HomeHistórico Veicular

O que é veículo alienado e quais cuidados devem ser tomados?

O que é veículo alienado e quais cuidados devem ser tomados?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você já parou para pensar no que fazer ao comprar um carro não quitado pelo dono original? O termo usado para isso é “veículo alienado” e diz respeito às situações em que o automóvel é dado como garantia na hora do financiamento.

O que fazer nessa hora? Vamos explicar ao longo do post, contando quais são os riscos envolvidos, como funciona a alienação fiduciária e alguns fatos pertinentes sobre o assunto. Confira!

O que são os veículos alienados?

A alienação diz respeito à transferência de um bem para a empresa para qual você deve, seja um banco ou uma instituição financeira. No caso do veículo alienado, o carro fica como garantia até que as parcelas sejam quitadas e a dívida extinguida.

Quais são os riscos de se comprar um carro alienado?

Nem sempre comprar um carro alienado significa lidar com riscos. Ainda assim, você precisa ficar de olho no tamanho da dívida, no contrato e na documentação, para conferir a não existência de irregularidades.

Como funciona a alienação fiduciária do veículo?

Toda instituição que fornece empréstimos lida com riscos de inadimplência, não é? Boa parte dos juros são calculados com base nas chances de calote. A alienação dá garantias de que a empresa não vai sair no prejuízo caso a pessoa que deve não cumpra com o acordo — permitindo a oferta de melhores condições de pagamento.

Como saber se um carro está alienado?

Você vai precisar olhar o histórico do carro para saber se há dívidas pendentes. Como fazer isso? Basta acessar o site do Detran do seu estado e digitar algumas informações documentais, como a placa e o código Renavam.

É possível vender ou comprar carro alienado?

Sempre existe a possibilidade de negociar um carro alienado, desde que a outra parte saiba exatamente qual o tamanho da dívida ao assumi-la. A possibilidade mais comum, ainda assim, é a de antecipar as parcelas para diminuir o valor final na hora da venda.

Quais os cuidados que devem ser tomados?

Se você está na posição de comprador, procure ficar sempre com uma pulga atrás da orelha. Isso porque uma dívida leva em conta fatores como tempo, número de parcelas, taxa de juros e por aí vai. Não deixe de pôr tudo na ponta do lápis.

O ideal é fazer comparações e ver se o valor do carro com a dívida compensa. Isso porque uma boa fatia do preço original pode precisar ser abatida para que o negócio seja viável. Caso você esteja na posição de vendedor, veja se antecipar parcelas não é uma ideia mais rentável antes de fechar negócio.

Como você viu, comprar ou vender um veículo alienado é uma decisão que envolve uma certa dose de cuidado. Se for feita do jeito certo, a negociação pode ser um meio de fugir dos juros dos bancos e ainda conseguir um carro com um preço mais adequado à sua carteira.

Se a dívida for um financiamento do carro, ainda é possível fazer a portabilidade de crédito para outras instituições financeiras. Assim, você passa a conhecer outras opções de taxas e condições para quitar o que deve.

O que acha de fazer consultas confiáveis para análise de crédito e se proteger contra a inadimplência? Então, entre em contato com a gente!

Rede Cred Auto, Simplesmente Diferente.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 36
  • comment-avatar
    Enilza 3 anos atrás

    Boa noitr.
    Minha moto esta alienada ao banco a uns 10 anos fiz paguei ipva e licenciamento em 2020…mas nao consegui pegar documento.
    Nem consigo falar com o Banco…que hj é o banco pan.
    Sera que consigo pagar ipva e licenciamento desse ano?.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Enilza, como vai?
      O pagamento pode ser feito e será licenciado porém indicamos realizar a baixa dessa restrição junto ao DETRAN.

  • comment-avatar
    Denilson 3 anos atrás

    Quero comprar uma kombi, mais o dono duz estar alienado, me disse que seria somente dar baixa na alienação e pronto, é ASSIM mesmo?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Denilson, como vai?
      Para realizar a transferência do veículo é necessário baixar essa restrição, se já foi quitado a dívida pode ser baixado na próxima emissão do documento.
      Indicamos verificar com o banco financiado se ainda existe valores em aberto.

  • comment-avatar
    Margareth Fernandes Braga de Souza 2 anos atrás

    comprei um veículo alienado e o antigo dono não quer passar o doc .
    já quites todo o financiamento

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Margareth, como vai?
      Neste caso é necessário finalizar a negociação e realizar a transferência deste veículo para poder regularizar a situação.

  • comment-avatar
    EVERTON QUEIROZ GAMA ALVES 2 anos atrás

    ESTOU QUERENDO COMPRAR UM VEÍCULO ALIENADO DE UMA PESSOA, MAS O VEICULO É DO PRIMO DELE , ELE DIZ QUE A DIVIDA PARA QUITAR É DE 12.300.

    O QUE EU DEVO FAZER ????

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Everton, como vai?
      O veículo está em bom estado? Você acredita que seria um bom negócio apesar dessa dívida?

  • comment-avatar
    Luiz Adriano Gomes 2 anos atrás

    Se não tirar a alienação do veículo jera multa??

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Luiz, como vai?
      Pode ser negociado normalmente, porém levando em consideração que se a penhora for decretada antes do veículo sair do nome do proprietário atual, o veículo poderá ser atrelado ao processo.

  • comment-avatar
    Geissi 2 anos atrás

    Comprei uma moto ela está alienado eu não sabia so soube na hora de transferência

  • comment-avatar
    Jessica 1 ano atrás

    Comprei um carro alienado,se me pararem em barreira posso perder o veículo por ser alienado? Não está em busca apreensão

    • comment-avatar

      Olá Jessica, tudo bem? Todo veículo que tem sua propriedade vinculada a uma instituição financeira (alienado) vai contar com tal registro em seu documento até o fim do contrato. Desde que o acordo de alienação seja cumprido e o veículo não possuir busca e apreensão ou outro registro de recuperação judicial ou outra restrição junto aos órgãos de transito, não correrá risco de apreensão por conta de alienação fiduciária.

  • comment-avatar
    Klíviane 1 ano atrás

    Com quanto tempo o banco pode e não pode colocar busca e apreensão?
    Um veículo com mais de 10 anos. Ainda pode entrar em busca?

    • comment-avatar

      Olá Klíviane, tudo bem? Os bancos podem entrar com ação de busca e apreensão a partir do primeiro dia de atraso, mesmo que isso seja muito raro, a lei permite as instituição financeiras garantir o cumprimento do contrato vigente. Qualquer veículo alienado a uma instituição financeira pode ser alvo de busca e apreensão, independente de ano de fabricação, modelo ou valor venal.

  • comment-avatar
    Cintia maria goncalves da Silva 1 ano atrás

    Comprei uma moto no consórcio e faz uns anos que não consigo pagar estava pagando o IPVA direto mais hoje fui puxar o IPVA e está falando que a moto está alienada o que eu devo fazer

  • comment-avatar
    Jacson 1 ano atrás

    Estou querendo comprar um carro ano 2010 documentos foi pago 2021/2022 mesmo assim ele está alienado correr o risco de buscar e apreensão

    • comment-avatar

      Olá Jacson, tudo bem? Se o veículo tem pendências com a financeira o veículo é passível de busca e apreensão.
      Você só fica sem risco de sofrer busca e apreensão após quitação junto a financeira, que informa ao Detran de seu estado e transfere a propriedade do veículo para você.

      • comment-avatar
        Ednundo 12 meses atrás

        Meu amigo comprou um carro alienado no nome de terceiros tem como passar o finaciamento para o nome dele para terminar de quitar o veiculo

        • comment-avatar

          Olá Edmundo, tudo bem? O antigo proprietário e o atual precisam entrar em contato com a financiadora e verificar se é possível a transferência de dívida e qual a forma de quitação e resolução desta alienação.

  • comment-avatar
    Daniel 1 ano atrás

    Comprei uma moto e ela esta alienada se eu for parado por blitis ou barrrira posso perde o veículo e

    • comment-avatar

      Olá Daniel, tudo bem? Se a sua moto tem pendências junto a financeira responsável pela alienação ela é passível de busca e apreensão, inclusive retenção da mesma em blitz.
      Mas se o financiamento estiver em dia, sem pendências ou busca e apreensão, você pode circular normalmente com o veículo.

  • comment-avatar
    Enoque 1 ano atrás

    Tenho uma moto alienada, posso rodar nela ou o Detran pode apreender?

    • comment-avatar

      Olá Enoque, tudo bem? Se a sua moto possui pendências junto a financeira responsável pela alienação ela é passível de busca e apreensão, inclusive retenção em blitz pelos órgãos responsáveis. Mas se o financiamento estiver em dia, sem pendências ou busca e apreensão, você pode circular normalmente com o veículo.

  • comment-avatar
    Everthon 1 ano atrás

    Boa tarde.
    Possuo veículo em atraso e alienado,posso vende lo sem ter problemas com a justiça?
    Realizaremos contrato especificando os valores de débitos e reconhecimento no cartório cientes dos débitos.

    É legal perante a justiça?

    • comment-avatar

      Olá Everthon, tudo bem? Primeiro ponto: Vender um veículo alienado é totalmente legal, porém você deve realizar a transferência da dívida para o novo proprietário envolvendo a financiadora na negociação. Primeiramente você deve entrar em contato com a empresa responsável pelo financiamento e negociar esta transferência pois o novo proprietário precisa seguir as condições da credora para transferência desta dívida. Em resumo ela tem a propriedade do veículo até a quitação (alienação fiduciária).

  • comment-avatar
    Priscila Trindade Da Silva Domingues 1 ano atrás

    Olá, meu pai comprou um veículo há 13 anos e está alienado…minha dúvida é, essa dívida já não está prescrita?

  • comment-avatar
    Edcarlos Santos 1 ano atrás

    Boa noite? Eu tenho um carro financiado pago todos os meses. Quero vender ele como eu faço pra passar o financiamento pra pessoa que comprar? Tenho que ir na financeira?

    • comment-avatar

      Olá Edcarlos, tudo bem? A propriedade do veículo alienado é de posse da financeira até o termino do pagamento, portanto, a financeira precisa participar dessa transferência e isso pode levar a consulta de viabilidade de pagamento e de crédito ao interessado pelo negócio. Cada financeira tem sua forma de conduzir a transferência, o ideal é você entrar em contato com a sua.

  • comment-avatar

    Boa noite, comprei uma moto só com o dut, paguei licenciamento atrasado e IPVA, zerei o veículo, ele está em dias, só q na hora de imprimir o documento, constou que ele está alienado, se caso for pego em um blitz perdo minha moto??

    • comment-avatar

      Olá Igor, tudo bem? A alienação deve ser informada na hora da compra do veículo, se a alienação estiver em atraso e o veículo estiver em busca e apreensão é passível de recolhimento. O ideal é entrar em contato com a financeira responsável pela alienação.

  • comment-avatar
    José Fábio 12 meses atrás

    Com essa nova lei de. Moto de leilão ser tomada Moto alienada também é do mesmo jeito