em dia, e consequentemente, as taxas de juros praticadas são reduzidas.
Quando o Cadastro Positivo foi criado?
Inicialmente, o Cadastro Positivo foi sancionado pela então presidente, Dilma Rousseff, em junho de 2011. Apesar existir há quase 10 anos, o Cadastro Positivo era pouco difundido no mercado, já que a inclusão dos cidadãos nessa lista de bons pagadores dependia de cada um, individualmente.
Era preciso solicitar a inclusão no Cadastro Positivo e pouquíssimas pessoas faziam isso. Essa realidade mudou em 2019, quando foi sancionada a lei do Cadastro Positivo pelo presidente Jair Bolsonaro e a inclusão na lista de bons pagadores passou a ser feita de forma automática.
Agora, quem paga em dia vai automaticamente para essa lista, a não ser que solicite a exclusão do cadastro.
Quais são as principais características do Cadastro Positivo?
As empresas responsáveis por fazer a inclusão de dados no Cadastro Positivo, coletam dados fornecidos por bancos, lojas, concessionárias de energia e telefonia e outras companhias com as quais os consumidores tenham algum histórico financeiro.
As informações coletadas vão desde o valor das compras realizadas, formas de pagamento, datas, prazos e pontualidade, além de dados pessoais, como CPF, endereço e telefones.
Essas informações serão utilizadas para compor o score de crédito das pessoas, que passará a avaliar além das informações sobre inadimplência e negativação. Caso você queira consultar sua pontuação de score, basta entrar em contato com as gestoras de dados de crédito, ou acessar seus portais pela internet.
E então, conseguiu entender o que é Cadastro Positivo? Agora, confira mais este artigo e aprenda a lidar com protesto de cheques!
COMENTÁRIOS