Controlar a inadimplência é um aspecto crucial para que a revenda de autos mantenha-se sustentável ao longo dos anos. Sendo assim, é de extrema importância adotar ferramentas e estratégias de cobrança, como a negativação de devedores, cujo principal objetivo é evitar o acúmulo de contratos atrasados e garantir o fluxo financeiro do negócio.
Que tal compreender melhor este conceito e tirar suas dúvidas? Continue conosco e aproveite o conteúdo!
Negativação de devedores: segurança financeira para a empresa
Você sabe o que é negativação de devedores? Em termos simples, trata-se da inclusão dos dados do consumidor inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito.
Sendo assim, tais dados ficam à disposição do mercado e podem ser consultados por outras empresas.
Uma vez incluso nos órgãos de proteção, o consumidor ― seja pessoa física, seja pessoa jurídica ― possui algumas restrições que podem interromper seus sonhos.
Torna-se mais difícil, por exemplo, obter linhas de crédito como financiamentos automotivos e imobiliários, cartões de crédito, crediários no varejo, dentre outros.
É interessante salientar que a negativação de devedores tem respaldo legal. A prática está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor e possui algumas regras que devem ser respeitadas.
Por que implementar a negativação de devedores?
Há de se saber que a função da negativação de devedores vai um pouco além da segurança em receber os montantes devidos. A estratégia causa impacto positivo em outras demandas, tais como:
Redução de custos com cobrança
Ao negativar devedores, sua empresa transfere a responsabilidade pela cobrança de dívida aos órgãos de restrição e suas bases de dados. Ou seja, não será necessário contratar e treinar novos contratos para seu departamento financeiro.
Além da redução deste custo, há outro relevante: a emissão de boletos de cobrança. Com a negativação, o cliente tem a possibilidade de emitir seus boletos pelo próprio banco de dados do órgão, sem custos adicionais para a empresa credora.
Aumento das chances de receber os valores atrasados
Como diria o dito popular, o nome é o principal bem do cidadão. CPF regularizado abre portas para muitos sonhos.
Por isso, ao vivenciar o risco de uma negativação, as chances de o devedor quitar ou, até mesmo, renegociar a dívida, são bem maiores.
Melhora da imagem da empresa perante os clientes
Reclamações sobre cobranças incessantes são frequentes entre os consumidores. Muitas vezes, a negativa no prosseguimento da negociação se dá especialmente pela imagem desgastada da empresa. Sem dúvida, é uma situação estressante.
Com a negativação de devedores, a cobrança passa a ser realizada pela base de dados de crédito. Sendo assim, a empresa preserva sua imagem, mantendo uma postura e relação mais agradáveis junto aos clientes.
Quais são as regras para negativar um devedor?
É interessante destacar que nem todos os documentos podem ser negativados. No Serasa Experian, por exemplo, maior bureau de crédito do país, a negativação de devedores pode ser iniciada a partir de documentos como:
- notas promissórias;
- títulos registrados em cartórios, protestados ou não;
- notas fiscais;
- contratos;
- aluguéis;
- boletos bancários;
- mensalidades escolares.
Há, ainda, uma regra universal para a negativação de devedores. A negativação só pode ser efetivada caso a dívida seja de até 5 anos. Contas com atraso superior a este período não podem ser inclusas nas bases dos serviços de proteção ao crédito.
Mas, atenção: mesmo que a dívida não possa ser negativada, o credor não perde o direito de cobrá-la!
Agora que você já sabe o que é negativação de devedores, que tal conhecer um pouco mais sobre o serviço? Entre em contato conosco e saiba mais!
COMENTÁRIOS