HomeInadimplência

Descubra o que é Pefin e evite problemas para a sua empresa!

Descubra o que é Pefin e evite problemas para a sua empresa!

Tempo de Leitura: 4 minutos

O impacto da inadimplência e o controle das atividades de cobrança devem estar entre as prioridades de um gestor de empresa. No cotidiano, é essencial conhecer ferramentas que aumentam a sua eficiência. Por isso, é importante entender o que é Pefin e como a sua utilização tem potencial para o aumento da lucratividade.

Sob o ponto de vista de um empreendimento comercial, existem diversas ações que devem ser executadas para garantir o seu funcionamento em perfeitas condições. Além disso, é necessário construir uma relação positiva com os clientes baseada em confiança e transparência.

Portanto, este texto foi criado para ressaltar como o Refin representa uma fonte de informações valiosas e quais são os seus principais benefícios. Veja abaixo os principais tópicos:

  • quais são as diferenças entre o Refin e o Pefin.
  • Qual é a principal função do Pefin
  • Como esse sistema funciona na prática.
  • Qual é a importância do Pefin para a política de crédito.
  • Quais são os seus benefícios para uma empresa.

Continue a leitura para entender tudo sobre o tema.

Quais são as diferenças entre o Refin e o Pefin?

Esses termos são muito comuns para os profissionais que lidam com processos financeiros e a concessão de crédito. Contudo, ainda há situações em que restam dúvidas sobre o conceito e a utilização de cada um deles.

Pefin: o seu conceito

Nas atividades da área financeira você acredita que um sistema de consulta de dívidas seria útil? Você enxerga potencial na obtenção desse tipo de informação? Então, você precisa conhecer o sistema Pefin que atua no âmbito do processo de cobrança.

Esta ferramenta é um serviço capaz de mostrar dívidas vencidas e não pagas que podem ser consultadas por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou por meio do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O sistema é disponibilizado pelo Serasa Experian e obtém as informações pelo acordo entre a empresa e as companhias de diferentes segmentos. Os principais exemplos são:

  • varejo;
  • indústria;
  • prestação de serviços.

Refin: o seu conceito

O Refin é um sistema que possibilita a consulta e o registro de dívidas vencidas e em atraso referentes ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou por meio do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) consultado na ferramenta.

É importante ressaltar que os dados disponibilizados são de responsabilidade das empresas participantes do convênio. Em geral, as informações são fornecidas por bancos e outros tipos de instituições financeiras.

Qual é a principal função do Pefin?

O principal objetivo ao conceder acesso a esses dados é informar a localização do consumidor e sua situação cadastral. Dessa forma, a empresa pode entrar em contato e comunicar, por meio do próprio sistema, a dívida e como proceder para o pagamento.

Além disso, essa é uma ferramenta que possibilita a prevenção do atraso de pagamentos, uma vez que registra as pessoas ou empresas que já se encontram endividadas.

Como esse sistema funciona na prática?

A partir das informações contidas no Pefin, o Serasa Experian adota o procedimento de enviar uma carta-comunicado para o consumidor ou para a empresa devedora. Com o intuito de facilitar a comunicação entre as partes, além da carta-comunicado, o serviço ainda permite o envio de boleto para quitação.

Para facilitar o pagamento, esse documento devem conter as seguintes informações para consulta:

  • o valor atualizado da dívida;
  • os dados de contato do credor;
  • a data do vencimento da fatura;
  • o número do contrato registrado.

Após o recebimento do comunicado, o devedor tem um prazo de até 10 dias para entrar em contato com o credor e regularizar a sua situação. Caso o pagamento não seja recebido dentro do prazo estipulado, a informação sobre a dívida fica disponível no relatório do Serasa Experian e pode ser acessada por diversas instituições que concedem crédito.

Qual é a importância do Pefin para a política de crédito?

Ao oferecer a opção de pagamento a prazo ou o financiamento de uma compras, existem fatores que devem ser considerados pela empresa concedente. Entre eles, é importante verificar os registros de endividamento do comprador.

Esse tipo de informação pode ser encontrado no registro Pefin. Além disso, é também uma ferramenta que pode ser usada ativamente para simplificar as atividades de cobrança e recuperação de crédito.

Isso ocorre porque tanto o registro da dívida em atraso bem como a sua negociação para quitação pode ser realizado de forma simples e ágil. Eliminar a burocracia e os custos com tarifas de cartório representam uma economia significativa.

Como resultado, os gestores têm um maior volume dados para subsidiar os diversos processos relacionados à oferta de crédito e o impacto dessa decisão nos resultados financeiros.

Quais são os seus benefícios para uma empresa?

Como foi descrito anteriormente, o uso do Pefin tem potencial para se tornar uma excelente tática para lidar com eventuais desfalques financeiros dos clientes. A seguir confira 5 vantagens sobre esse serviço!

Facilidade em comunicar cliente sobre débitos em aberto

Por ser uma ferramenta com dados precisos sobre os défices e a localização dos devedores, o processo para cobrança é facilitado. Afinal, as informações são concedidos por uma das instituições mais confiáveis de proteção ao crédito.

Otimização das ações de cobrança

O Pefin é um sistema que unifica os débitos financeiros de várias pessoas e empresas. Dessa forma, há um banco de dados bastante preciso para os credores. Além disso, o Serasa Experian fornece, no próprio Pefin, diversas formas de comunicar o devedor sobre a sua despesa.

Oferta diferenciada de pagamento

Além da carta-comunicado, há a possibilidade de mandar o boleto da cobrança junto. Assim, é possível não só informar, como também agilizar o pagamento da dívida, já que o documento pode ser pago em qualquer agência bancária. O Pefin também disponibiliza o envio de SMS para notificar sobre a cobrança.

Redução de gastos com processos de cobrança

Como salientamos no tópico anterior, com a carta-comunicado como parte dos serviços do Pefin, o credor tem a certeza de que sua dívida será cobrada e não precisará gastar a mais para entrar em contato com o devedor.

Melhoria na gestão de crédito da empresa

Isso graças à certeza de que suas dívidas são cobradas e à noção de que as chances de pagamento são reais. O empresário pode administrar o crédito de sua companhia de uma forma mais exata e, assim, determinar uma gestão de acordo os verdadeiros ganhos da companhia.

No gerenciamento de um negócio bem-sucedido, a obtenção de informações confiáveis e precisas é essencial para a tomada de decisão. Agora você já conhece o que é Pefin e qual é a sua contribuição para a gestão financeira. Por isso, se quer continuar recebendo dicas e conteúdo sobre o mundo empresarial, assine agora a nossa newsletter!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 4
  • comment-avatar
    Gilson Reses 4 anos atrás

    Prezados, boa tarde!
    Falo em nome de pessoa jurídica
    NOME EMPRESARIAL
    PANDORA DO BRASIL COMERCIO E IMPORTACAO LTDA CNPJ 11.023.174/0001-96
    ., e consta Apontamento junto ao PEFIN, não sabemos como saldar essa pendência, pode nos orientar por gentileza?

  • comment-avatar
    Wanduir 3 anos atrás

    Como faço pra negocia essa dívida e de onde ela surgiu

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Wanduir, como vai?
      É necessário negociar diretamente com a empresa que incluiu a dívida.