HomeInadimplência

Entenda o que é a negativação de devedores e qual sua importância

Entenda o que é a negativação de devedores e qual sua importância

Tempo de Leitura: 2 minutos

Controlar a inadimplência é um aspecto crucial para que a revenda de autos mantenha-se sustentável ao longo dos anos. Sendo assim, é de extrema importância adotar ferramentas e estratégias de cobrança, como a negativação de devedores, cujo principal objetivo é evitar o acúmulo de contratos atrasados e garantir o fluxo financeiro do negócio.

Que tal compreender melhor este conceito e tirar suas dúvidas? Continue conosco e aproveite o conteúdo!

Negativação de devedores: segurança financeira para a empresa

Você sabe o que é negativação de devedores? Em termos simples, trata-se da inclusão dos dados do consumidor inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito.

Sendo assim, tais dados ficam à disposição do mercado e podem ser consultados por outras empresas.

Uma vez incluso nos órgãos de proteção, o consumidor ― seja pessoa física, seja pessoa jurídica ― possui algumas restrições que podem interromper seus sonhos.

Torna-se mais difícil, por exemplo, obter linhas de crédito como financiamentos automotivos e imobiliários, cartões de crédito, crediários no varejo, dentre outros.

É interessante salientar que a negativação de devedores tem respaldo legal. A prática está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor e possui algumas regras que devem ser respeitadas.

Por que implementar a negativação de devedores?

Há de se saber que a função da negativação de devedores vai um pouco além da segurança em receber os montantes devidos. A estratégia causa impacto positivo em outras demandas, tais como:

Redução de custos com cobrança

Ao negativar devedores, sua empresa transfere a responsabilidade pela cobrança de dívida aos órgãos de restrição e suas bases de dados. Ou seja, não será necessário contratar e treinar novos contratos para seu departamento financeiro.

Além da redução deste custo, há outro relevante: a emissão de boletos de cobrança. Com a negativação, o cliente tem a possibilidade de emitir seus boletos pelo próprio banco de dados do órgão, sem custos adicionais para a empresa credora.

Aumento das chances de receber os valores atrasados

Como diria o dito popular, o nome é o principal bem do cidadão. CPF regularizado abre portas para muitos sonhos.

Por isso, ao vivenciar o risco de uma negativação, as chances de o devedor quitar ou, até mesmo, renegociar a dívida, são bem maiores.

Melhora da imagem da empresa perante os clientes

Reclamações sobre cobranças incessantes são frequentes entre os consumidores. Muitas vezes, a negativa no prosseguimento da negociação se dá especialmente pela imagem desgastada da empresa. Sem dúvida, é uma situação estressante.

Com a negativação de devedores, a cobrança passa a ser realizada pela base de dados de crédito. Sendo assim, a empresa preserva sua imagem, mantendo uma postura e relação mais agradáveis junto aos clientes.

Quais são as regras para negativar um devedor?

É interessante destacar que nem todos os documentos podem ser negativados. No Serasa Experian, por exemplo, maior bureau de crédito do país, a negativação de devedores pode ser iniciada a partir de documentos como:

  • notas promissórias;
  • títulos registrados em cartórios, protestados ou não;
  • notas fiscais;
  • contratos;
  • aluguéis;
  • boletos bancários;
  • mensalidades escolares.

Há, ainda, uma regra universal para a negativação de devedores. A negativação só pode ser efetivada caso a dívida seja de até 5 anos. Contas com atraso superior a este período não podem ser inclusas nas bases dos serviços de proteção ao crédito.

Mas, atenção: mesmo que a dívida não possa ser negativada, o credor não perde o direito de cobrá-la!

Agora que você já sabe o que é negativação de devedores, que tal conhecer um pouco mais sobre o serviço? Entre em contato conosco e saiba mais!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0