HomeHistórico Veicular

Vistoria para veículos: conheça os principais tipos

Vistoria para veículos: conheça os principais tipos

Tempo de Leitura: 2 minutos

A vistoria para veículos é prevista pelo Detran e tem o objetivo de evitar que carros que estejam fora das especificações dos fabricantes, ou sem condições adequadas de uso, sejam legalizados, vendidos ou transferidos a outros proprietários. Ela também é exigida por financeiras e administradoras de consórcio com credibilidade.

Entretanto, como existem diferentes tipos de vistoria veicular, é importante esclarecer quais são as especificações e os objetivos de cada uma delas. Pensando nisso, neste artigo, você vai conhecer:

  • Vistoria para transferência.
  • Vistoria cautelar ou de procedência.
  • Vistoria prévia.

Vamos lá?

Vistoria para transferência

A vistoria para transferência é um dos tipos de vistoria para veículos mais realizados no Brasil. Como o próprio nome já diz, é realizada principalmente quando existe a intenção de transferir a propriedade de um veículo de uma pessoa para outra, ou alterar a documentação do carro em caso de mudança de cidade.

Entretanto, também pode ser feita em outras situações, como alteração nas características do carro, ou ocorrência de sinistro. Nesse caso, é necessário avaliar o automóvel para identificar possíveis adulterações e/ou fraudes que estejam em desacordo com as normas do Detran.

Na vistoria de transferência, que pode ser realizada em empresas credenciadas, além das condições gerais do veículo, é verificado se houve adulteração no número do chassi. Ao final, caso o automóvel seja aprovado, é emitido um laudo de vistoria veicular.

Vistoria cautelar ou de procedência

Já a vistoria cautelar ou de procedência consiste na avaliação do veículo para a identificação de possíveis danos e, ainda, aspectos do automóvel que atestem a sua originalidade.

Esse tipo de vistoria é requisitado sempre que um carro usado é colocado à venda no mercado, seja por vias particulares, ou por intermédio de concessionárias e agências de revenda.

São analisados, além de possíveis adulterações no número do chassi, vidro, câmbio, motor, pintura e o estado geral do veículo, as informações na Base Nacional Veicular, a fim de conhecer a situação real do veículo.

Vistoria prévia

A vistoria prévia é realizada antes da contratação do seguro do carro. Ela atesta as condições gerais do veículo para que seja definido se existe algum problema com a cobertura da apólice, ou se a situação está regular e o carro pode ser segurado.

Esse tipo de vistoria é realizado quando o proprietário deseja fazer troca da seguradora ou renovar o seguro fora do prazo de vigência. Deve ser feita, ainda, em caso de acréscimo de coberturas adicionais na apólice.

No entanto, a vistoria prévia não é necessária caso o carro seja 0 km e o seguro seja feito antes que o veículo deixe a concessionária, ou tenha sido renovado dentro do prazo de vigência do contrato.

Conforme mostramos acima, existem três tipos de vistoria para veículos. Cada um deles é indicado em situações distintas, porém todos são de igual importância para garantir a procedência do bem.

Adquirir ou revender um veículo em situação irregular e com adulteração e fraudes, ou, ainda, sem condições seguras para rodar, é agir fora da lei e colocar terceiros em risco.

Gostou do texto sobre os tipos de vistoria veicular? Somos uma empresa com mais de sete anos de mercado especializada no fornecimento de informações na análise de crédito, procedência veicular e negativação de devedores. Então, siga nossos perfis no Facebook e no Twitter e confira outros conteúdos sobre esses assuntos!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 4
  • comment-avatar
    Aramsakzenian 4 anos atrás

    Preciso saber se na inspeção cautelar é possível detectar alterações fraudulentas no ODÔMETRO ?comprei um veículo com odometro fraudado que passou sem ressalvas na inspeção cautelar !!!

    • comment-avatar

      Olá Aramsakzenian, como vai?
      Se você suspeita que o odômetro do seu veículo foi fraudado, você pode entrar em contato com um mecânico ou especialista em reparo de velocímetros para realizar uma verificação mais detalhada. Você também pode consultar um advogado para obter informações sobre seus direitos e opções legais em relação à compra de um veículo com odômetro fraudado.

  • comment-avatar
    Aramsakzenian 4 anos atrás

    Necessito saber sobre a inspeção cautelar detectar eventual alteração fraudulenta no odômetro .Comprei um veículo há três meses atrás com alteração no odômetro comprovado por autorizada diferente da que eu comprei . Ambas concessionária autorizadas da mesma marca , mas de localidades diferentes .

  • comment-avatar
    maycon 2 anos atrás

    Gostei muito do seu conteúdo sobre Vistoria Veicular